Buscar

Direito do Trabalho e Prividenciário

Prévia do material em texto

O salário-família é um benefício previdenciário que incorpora os princípios da seletividade e da distributividade do direito Previdenciário. Em relação ao salário-família é correto o que se afirma na alternativa:
		
	
	É um benefício pago ao empregado, sem distinção de renda mensal, que tenha filhos naturais até 18 anos de idade.
	
	É um benefício pago aos empregados que têm renda superior a três salários mínimos mensais, que tenha filhos com até 21 anos de idade.
	
	É um benefício pago a empregado de baixa renda, que tenha filho ou equiparado de qualquer condição, até 16 anos de idade, ou inválido até 30 anos de idade.
	 
	É um benefício pago a empregado de baixa renda, que tenha filho ou equiparado de qualquer condição, até 14 anos de idade, ou inválido de qualquer idade.
	
	É um benefício pago somente aos empregados que tenha filhos de até 10 anos de idade.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702248503)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	( FCC - 2012 - TRT - 6ª Região (PE) - Analista Judiciário - Área Administrativa) Branca Pink, empregada da empregada "T" obteve a guarda judicial da menor Soraya de 7 anos de idade para fins de adoção. Neste caso, segundo a Consolidação das Leis Trabalhista, Branca Pink
		
	
	terá direito a 60 dias de licença-maternidade.
	 
	terá direito a 120 dias de licença-maternidade.
	
	não terá direito à licença maternidade em razão da adoção e não da gestação.
	
	não terá direito à licença maternidade em razão da adoção de menor com mais de cinco anos de idade.
	 
	terá direito a 30 dias de licença-maternidade.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702247703)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Joana é comissaria de bordo e soube que esta grávida. Ela esta com dois meses de gravidez e não pode exercer atividade laborativa até o nascimento do neném, devendo, ser encaminhada para a Previdência Social. Neste caso qual o benefício previdenciário que deverá ser concedido para Joana neste momento:
		
	 
	auxílio doença
	
	auxílio amamentação
	
	aposentadoria por idade
	
	amparo a gestante
	 
	licença maternidade
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702248407)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	______________é o benefício pago ao trabalhador que sofre um acidente e fica com sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho. O benefício deixa de ser pago quando o trabalhador se aposenta.
		
	
	Auxílio reclusão;
	 
	Auxílio acidente;
	
	Bolsa família.
	
	Salário família.
	 
	Auxílio doença;
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702248243)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	João empregado da empresa ABC Ltda. foi acometido de tuberculose, e, em razão da doença necessitou afastar-se do trabalho por 6 meses. Neste caso após o décimo quinto dia de incapacidade qual o benefício previdenciário devido ao empregado.
		
	
	Aposentadoria Especial
	 
	auxílio doença
	
	Salário-Família.
	
	Pensão por morte.
	
	Auxílio-Reclusão.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702248235)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Maria era noiva de Antônio e descobriu que estava grávida. Durante sua gestação, Antônio que trabalhava em uma empresa de CTPS anotada cometeu um crime e foi preso em flagrante delito. A neném nasceu e Antônio registrou a filha, mas permanecia em preso em regime fechado. Houve a condenação e Antônio soube que permaneceria 5 anos cumprindo pena em regime fechado. Maria ganhava pouco e não possuía outra fonte de renda senão seu salário. Ela soube por uma amiga que havia um benefício previdenciário que era concedido aos dependentes do preso caso ele tivesse a qualidade de segurado. É certo afirmar que antes de cometer o crime e ser preso Antônio prestava serviços como empregado. Existe algum benefício previdenciário que sua filha é credora com dependente de Antônio ? Marque a opção correta:
		
	 
	auxílio reclusão
	
	pensão por morte
	
	seguro prisional
	
	auxílio doença vitalício
	
	auxílio doença
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702248238)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Carlos é empregado da empresa ABC Ltda. na função de auxiliar de serviços gerais. No percurso para o trabalho, Carlos sofreu um acidente e após atendimento médico foi diagnosticado fratura na tíbia, sendo, necessário procedimento cirúrgico. Será necessário afastamento por aproximadamente oito meses para tratamento. Marque a opção que informa qual o benefício que será concedido a Carlos após o décimo quinto dia de afastamento:
		
	
	aposentadoria por invalidez
	 
	auxílio doença acidentário
	
	salário família
	
	pensão acidentária
	 
	auxílio doença
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702248337)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um empregado veio a falecer com a seguinte situação familiar: era casado oficialmente com uma pessoa, mas, na prática, dela era separado de fato e viveu com outra pessoa por doze anos, com quem teve um filho, atualmente com oito anos de idade. No sepultamento, apareceu uma namorada que o finado via esporadicamente, sendo que, nessa relação extraconjugal, ele teve outro filho, atualmente com quatro anos de idade. Todas reivindicam a pensão por morte do falecido. Diante da situação hipotética descrita, de acordo com as Leis Previdenciárias em vigor, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	A pensão será rateada igualmente entre a pessoa que era casada oficialmente com o falecido, sua companheira e os dois filhos que o empregado teve.
	
	Somente os filhos receberão a pensão por morte, pois merecem a proteção da Lei até que completem 21 anos de idade.
	
	Cada um dos interessados receberá um salário mínimo ¿ a esposa, a companheira, a namorada e os dois filhos.
	
	As mulheres que conceberam filhos do falecido terão direito a metade da pensão, sendo a outra metade dividida entre os filhos e paga até que eles completem dezoito anos de idade.
	
	Somente a esposa casada oficialmente terá direito à pensão, já que a Previdência Social não admite uma relação fora do casamento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes