Buscar

Apresentação de Ética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O CAMPO DA ÉTICA
Por:
Juliana Velasco Maia - 112049176
Lucas Noel Theobald - 112027857
Fagner Pereira da Silva - 113203163
Lucas Darbelly Globa - 114152496
Dilema Moral: o termo se refere a uma circunstância particular onde qualquer decisão tomada possa evitar um mal que pode causar outros problemas. 
Tipo de Sociedade
Tipo de Comportamento
Valores éticos e morais 
Dilema Moral: Exemplos
Podemos citar como um exemplo, uma pessoa sair à rua sem roupa, o que normalmente seria julgada pelo comportamento, o que de fato não ocorreria da mesma forma, em uma tribo indígena, localizada em zonas remotas da floresta amazónica, com pouco contato com a “civilização “, onde os habitantes deste local se deparam com esse tipo de comportamento como algo que seja normal entre os indivíduos da sociedade.
Dentro de uma mesma sociedade, existem pessoas com óticas diferenciadas, que por muitas vezes acaba desenvolvendo um resultado conflitante. Um exemplo prático é o ato de roubar, é normal em toda sociedade condenar este tipo de ação, porém em determinadas situações, o chefe de família realiza este tipo de crime, sob o pretexto de que deveria realizar esta ação por conta da situação de extrema pobreza, no qual a família do mesmo se encontra, faltando recursos essenciais como a alimentação.
Dilema Moral
Cabe ressaltar que estão sendo discutidos, dois aspectos que são distintos de cada comportamento, sendo eles:
A parte prática do ato propriamente dita;
E a parte teórica, que demonstra uma certa “base” ou justificativa para a pratica de tal ato.
A essência de um dilema moral pode ser descrita como uma ação de um determinado individuo ou um grupo de indivíduos, sendo considerada como um comportamento inadequado pela maioria da sociedade, contrariando tudo aquilo que a mesma considera como um tipo de comportamento correto para o determinado momento.
Função da Ética
Durante toda a história da humanidade, diversos fatores influenciaram e ainda influenciarão no comportamento da sociedade, através dos atos praticados não somente por uma sociedade, como também por um determinado grupo ou um simplesmente um indivíduo. Podemos citar exemplos de alguns fatores:
Tecnologias Inovadoras;
Novas vertentes de pensamento;
Alterações Ambientais acarretadas por conta da ação do homem no ambiente.
Função da Ética
Podemos citar alguns exemplos de mudanças comportamentais, em diferentes níveis de agrupamento, no qual a tomada de decisões ocasionou a alteração do percurso histórico:
Emissão de poluentes – óxidos nítricos e nitrosos, expelidos pelos exaustores dos automóveis, combustíveis fosseis, e Gases Clorofluorcarbonos (CFCs), afetaram negativamente diversos pontos do meio ambiente, por conta desses problemas, acordos globais foram realizados, com o objetivo na redução da emissão de poluentes e o desenvolvimento tecnológico de energias renováveis;
 Mudanças de habito – quando uma pessoa resolve fazer mudanças alimentares, parar de fumar ou beber, visando uma melhoria na qualidade de vida.
Explicação versus prescrição de formas de conduta
Ao observarmos o comportamento de uma sociedade, podemos notar que existem conflitos de interesses com outras sociedades, assim como conflitos de interesses entre indivíduos da própria sociedade.
Esta situação pode ser explicada pelo fato de que cada indivíduo carrega seus próprios valores. Tais valores se traduzem no que a pessoa considera ser verdade. Esses valores que são tomados como verdade servirá como base para o indivíduo decidir se determinada coisa é moralmente aceitável ou não.
Conflito de interesses
De acordo com a definição da Lei 12.813/2016, conflito de interesse é a situação gerada pelo confronto entre interesses públicos e privados, que possa comprometer o interesse coletivo ou influenciar, de maneira imprópria, o desempenho da função pública.
Quando qualquer profissional, ao desempenhar suas atividades, possuir interesse pessoal no resultado de uma determinada negociação que é contrário ao da outra parte, existe um conflito de interesses. Dependendo de como a atividade profissional é exercida ou remunerada, os conflitos podem ser reduzidos ou potencializados.
Conflito de interesses
Alguns exemplos clássicos de conflito de interesses (valores):
Quando uma pessoa faz sua refeição em um “rodízio”, ela precisa escolher entre comer o máximo possível, valorizando assim a quantia que foi paga na refeição, ou comer apenas para saciar a fome.
Quando uma pessoa possui duas obrigações financeiras e recursos para cumprir com apenas uma delas.
Quando uma pessoa é convidada para um evento “A”, e mais tarde é convidada para um evento “B”, que lhe é de mais interesse e acontecerá na mesma data e hora que o evento “A”. A pessoa deverá decidir para qual evento ir (O que lhe convidou primeiro ou o que mais agrada).
Quando um empresário precisa “decidir” entre sonegar impostos ou não conseguir dar continuidade à empresa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais