Buscar

PEC 241/16

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Definição
A proposta de emenda à Constituição (PEC) tem a iniciativa de limitar os gastos públicos e tem o projeto que integraliza o pacote de medidas econômicas do governo e estabelece que o reajuste das despesas da união deve ser vinculado à variação da inflação do ano anterior. Com as contas no vermelho o presidente Michel Temer considera uma das maiores mudanças fiscais em décadas, uma saída para arrumar o rombo nas contas públicas e tentar superar a crise econômica .Basicamente ela limita /congela as despesas do governo federal por até 20 anos. Assim, se a PEC for aprovada neste ano pelo congresso, o gasto de 2017 se limitará às despesas de 2016, corrigidas pela inflação de 2016.
Objetivo
A proposta de emenda à constituição tem o objetivo de instituir um novo regime fiscal para o país e frear a trajetória dos gastos públicos , fazendo um reequilíbrio nas contas públicas .A idéia é tentar fixar por até 20 anos podendo ser revisado depois dos primeiros dez anos, um limite para as despesas .O PEC é uma das principais armas da equipe econômica para tentar reequilibrar as contas públicas nos próximos anos e impedir que a dívida do setor público , que atingiu 70% do PIB aumente ainda mais , pois o governo vem se endividando cada vez mais e pagando juros muito altos para tentar financiar essa conta . O alicerce desta proposta está baseado no estabelecimento do “novo teto para o gasto público”. O pretexto é o de redução da dívida PIB (Produto Interno Bruto) .A PEC limita as despesas primárias da União aos gastos do ano anterior corrigidos pelo IPCA , e como o mesmo só é conhecido após o encerramento do ano , a PEC 241 determina que , para calcular o limite, o governo estimará um valor para a inflação , que será usado na elaboração dos projetos da LDO e da lei orçamentária .Com isso na fase de execução das despesas , no ano seguinte , será usado o valor final do IPCA , procedendo-se aos ajustes nos valores dos limites .
Benefícios 
A PEC 241 aumentará previsibilidade da política macroeconômica e fortalecerá a confiança dos agentes (Com mais investimentos , emprego e renda ) , eliminará a tendência de crescimento real do gasto público , sem impedir que se altere a sua composição (Mais recursos para investimento e consumo , e retomada do investimento privado ) qualificação dos gastos do governo , recuperação do equilíbrio fiscal , estabilidade e previsibilidade para as contas públicas, estimulação do investimento e a geração sustentada de emprego e renda ,fim na sequência dos rombos das contas públicas , melhora da gestão fiscal , redução da pressão para os aumentos de impostos , fixação de punições em caso de descumprimento dos 3 poderes da União ou órgãos nele vinculados se descumprirem o limite de crescimento de gastos ,e também reduzirá o risco-país e , assim , abrirá espaço para redução estrutural das taxas de juros ( Queda de juros estrutural ).
Atual Estágio
O projeto da PEC 241 , foi aprovado em primeiro turno com 366 votos a favor, 111 contra e 2 abstenções ,e em segundo turno por 359 votos a favor , 116 contra e 2 abstenções no plenário da casa .A proposta será votada no Senado dia 13 de Dezembro antes de entrar em vigor .Por ser tratar de uma alteração na Constituição , a proposta precisa ser aprovada por pelo menos três quintos dos deputados (308 dos 513) . Se entrar em vigor em 2017 , o orçamento disponível para gastos será o mesmo de 2016 ,acrescido da inflação daquele ano .A medida irá valer para 3 poderes :Executivo , Legislativo e Judiciário . No caso das áreas de saúde e educação, as mudanças só passariam a valer após 2018 , quando o Michel Temer não for mais o presidente .
Opinião
Em meu conceito, a proposta da PEC 241, se tornará muito importante para ajudar o endividamento do setor público federal , trazendo de volta a confiança e recuperando a nossa economia .Nosso país precisa voltar a crescer , se não tivesse feito essa proposta a dívida subiria de 70 % para 100% do PIB .Mesmo a PEC tendo imperfeições é muito bem-vinda para o ajuste fiscal das despesas. Ela tendo como objetivo um novo regime fiscal, já mostra que seu impacto será muito forte. A PEC é fundamental para o Brasil recuperar a credibilidade com os investidores e voltar a crescer.Com esse plano de longa duração substituirá ações que seriam mais drásticas ,como aumento dos impostos ou cortar despesas , o que iria agravar mais ainda o desemprego .

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes