Buscar

Briefing Produto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BRIEFING
 
PRODUTO:
NOME: Goma de Mascar Red Bull (Red Bull Energy Gum). 
CATEGORIA: Alimento
LOCAL DE USO: Onde for mais conveniente para dar energia ao seu dia-a-dia (academia, trabalho, praticando esportes, faculdade). 
EMBALAGEM: Papelão e papel. 5 unidades por pacote. 
FORMAS DE USO: Direto 
PREÇOS AOS CANAIS E AO CONSUMIDOR FINAL: Preço para os canais R$ 3,00. Preço para o consumidor final R$ 5,00. 
COMPOSIÇÃO: Resina sintética, látex, óleo hidrogenado, taurina (aminoácido produzido em laboratório), cafeína (que garante a dose energética da goma de mascar), inusitol (para adocicar e causar um efeito refrescante) e citrato de sódio (proporciona a bebida um leve sabor cítrico).
PRINCIPAIS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO À CONCORRÊNCIA: Trata-se de um produto lançamento, que nenhum concorrente tem. Apesar de terem diversas marcas cujos produtos tem a finalidade de gerar energia, nenhuma das grandes marcas de energéticos tem uma goma de mascar. A Red Bull que tem como componentes a Taurina (aminoácido produzido em laboratório), Cafeína (que garante a dose energética da goma de mascar), Inusitol (para adocicar e causar um efeito refrescante) e Citrato de sódio (proporciona a bebida um leve sabor cítrico). 
PONTOS POSITIVOS: Fácil locomoção devido ao tamanho da caixa (50g), cabe em pequenas bolsas ou porta volumes. Gera energia para o seu dia-a-dia. Devido a ser uma quantidade pequena, podem ser consumidos até 3 gomas de mascar por dia. As embalagens são biodegradáveis. 
PONTOS NEGATIVOS: A cafeína, componente principal da goma de mascar, quando consumida em excesso, pode causar dependência. A quantidade de açúcar não é prejudicial a saúde pois está dentro dos limites permitidos. 
INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS, CULTURAIS, RELIGIOSAS, GEOGRÁFICAS: A influencia ambiental da goma de mascar da Red Bull é que a embalagem do produto, tanto a de papelão, quanto a de papel, são biodegradáveis. A goma de mascar em si, demora em torno de 1 mês para se desintegrar ao meio ambiente. De acordo com o padrão cultural do público alvo da goma de mascar, os produtos energéticos costumam ser bem aceitos pelos consumidores quando consumidos de maneira correta, respeitando a quantidade energética suportada pelo organismo. Do ponto de vista religioso, não existe retórica. Do ponto de vista geográfico, o produto abrange uma proporção mundial, tentando ao máximo lançar esse produto nas maiores capitais mundiais. Mas no Brasil, os focos são nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e Porto Alegre. 
MERCADO:
TAMANHO: De acordo com a revista “Exame”, a Red Bull é líder no mercado de energéticos com 43% de influencia. 30% do seu faturamento é reservado para o marketing dos produtos. Considerando que 43% do público alvo consome o produto, o investimento da Red Bull é proporcional a preferencia dos consumidores, totalizando uma média de 6 bilhões de latas de Red Bull vendidas por ano. Pro ano de 2017 a 2018 essa participação de mercado pode ser de 60% segundo a revista “Isto é”. Faturamento total de 10 bilhões por ano.
PRINCIPAIS MERCADOS: No Brasil a Red Bull investe no mercado de eventos relacionados a esporte e no mercado de ventos referentes as noites, onde festas, bares e estabelecimentos de comidas e bebidas. No Brasil são vendidas 100.000.000 de latas por ano. No final de 2016, a Red Bull empregou 11.865 pessoas em 171 países, comparando com o final de 2015, quando tinha 10.997 empregados em 166 países. 
PARTICIPAÇÃO NO MERCADO: 43% do mercado mundial é de posse da Red Bull. De 2017 a 2018 essa participação de mercado pode ser de 60% segundo a revista “Isto é”. Faturamento total de 10 bilhões por ano. 
SAZONALIDADE: Durante o verão será o período de maior sazonalidade de venda do produto (Novembro a Fevereiro). Porém trata-se de um produto que pode ser consumido o ano todo, principalmente no Brasil, por se tratar de um país tropical. 
CONSUMIDOR:
HÁBITOS E ATITUDES DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AO PRODUTO: O comportamento do consumidor com relação a goma de marcar da Red Bull é variável. O hábito de consumo é relativo, dependendo das atividades praticadas no dia-a-dia. Durante as atividades físicas, durante a prática de esportes, durante um dia cansativo no trabalho ou na faculdade ou mesmo durante uma festa duradoura. 
QUEM DECIDE A COMPRA DO PRODUTO: O próprio consumidor, mesmo quando menor de idade. A idade mínima para o consumo do produto é de 12 anos. 
ONDE COMPRAR: Lojas de produtos naturais e de musculação, bancas de jornais, supermercados, padarias e eventos esportivos. 
DISTRIBUIÇÃO:
CANAIS UTILIZADOS: Distribuidoras e revendedoras, através do sistema de distribuição exclusiva (o próprio fabricante escolhe seus revendedores, autorizando-os a distribuir de forma exclusiva os seus produtos e controlando grande parte das atividades desses revendedores). Neste caso o fabricante deve vender por meio de um ou poucos intermediários. Lojas de produtos naturais e de musculação, bancas de jornais, supermercados, padarias e eventos esportivos.
O QUE PODE SER FEITO PARA MELHORAR A DISTRIBUIÇÃO: Os produtos da Red Bull não costumam ser distribuídos no Brasil em regiões longe da praia, que não tenham uma cultura tropical litorânea. Para melhorar a distribuição, é preciso investir em distribuidores que possam chegar até essas regiões interiores do Brasil, que também são muito quentes, porém ficam longe do litoral brasileiro. 
RESTRIÇÕES LEGAIS, ÉTICAS OU POLÍTICAS PARA A DISTRIBUIÇÃO: Ter revendedores registrados e cadastrados no sistema da empresa. Devidamente autorizados a dirigir, com experiência na área. Cadastrar os pontos de vendas que tenham CNPJ limpo e legal. 
PREÇOS:
QUAIS SÃO OS PREÇOS DO PRODUTO E SUA RELAÇÃO COM A CONCORRÊNCIA: O único produto concorrente é o DentBio, que não encontramos informações referentes a preço. Nosso produto custa 5 reais o pacote devido a inclusão de pagamentos de impostos e considerando que são 10 gomas dentro do pacote, o preço está acessível. 
RESTRIÇÕES LEGAIS PARA SE ESTABELECER O PREÇO: Eficiência, manter os padrões da marca para o seu público alvo e substâncias não tão baratas como as gomas convencionais de puro açúcar. 
RAZÕES DE COMPRA DO PRODUTO:
As razões de compra do produto são racionais, partido do princípio que o consumidor compra o produto sabendo da sua finalidade de gerar energia, e é com esse intuito que o produto é comprado. Por uma prevenção de falta de energia o consumidor tem a iniciativa de comprar o produto. 
CONCORRÊNCIA:
PRINCIPAIS CONCORRENTES DIRETOS, PRODUTOS E FABRICANTES: TNT, Monster, Fusion e Flying Horse. 
PREÇOS PRATICADOS PELOS CONCORRENTES: Os concorrentes não possuem gomas de mascar energética, apenas produtos energéticos em barra, em pó e líquidos enlatados. 
PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DOS CONCORRENTES: Pontos positivos dos concorrentes é que força a Red Bull a estar sempre presente nos eventos, pontos de venda e se mantendo a líder de vendas. A TNT é a segunda marca de energético mais popular dentre todas as concorrentes. Os pontos negativos são poucos, pois 
OS PRODUTOS CONCORRENTES INDIRETOS E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O MERCADO E SOBRE O PRODUTO: Os produtos de concorrência indireta, são os produtos energéticos que não são em goma de mascar, ou seja, energéticos enlatados, energéticos em cápsulas, energéticos em barras, energéticos em pó. As influencias sobre o mercado são grandes, já que o energético em lata é preferencia mundial do consumidor e a Red Bull só no Brasil investe 10.000.000 de latas anualmente. 
AS PRINCIPAIS CAMPANHAS DE PROPAGANDA DOS CONCORRENTES: Apesar da goma de mascar da Red Bull não ter concorrentes diretos, as campanhas dos concorrentes indiretos têm sido focadas na forma como você se sente após o consumo do produto. A TNT por exemplo usou personalidades como o José Aldo, lutador do UFC ícone do MMA para fazer sua campanha, onde ele se sente um rinoceronte quando ingere o produto,forte e bem disposto. 
PESQUISAS:
Foi realizada uma pesquisa quantitativa. 
Os principais resultados foram que precisamos investir também no público feminino, que consome menos os produtos da Red Bull. Com um público de classe alta e em sua maioria universitários ou próximos a essa faixa etária, a Red Bull possui uma imagem ligada as festas. 
OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO:
O que queremos comunicar é que se trata de um produto novo, um lançamento inovador, portátil e de fácil acesso para dar energia ao seu dia-a-dia. 
OBJETIVOS DE MERCADO:
Os objetivos de mercado são aumentar a popularidade da marca Red Bull com o aumento das vendas e porcentagem de mercado da marca, saindo de 43% para 60% em 1 ano. 
CONTEÚDO BÁSICO DA COMUNICAÇÃO:
Conteúdo básico que as peças devem transmitir: Produto novo, lançamento, benefícios do produto, quais os efeitos, lugares e situações rotineiras apropriadas para o consumo. A forma correta de consumo do produto, os ingredientes contidos e os benefícios ao meio ambiente. 
Quais são os pontos positivos do produto que devem ser ressaltados como benefícios secundários: Não agride ao meio ambiente, a embalagem é biodegradável e a goma de mascar se desfaz em 1 mês no meio ambiente. 
Quais são os pontos negativos que devem ser evitados: Deixar ao alcance de crianças menores de 11 anos. Não ingerir mais de 3 gomas de mascar ao dia. 
MÍDIA
PERÍOSO DE VEICULAÇÃO: 1 mês.
PRAÇAS DE ATUAÇÃO: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre.

Outros materiais