Buscar

aspectos antropologicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201707772075)
	sem. N/A: A Antropologia como ciência
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Existem correntes de pensamento que acreditam que os acontecimentos e comportamentos humanos são regidos por leis ou forças que os determinam, sendo praticamente impossível fugir a essas terminações. De acordo com Laraia (1993), o determinismo biológico é uma teoria que considera que as diferenças genéticas determinam as diferenças de comportamento. Essa abordagem do comportamento se popularizou e ainda hoje muitas concepções de senso comum estão baseadas nessa teoria. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde a essa ideia:
		
	
	filhos de alcoólatras tem propensão ao alcoolismo 
	
	homens são mais fortes que mulheres 
	
	filhos de pobres aprendem mais 
	
	brancos são mais inteligentes que negros 
	
	negros sambam melhor que brancos 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707197836)
	1a sem.: CULTURA
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O olhar antropológico sobre a educação considera o contexto social e cultural em que a criança, o jovem e o adulto estão inseridos. Isto significa considerar que essas 3 (três) categorias são diferentes e pertencem a classes sociais diversas. Sob este aspecto podemos afirmar que:
		
	
	Os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence, interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos. 
	
	Não é papel da escola discutir e considerar os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence atender os objetivos educacionais. 
	
	A percepção de mundo e sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais dependem exclusivamente do ambiente escolar. 
	
	A comunidade a qual pertence, não interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos. 
	
	O ambiente escolar não sofre influencia do meio em que está inserida.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707771892)
	sem. N/A: A Sociologia como ciência
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Diante das transformações sociais que ocorriam no século XIX observadas e criticadas pelos positivistas era necessário uma "ciência positiva" que resgatasse os princípios conservadores, e fizesse uma ampla reforma social. O filósofo Augusto Comte dividia a filosofia positiva em cinco ciências: astronomia, física, química, fisiologia e física social. Segundo ele:
 I. O "físico social", do mesmo modo que nas ciências naturais, deveria buscar leis universais que explicassem a natureza dos fenômenos sociais. 
II. Todos os fenômenos estudados deveriam ser observados, experimentados, comparados e classificados, para serem considerados verdadeiros e científicos. 
III. Rejeitando o princípio da neutralidade científica, valorizava a relação entre ciência e política, e defendia que cientista deveria ter um forte compromisso ideológico e político com o seu trabalho. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	Todas as alternativas estão corretas
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707174595)
	2a sem.: Modernidade, pensamento social e educação
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O processo da industrialização e a expansão das cidades influenciaram, em muito, o desenvolvimento do sistema educacional. Até as primeiras décadas do século XIX, a maioria da população não tinha acesso a nenhum tipo de educação escolar. Porém, com a rápida expansão da economia industrial, houve uma enorme demanda de um ensino especializado capaz de formar uma mão de obra instruída (GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 396). De acordo com as informações do texto acima, podemos concluir que: 
		
	
	O processo de industrialização e de desenvolvimento do sistema capitalista impediu a expansão escolar.
	
	O fenômeno da industrialização não interferiu no papel da escola, pois o treinamento da mão de obra especializada é uma prerrogativa das diferentes categorias profissionais.
	
	Os hábitos sociais e as experiências práticas do trabalho não são conteúdos tratados pela educação escolar.
	
	Os saberes escolares vieram substituir outras formas de saber, construídos na família e na comunidade como um todo.
	
	A expansão escolar está associada a demandas colocadas pela vida nas cidades e pelas novas formas de organização do trabalho. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707748726)
	sem. N/A: Emile Durkheim
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	"Tudo que o homem faz, pensa e sente dotado de coerção social, consciência externa e generalidades", segundo Durkheim, é o objeto de estudo da Sociologia. 
Como foi denominado o objeto de estudo da Sociologia? 
		
	
	controle social 
	
	consciência cultural 
	
	ação social 
	
	fato social 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado

Outros materiais