Buscar

Av2 - Cst - Metodologia Científica100% Online T24

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av2 - Cst - Metodologia Científica100% Online T24 
Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - 2º Semestre
A pesquisa bibliográfica é um tipo necessário de pesquisa para todos os estudos científicos. Portanto, não há como desenvolver uma pesquisa sem buscar fundamentar o estudo a partir das fontes bibliográficas. Sobre a pesquisa bibliográfica, analise as afirmativas a seguir:
I – Todos os estudos requerem a fase bibliográfica, exceto aqueles de caráter empírico que buscam resolver situações muito novas, para as quais ainda não existam fontes suficientes.
II - A pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre determinado assunto, mas propicia o exame do tema sob novo enfoque ou abordagem, o que favorece conclusões inovadoras.
III – São considerados como fontes bibliográficas os documentos oficiais, as legislações e as fontes estatísticas.
IV – A pesquisa bibliográfica trabalha principalmente com fonte primárias, em geral obtidas pelo próprio autor da pesquisa.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
a) II, III e IV.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) Somente II.
2) No planejamento da pesquisa, uma das etapas mais importantes se refere à formulação do problema da pesquisa. O problema da pesquisa deve ser compreendido como:
Alternativas:
a) A resposta provisória que pretende servir de indicador para a elaboração dos instrumentos de coleta de dados.
b) A questão orientadora do estudo. O problema é uma indagação, a qual se recomenda que seja elaborada na forma de pergunta, para assim melhor orientar o processo de organização do estudo.
c) Os objetivos que se pretende alcançar com o estudo, devendo ser restabelecidos o objetivo geral e os objetivos específicos.
d) O tipo de pesquisa que será desenvolvido. Recomenda-se optar sempre pelas abordagens que permitam atender às necessidades do estudo.
e) O momento em que o pesquisador define como irá obter os dados para o estudo, sendo um problema para o pesquisador resolver.
3) No âmbito das ciências sociais, três são os paradigmas que se destacam: o Positivismo, o Estruturalismo e o Materialismo Histórico Dialético. Com relação a esses paradigmas, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
Um dos grandes pensadores do Positivismo foi Augusto Comte, sendo que para ele a ciência deveria se preocupar com as leis que regem os fenômenos, pois com isso se teria condições de prevê-los e modificá-los em benefício próprio. ( )
Para o Estruturalismo só existem duas formas de conhecimento científico: das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas. ( )
Para uma análise estruturalista é preciso descrever exaustivamente os fatos observados, além de analisá-los em si mesmos e em relação ao conjunto. ( )
São dois os princípios fundamentais do materialismo dialético: o princípio da conexão universal dos objetos e fenômenos e o princípio de movimento permanente e desenvolvimento. ( )
A correta sequência é:
Alternativas:
a) V, F, V, V.
b) F, V, F, V.
c) V, V, V, F.
d) V, F, F, F.
e) F, V, V, F.
4) A coleta de dados é uma das etapas mais importantes da pesquisa, pois é o momento no qual o pesquisador recolherá as informações importantes para verificar a realidade e responder ao problema da pesquisa. A forma de apresentação desses dados deve ser suficientemente adequada para que um trabalho rico não perca sua qualidade em função da precariedade na apresentação das informações.
Uma das formas de apresentação dos dados obtidos no estudo, principalmente os denominados quantitativos, é por meio de tabelas e gráficos. Sobre as tabelas e gráficos analise as afirmativas a seguir: 
I – Toda tabela deve ter título, inscrito no topo, para indicar a natureza e a abrangência geográfica e temporal dos dados numéricos. 
II – A tabela apresenta os dados numéricos de uma coleta de dados visando a clareza das informações apresentadas. 
III – Os gráficos são muito úteis na apresentação de dados quantitativos, pois facilitam sua visualização podendo ser de barras, setores ou lineares. 
IV – Não se recomenda o uso de tabelas e gráficos num mesmo documento, pois pode confundir o entendimento do leitor. 
Estão corretas:
Alternativas:
a) I, II, III e IV
b) II e III
c) I e IV
d) I, II e III
e) II e IV
5) A literatura científica é a parte da comunicação científica que está organizada e sistematizada em livros, periódicos ou outros veículos formais. Entretanto, existem os veículos informais, tais como debates e apresentações orais de estudos e pesquisas.
A comunicação científica é a informação que se apresenta em congressos, reuniões, simpósios, dentre outros na qual são expostos os resultados de estudos. Outro tipo de documento que visa divulgar estudos científicos são os informes científicos, que podem ser compreendidos como:
Alternativas:
a) Um trabalho bastante sucinto se limitando a descrição dos resultados obtidos por meio das pesquisas de campo, de laboratório ou documental.
b) Um documento que se baseia em pesquisas bibliográficas não sendo mera compilação, mas tendo as interpretações e avaliações sobre o que foi lido e recolhido.
c) Uma exposição metódica de estudos realizados e conclusões originais alcançadas, devendo por isso mesmo ser problematizador, antidogmático, crítico, criativo e original.
d) A apresentação de uma pesquisa científica dentro dos padrões definidos pela normalização, constituído por no mínimo quinze laudas.
e) Trabalho que apresenta os resultados de uma pesquisa na forma de um relatório científico apresentando, o tema, problema, metodologia, resultados.
1-e 2-b 3-a 4-d 5-a

Outros materiais