Buscar

civil 4 - caso 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 5 
Jonas, proprietário de terreno adquirido de Lauro por meio de escritura de compra e venda registrada em 2016, propõe ação reivindicatória em face de Geraldo, no mesmo ano, alegando que este ocupa o imóvel injustamente. Geraldo, em contestação, alega que, em 2014, comprou e pagou o preço do imóvel a Estevão, procurador em causa própria constituído por Lauro, obtendo deste um recibo de aquisição do bem, além do que tem conduta consentânea com a função social da propriedade. Pergunta-se:
Quem é o atual proprietário do bem e sob qual fundamento? R: O atual proprietário é Jonas, pois a escritura foi feita devidamente. Art 1.245
Está correta a ação proposta por Jonas? Esclareça. R: Sim, pois o direito de reaver a coisa é umas das principais características do direito da propriedade. 
Na hipótese, poderia Jonas ingressar com ação de reintegração de posse? Justifique. R: Não, pois se trata de propriedade não de posse. 
O que é função social da propriedade? Há previsão no direito brasileiro?
R: Função social está na Constituição Federal art 198 incisos I ao IV. 
Questão objetiva
(DPE SE 2012) com relação ao direito de propriedade, direito real por meio do qual o proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa e o direito de reavê-la do poder de quem injustamente a possua ou detenha, assinale a opção correta.
c. Caso o invasor de solo alheio esteja de boa-fé e a área invadida exceda a 
Vigésima parte do solo invadido, o invasor poderá adquirir a propriedade da parte invadida, mas deverá responder por perdas e danos, abrangendo os limites dos danos tanto o valor que a invasão acrescer à construção quanto o da área perdida e o da desvalorização da área remanescente. Cinco anos ininterruptos, adquirir-lhe-á a propriedade. Fronteiriços e os que banham mais de uma unidade federativa.

Outros materiais