Buscar

trabalho 1 - caso 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CASO CONCRETO 3 
Josenilda foi contratada para trabalhar como cozinheira na residência da família Silva em março de 2013. Ficou ajustado entre as partes que Josenilda trabalharia pessoalmente de segunda a sábado iniciando seu trabalho às 07:00 e terminando às 17:00 com duas horas de almoço, recendo como contraprestação pelos serviços o valor de um salário mínimo.
Passados dois anos, ou seja, em março de 2015, o empregador já não conseguia manter sozinho o sustento da casa e em face disso decidiu ampliar a renda familiar iniciando um negócio próprio de venda de doces e salgados na residência da família, a partir de abril. Como não tinha prática na cozinha, os serviços de Josenilda eram utilizados para preparação das encomendas. Tal situação perdurou até fevereiro do corrente ano, quando Josenilda foi demitida sem justa causa e recebeu os valores do extinto contrato de trabalho como se fosse empregada doméstica. Fundamente sua resposta.
R: A atitude do empregador está incorreta porque Josenilda deveria receber as verbas do seu trabalho celetista. No início da prestação de serviço, quando foi contratada pela família que não tinha lucratividade com seu serviço de empregada doméstica, do acordo como o art 1 da lei complementar 150/15. A partir de abril de 2015, a família começou a vender doces feitos por Josenilda, tendi lucro com sua prestação de serviço. Logo, Josenilda passou a ser celetista, tendo promiscuidade no contrato de trabalho.
Doutrina: “Primeiramente o conceito de empregado doméstico está contido na Lei 5.859/72, que assim diz: “aquele que presta serviço de natureza contínua e finalidade não lucrativa à pessoa ou a família no âmbito residencial destas. 
Esse conceito bem singelo da legislação não deixa margem a numerosas interpretações, tão logo, empregador doméstico somente será a pessoa física, jamais jurídica. Uma particularidade da redação de empregador chefe de família, mas também esposas e filhos (as). 
Nos dias de hoje, cada vez mais brasileiros mantém relação de trabalho doméstico, uns como empregados, outros como prestadores de serviço eventual e outros como empregadores. 
O empregado doméstico compreende não só as funções internas das residências, mas também atividades mais complexas, como secretária geral do lar, administração, enfermaria, transporte, conservação em geral, não só por envolver as atividades mais simples como as de maior complexidade. ” 
Jurisprudência: EMPREGADA DOMÉSTICA/ATENDENTE - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM FINALIDADE LUCRATIVA - DESCARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE DOMÉSTICA. Exercendo a parte as funções de doméstica e atendente, laborando para o mesmo empregador, deve ser reconhecida a relação de emprego regida pela CLT, uma vez que descaracteriza o vínculo doméstico a função exercida com fins lucrativos ao empregador. São devidas as verbas trabalhistas decorrentes da função de atendente, ante a não comprovação do pagamento das mesmas. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. Preenchidos os requisitos das súmulas 219 e 329 do TST, é cabível a condenação na verba honorária. Recurso ordinário conhecido e parcialmente provido. Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de recurso ordinário/procedimento sumaríssimo, oriundos da 1º Vara do Trabalho de São Luís/MA, em que figuram como recorrente ANTÔNIA NALCISA VIEIRA CHAVES e recorrido LUIZ HENRIQUE PIEDADE, acordam os desembargadores da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, por unanimidade, conhecer do recurso e, no mérito, dar-lhe parcial provimento, nos termos deste voto.
(TRT-16 435200900116000 MA 00435-2009-001-16-00-0, Relator: JOSÉ EVANDRO DE SOUZA, Data de Julgamento: 14/07/2010, Data de Publicação: 27/07/2010)
Questão Objetiva:
1-José foi contratado por Gabriel para cuidar de sua fazenda. As funções de José eram cuidar das árvores frutíferas, colher os frutos, cuidar dos animais e tirar o leite das vacas que era utilizado por Gabriel para alimentar sua família. José trabalhava de segunda a sábado, cumpria a jornada de 44 horas semanais na forma determinada por Gabriel e recebia um salário mínimo. As atividades desenvolvidas por José ao longo do contrato se enquadra em que tipo de trabalho?
d) doméstico
Referências: 
http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=15424
https://trt-16.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/15321127/435200900116000-ma-00435-2009-001-16-00-0?ref=juris-tabs

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais