Buscar

Aula 03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS
Aula 3- A Organização Sindical
Tema da Apresentação
Conteúdo Programático desta aula
Visão histórica da evolução sindical em nosso país,
A revolução industrial no Mundo e no Brasil
Principais correntes Sindicais
Tema da Apresentação
Estudaremos nesta aula os principais elementos da organização sindical como são formados e estruturados os sindicatos as federações e confederações, e as centrais sindicais, assim como a perspectiva de mudança da legislação sindical gerada pela reforma sindical em tramitação em nosso congresso. 
Tema da Apresentação
A palavra sindicato surge do francês - syndic - que significa “representante de uma determinada comunidade”. Em muitas países, a organização sindical foi formada a partir de interesses dos trabalhadores em se organizar em torno de uma instituição que pudesse representá-los, lutando pelos seus interesses junto ao poder constituído governo e empresários, de um modo geral as classes sempre estiveram definidas entre exploradores e explorados, dominados e dominantes, em torno destes objetivos foram se constituindo os sindicatos, de forma original e espontânea 
ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
Em nosso país sociedade que tinha a sua economia essencialmente agrícola, deu origem aos sindicatos que atuavam como hoje atuam as cooperativas, pois intermediavam o crédito em favor de seus associados, e também vendiam os produtos beneficiados ou de qualquer modo transformados.
ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
Desta forma foram unidos profissionais que tinham profissões similares ou conexas, incluindo-se os profissionais liberais, sempre com a finalidade de defesa e desenvolvimento dos interesses gerais e profissionais.
ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
Houve uma evolução na constituição de 1934, quando foi assegurado a pluralidade sindical e completa autonomia dos sindicatos, mas de forma imediata tivemos a reação do governo que criou limites claros, reduzindo o poder intervencionista a uma suspensão por até seis meses, sem atuar diretamente nas eleições sindicais, os estatutos tinham que ter a chancela do ministro, tendo seu conteúdo com pouca regulamentação e dando liberdade de constituição, tínhamos uma pseuda liberdade ou uma liberdade vigiada. 
ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
Surge na constituição de 1946 a ideia de livre associação sindical ou profissional, sendo regulados por lei a forma de constituição, a sua representação legal nas convenções coletivas de trabalho e o exercício de funções delegadas do poder público. Muitos destes preceitos permanecem até hoje nas leis que constituem os sindicatos, editadas em 1943 com a consolidação das leis do trabalho.
ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
Em 1988 nossa ultima Constituição volta a assegurar a liberdade sindical, quando deixa de exigir a autorização para a fundação do sindicato. Manteve o sistema Confederativo, que esta presente desde a Constituição de 1930, as formas determinadas pela legislação são três: 
Sindicatos, 
Federações e 
Confederações.
ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
De acordo com esta legislação os sindicatos são considerados associações de base ou de primeiro grau, por estarem diretamente ligados aos trabalhadores, compete a estes a negociação coletiva. 
As federações e confederações são as associações de segundo grau e um grupo de 5 sindicatos pode fundar uma federação, assim como 3 federações podem formar uma confederação.
ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
As federações e confederações criam as pirâmides sindicais por categoria sob a forma de uma hierarquia, tendo suporte nos sindicatos, acima dos quais construíram-se as federações e, sobre estas, por sua vez, as confederações, e agora com a ligação a uma das centrais sindicais, que a partir de 2008 passa a compor este sistema oficialmente.
ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
As federações atuam, em regra, no território de um Estado Federado da República. Havendo uma Federação Estadual nada obsta que exista uma federação interestadual para os demais estados, ou até, uma federação nacional. Porém, se tais ocorrerem, a federação nacional não prejudicará a federação estadual, pois a lei privilegia estas, por ser a sua natural representatividade.
ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
As Confederações situam-se no "terceiro degrau" da organização sindical, sendo sua esfera de atuação nacional, quando da transferência da capital federal para Brasília algumas confederações transferiram suas sedes, as funções básicas são de coordenação das federações e sindicatos do seu setor, sendo que agora dividem esta função com as centrais sindicais que com maior capacidade de mobilização devem manter esta coordenação.
Tema da Apresentação
Finalmente uma portaria do Ministério do Trabalho reconhece oficialmente as Centrais Sindicais, que sempre estiveram a margem de nossa legislação, porém sua importância nunca foi negada, nas ultimas eleições para presidência todos os candidatos estiveram reunidos com as Centrais Sindicais, pedindo seu aval que tem fundamental importância. 
CENTRAIS SINDICAIS
Tema da Apresentação
Estas entidades agora reconhecidas, como exemplo citamos: 
CGT Central Geral dos Trabalhadores, 
CUT Central Única dos Trabalhadores, 
USI União Sindical Independente. 
CENTRAIS SINDICAIS
Tema da Apresentação
A organização sindical confederativa não consegue ter a unidade nacional, ficando vinculada a uma única categoria, diferente das centrais que se organizam intercategorias, tendo com isto mais capacidade de mobilização e ação conjunta em defesa de interesses comuns, as confederações não preenchem este espaço. 
CENTRAIS SINDICAIS
Tema da Apresentação
Esta nova lei regulamenta e da força as Centrais Sindicais, após 25 anos de sua existência, devem aumentar sua capacidade de organização mudando de forma significativa os rumos do movimento sindical em nosso país, um grande exemplo disto é o atual movimento dos trabalhadores dos correios e a dos bancários que conseguiram uma mobilização nacional jamais atingida.
CENTRAIS SINDICAIS
Tema da Apresentação
O Artigo 589 da CLT passa a vigorar com a seguinte redação “para os trabalhadores: 
5% (cinco por cento) para a confederação correspondente; 
10% (quinze por cento) para a central sindical; 
15% (quinze por cento) para a federação; 
60% (sessenta por cento) para o sindicato respectivo; e 
10% (dez por cento) para a Conta Especial Emprego e Salário.”
CENTRAIS SINDICAIS
Tema da Apresentação
CENTRAIS SINDICAIS
Tema da Apresentação
Devemos apenas destacar que as Centrais de fato representam as confederações e não os trabalhadores diretamente, fato este que trará ainda alguns debates até que de fato tenhamos um melhor entendimento desta nova lei, para que de fato possa criar uma nova estrutura em nossa organização sindical, e buscar novas conquistas para os trabalhadores; 
CENTRAIS SINDICAIS
Tema da Apresentação
Nesta aula, pudemos apresentar o sistema confederativo que a base da estrutura de nossos sindicatos, as distribuição da receita oriunda da contribuição sindical, a nova visão das centrais sindicais agora reconhecidas pelo governo e fazendo parte do sistema sindical nacional
SÍNTESE DA AULA
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais