Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO: COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608426444)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
Assinale a alternativa correta a respeito de opinião pública:
		
	
	 
As pesquisas aplicadas de opinião pública não servem como forma de legitimar ações políticas e de poder.
	
	 
Pode-se considerar que as pesquisas de opinião pública limitam-se a verificar a opinião pública sobre um determinado assunto.
	
	A opinião pública e a teoria do agendamento não tem qualquer ponto em comum, sendo que uma não influencia a outra em nenhum aspecto.
	
	 
Os veículos de comunicação apenas apresentam informações para que a população consiga formar sua própria opinião, sem exercer influência no público, e ainda não contribui para o processo de agenda setting(teoria do agendamento).
	 
	 
Os resultados verificados em pesquisas de opinião pública influenciam as opiniões individuais dos cidadãos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609291913)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre as rádios comunitárias, indique se as afirmações são corretas ou falsas:
		
	 
	As rádios podem trabalhar com apoio cultural de grandes empresas.
	 
	Rádios comunitárias também são chamadas de rádios piratas.
	 
	As rádios comunitárias não são comerciais, ou seja, não vendem espaços publicitários.
	 
	A comunidade deve participar da definição da programação e da avaliação do conteúdo dos programas.
	 
	Rádios comunitárias têm sinal de longo alcance, podendo chegar a vários municípios distantes da sede da emissora.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609267243)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"Ao abordarmos o conceito de comunicação pública, entendemos ser necessário explicitar a compreensão que temos sobre comunicação, frente às distorções entre os significados dos termos ¿informação¿ e ¿comunicação¿. Ambas estão inter-relacionadas e são necessárias à democracia, mas a comunicação é mais complexa e envolve a subjetividade dos sujeitos, pois ocorre na relação entre eles. Já a informação é a Num momento em que as tecnologias tornam todas as diferenças invisíveis, com a proliferação de informações através da internet, o resgate do significado de comunicação mensagem e faz parte de um projeto de comunicação" (WOLTON apud KEGLER, B. et al. Comunicação pública digital: reflexões teóricas para a análise de portais governamentais. Cadernos de Comunicação, v.16, n.1, Jan-Jun 2012. p.133-147).
De acordo com as ideias do texto acima, a comunicação pública
A) ao situar o aspecto relacional da comunicação, desvia-se o foco de uma percepção quantitativa sobre a informação, para salientar a necessidade de sintonia entre os sujeitos em relação e as resistências impostas pelos receptores.
B) é técnica, não humana.
C) ocorre entre os sujeitos, políticos e cidadãos e, independente do suporte empregado, a informação é a única variável para assegurar que a relação se estabeleça.
D) obscurece aspectos essenciais à convivência democrática, como compartilhamento, negociação e convivência, num momento em que as tecnologias tornam todas as diferenças invisíveis, com a proliferação de informações através da internet.
E) não deve ser orientada pelo interesse no e do cidadão, limitando-se apenas à ideia de prestação de informações.
		
	 
	Letras B e C estão corretas.
	
	Somente a letra D está correta.
	 
	Somente a letra A está correta.
	
	Incorretas somente as letras A e D.
	
	Todas as opções estão incorretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608426089)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Grupos de pressão podem ser compreendidos como "organizações, entes, institutos que, diante dos próprios interesses inseridos e uma estratégia mais ou menos vasta, intervêm, exercitando a influência que possuem ou pressionando, nas atividades dos partidos, dos políticos, no governo, no parlamento, e em outras assembléias ou centros de poder político, com o fim de obter uma particular política ou específica ação e iniciativa em próprio favor, ou conseguir influenciar um decisão importante". Para atingir seus objetivos os grupos de pressão podem agir direta ou indiretamente das seguintes formas: Marque V (para verdadeiro) e F (para falso)
		
	 
	OPINIÃO PÚBLICA: É a reação de um público que, embora não possa julgar e opinar diante de um fato da atualidade, emite sua opinião.
	 
	BOICOTE: dificultar a vida de alguém ou de alguma empresa com a omissão ou a interrupção das relações sociais ou econômicas, de modo que pareça natural.
	 
	AÇÃO INDIRETA: a intenção não é necessariamente clara, é subentendida. Utiliza principalmente os meios de comunicação, como a propaganda e os noticiários. Além da manipulação direta, conseguem o controle da opinião pública.
	 
	SABOTAGEM: quando são orquestrados atentados e atos de violência.
	 
	AÇÃO DIRETA: quando a fase de pedido ou ameaça é feita indiretamente pelo grupo interessada contra o poder oficial.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609403454)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em plena Guerra Fria, surge o terceiro formato da comunicação. Que formato é esse? Marque a alternativa CORRETA.
		
	
	Comunicação Técnica, ela mostra mundos.
	
	A comunicação narra, descreve mundos.
	 
	Comunicação Digital, a comunicação constrói mundos, não precisa mais de modelos externos.
	
	Comunicação Simbólica, ela imagina mundos.
	 
	Comunicação Oral, conta histórias.
	1a Questão (Ref.: 201608464054)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para não renovar a concessão de um canal de TV ou emissora de rádio, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal, terá de aprovar a proposta. Esta seria uma forma de favorecer grupos econômicos poderosos porque:
		
	
	favorece o esquema de propinas.
	 
	favorece o troca de informações confidencias entre o Estado e a empresa privada.
	
	facilita o trabalho de lobistas.
	 
	facilita a identificação e perseguição pela mídia dos políticos que votaram contra a renovação.
	
	indica o rumo da opinião pública dos eleitores.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609242670)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Conselho de Comunicação no Brasil é motivo de polêmica porque...
		
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	 
	A estratégia é a transformação da sociedade, mas para sua efetivação é necessário dar passos concretos na direção do empoderamento social por meio do conhecimento especializado e dos canais de comunicação.
	
	O referido Conselho não deveria ter a competência de indicar a não renovação de concessão ou permissão do serviço público de radiodifusão sonora e de sons e imagens, deliberação que só poderá deixar de ser cumprida pelo Chefe do Executivo, se houver.
	
	Os cidadãos, dentro dos princípios universais de direitos humanos, impeçam de fazer as transformações que desejarem na ordem econômica, social e política ¿ deve prever formas de democratização efetiva e controle social da informação, garantindo a liberdade de expressão e de criação.
	
	Por se tratar de tema que afeta questões de valores culturais regionais e locais, específicos e variáveis de região para região, de cidade para cidade, este Conselho não pode ter apenas um caráter nacional ou mesmo regional.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609139419)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre Grupos de Pressão assinale a INCORRETA:
		
	
	Os Grupos de Pressão podem ser divididos em políticos (partidos, coligações e movimentos dentro dos partidos), econômicos (grandes empresas e multinacionais), sociais (defesa de direitos, classes ou a grupos excluídos socialmente) e espirituais (tem sua base nos princípios religiosos).
	
	O boicote é uma forma de dificultar a vida de alguém ou de alguma empresa com a omissão ou a interrupção das relações sociais ou econômicas, de modo que pareça natural e são estratégias de Grupos de Pressão.
	
	Ações diretas dos Grupos de Pressão são quando a fasede pedido ou ameaça é feita diretamente pelo grupo interessada contra o poder oficial, como sindicatos (greves), lobbies (ameaça diplomática ou violenta), terrorismo e sequestros.
	 
	Nas ações indiretas dos Grupos de Pressão, a intenção é clara e objetiva, de forma declarada e sem intermediários como a imprensa.
	 
	Grupos de Pressão são organizações, entes, institutos que, diante dos próprios interesses inseridos e uma estratégia mais ou menos vasta, intervêm ¿ exercitando a influência que possuem ou pressionando ¿ nas atividades dos partidos, dos políticos, no governo, no parlamento, e em outras assembleias ou centros de poder político, com o fim de obter uma particular política ou específica ação e iniciativa em próprio favor, ou conseguir influenciar um decisão importante.
		
	4a Questão (Ref.: 201609266103)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quais das alternativas definem o conceito de pressão?
		
	 
	Procurar induzir alguém a comportar-se de um certo modo.
	 
	Partir de, família, grupo que modifica a opinião de alguém.
	
	Reunião de pessoas com algo em comum.
	
	N.d.a (Nenhuma das alternativas).
	
	Ter faculdade, entender determinado assunto.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609202251)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A imprensa alternativa foi um espaço importante de crítica ao regime militar, de divulgação de denúncias, e de debate das organizações de esquerda. Por meio do humor, da análise política ou da informação, esses jornais e revistas alternativos cumpriram um papel fundamental de oposição e resistência à ditadura no Brasil. Disponível em . Com base no exposto, analise as asserções a seguir: I. Uma das primeiras consequências do golpe militar de 1964 foi o sufocamento da imprensa de esquerda, comunista, socialista, nacionalista. Deixaram de circular imediatamente após o golpe jornais e revistas, como Novos Rumos, Semanário, A Classe Operária, Política Operária, de organizações comunistas, ou Ação Popular, da organização de mesmo nome, e Movimento, da União Nacional dos Estudantes (UNE), entre muitos outros. PORQUE II. A maioria esmagadora dos meios de comunicação (da imprensa escrita, do rádio e da TV) apoiou a ditadura e se submeteu aos ditames da censura oficial e dos patrões. Mas a imprensa liberal-conservadora que deu sustentação ao golpe, depois de quatro anos, também veio a conhecer a tesoura da censura estatal. Mesmo jornais conservadores, como O Estado de S. Paulo e o Tribuna da Imprensa, foram duramente censurados, principalmente a partir de 1970. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
		
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	As asserções I e II são proposições falsas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes