Buscar

modelagem de dados

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201512338693)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Modelo de dados é representado através de um modelo entidade-relacionamento - modelo ER, enquanto que o diagrama entidade-relacionamento (DER) constitui a representação gráfica do modelo ER. No que diz respeito à simbologia utilizada, para generalização/especialização e entidade associativa são empregados, respectivamente, os seguintes símbolos:
		
	 
	
	
	
	
	
	 
	
	
	
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512521711)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação ao modelo lógico, a regra de integridade que define : As chaves estrangeiras tem que ser respeitadas, ou seja, se existe um determinado valor para o atributo na tabela onde ele é chave estrangeira este valor deve existir na tabela onde ele é chave primária.. 
Esta regra pertence a:
		
	 
	Integridade de Entidade
	 
	Integridade Referencial
	
	Integridade de Restrição Semântica
	
	Integridade de Chave Candidata
	
	Integridade de Chave Primária
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512950819)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise o texto abaixo:
O Governo Federal resolveu criar um Sistema Nacional de Mapeamento de Acidentes de Trabalho com o objetivo de integrar dados e realizar projeções para seguro saúde, correlação de acidentes com o atendimento do SUS, entre outras finalidades. Um projeto piloto está sendo realizado em um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Alguns dados foram mapeados e uma descrição inicial do minimundo é apresentada a seguir:
Uma empresa tem CNPJ, tipo, razão social, nome-fantasia, bairro, cidade e UF. Um acidente de trabalho possui identificador de acidente, status do acidente, descrição do acidente e data e hora do acidente. Uma empresa tem diversos acidentes e um acidente ocorre em apenas uma empresa. Um acidentado possui identificador de acidentado, nome do acidentado, sexo do acidentado e data de nascimento. Cada acidente envolve um acidentado, mas um acidentado pode se envolver em mais de um acidente. Um acidente pode ou não causar uma ou mais deficiências e uma deficiência é causada por um acidente. Um acidente pode também resultar um óbito e um óbito pode ser resultado de um acidente.   Uma deficiência tem código de deficiência, status de deficiência (temporária ou permanente) e descrição da deficiência. Um óbito possui número do óbito, data do óbito e parecer do legista.
 
Seguindo a orientação descrita no texto, assinale o conjunto de cardinalidades correto existente entre os conjuntos de entidades Acidente e Deficiência:
		
	 
	(0,N) e (1,1).
	
	(0,N) e (0,N).
	 
	(1,1) e (0,N).
	
	(0,N) e (1,N).
	
	(0,1) e (1,N).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512872135)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dois amigos resolveram abrir uma loja que compra e revende peças de hardware antigas. A loja se chama Naftalina Digital. A seguir é apresentada uma descrição do mini-mundo realizada logo após a primeira reunião com o projetista do banco de dados que será criado:
Um fornecedor tem CPF, nome, telefone e de um a dois e-mails. Uma peça tem identificador, nome do fabricante, tipo, valor de compra e valor de venda. O valor de venda é o valor da compra acrescentado 30%. Um clientepossui código, nome, CPF, telefone, celular e de um a dois e-mails. Um fornecedor vende ao menos uma peça e uma peça é vendida exclusivamente por um fornecedor. Um cliente compra ao menos uma peça e uma peça é adquirida exclusivamente por um cliente. Quando um cliente comprar uma peça a data da compra também é armazenada.
De acordo com a descrição acima, analise as seguintes afirmativas:
I - Há dois atributos da entidade Cliente que, com certeza, são únicos.
II - Há pelo menos um atributo composto
III - Há pelo menos um atributo derivado
IV - Somente existem relacionamentos do tipo binário.
Assinale a alternativa correta abaixo:
 
		
	 
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512329666)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao DER considere as seguintes afirmativas:
I  "Cada autor tem um  código, nome e uma nacionalidade. Cada autor cadastrado possui pelo menos um livro e é identificado pelo seu código" nos indica que com certeza que código é um atributo único e obrigatório.
II ''Podem existir vários livros de um mesmo autor" nos indica que a cardinalidade  entre  autor e livro é (0,1)
III  '' Cada livro  foi  editado por uma única editora." nos indica que a cardinalidade  entre  livro e editora é (1,N)
IV '' Cada livro tem um número de identificação, um título,um ou vários idiomas, um ano de edição." nos indica que idioma é um atributo multivalorado de livro.
Estão corretas as afirmativas
		
	 
	somente a I
	
	I e II
	
	III e IV
	
	II e III
	
	II e IV

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes