Buscar

contrato de comissão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo
O contrato de comissão tem por objeto a aquisição ou a venda de bens pelo comissário, em seu próprio nome, à conta do comitente. Assim, segundo o artigo694 o comissário fica diretamente obrigado para com as pessoas com quem contratar, sem que estas tenham ação contra o comitente, nem este contra elas, salvo se o comissário ceder seus direitos a qualquer das partes. 
Embora o comissário desempenhe sua atividade em seu próprio nome, não tem liberdade absoluta. Está ele obrigado a agir de conformidade com as ordens e instruções do comitente. Na hipótese de não dispor das orientações e determinações do comitente, ainda assim, não poderá agir arbitrariamente, devendo nestes casos, proceder segundo os usos em casos semelhantes.
Ainda quanto à conduta do comissário, além da obrigação evidente de não praticar atos ilícitos na exercício de sua atividade, deverá, no desempenho das suas incumbências, agir com cuidado e diligência, não só para evitar qualquer prejuízo ao comitente, mas ainda para lhe proporcionar o lucro que razoavelmente se podia esperar do negócio. Assim, responderá o comissário, salvo motivo de força maior, por qualquer prejuízo que, por ação ou omissão, ocasionar ao comitente. Por outro lado como regra, o comissário não responde pela insolvência das pessoas com quem tratar, exceto em caso de culpa e no do artigo seguinte.
Requisito subjetivo 
 O comitente e o comissário devem possuir capacidade genérica para a vida civil, qual seja, serem maiores de 18 anos ou emancipado s para poder em exercer direitos e assumir obrigações; Devem também apresentar capacidade p ara o comércio, satisfazendo os seguinte s requisitos: a) capacidade jurídica civil b) exercício da mercancia em seu próprio nome c) profissão habitual deste exercício d) não interdição legal p ara o exercício da mercancia 
– Requisitos Objetivos
 O objeto do contrato de comissão deve ser possível, tanto no sentido material como no sentido jurídico, ou seja, deve existir, ser real e suscetível de apropriação. Ex.: Não podem ser objeto do contrato de comissão a aquisição de drogas ou a venda de produtos inexistentes.
Requisitos Formais 
 -Requisitos Formais
 Para que o contrato d e comissão sej a celebrado, é necessário apenas o ac ordo de vontades entre as par tes. Não é exigida forma especial para a sua celebração, podendo ser verbal, tácito , por escrito, etc. É, portanto, um contrato consensual
2- Natureza jurídica da comissão
 O contrato de comissão é consensual (se aperfeiçoa pelo consentimento), bilateral (obrigações de meio de ambas as partes), oneroso (há sempre a retribuição), comutativo (visto que as obrigações se equivalem), intuitu personae (o art. 702 demonstra que a morte do comissário o contrato não poderá continuar), execução continuada (a execução se prolonga no tempo) e não solene (pode ser provado por qualquer meio permitido no direito).
3-Extinção do contrato de comissão
 - em caso de morte do comissário, extingue-se o contrato, sem prejuízo da remuneração proporcional pelos trabalhos já prestados, que deverá ser paga aos seus herdeiros em conjunto (espólio).
 - a revogação do contrato só pode se dar desde que se comprove culpa do comissário. Caso contrário, o comitente deve indenizá-lo pelos prejuízos causados pelo ato imotivado.
 - se o contrato não determina seu prazo de vigência (prazo indeterminado), deve a parte interessada no desfazimento notificar a outra de sua intenção em tempo razoável, a fim de não se sujeitar à indenização.

Outros materiais