Buscar

Tecido muscular (Resumo)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecido Muscular
As células do tecido muscular são denominadas fibras musculares e possuem a capacidade de se contrair e alongar. A essa propriedade chamamos contratilidade. Essas células têm o formato alongado e promove a contração muscular, o que permite os diversos movimentos do corpo.
Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo. Como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias.
As células dos tecidos musculares recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. Em seu citoplasma, são ricas em dois tipos de filamento proteico: os de actina e os de miosina, responsáveis pela grande capacidade de contração e distensão dessas células.
Há três tipos de tecido muscular: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso.
Cada um deles possuem características próprias, adequadas ao papel que desempenham no organismo.
O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende de vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos interna, como a bexiga, estomago, intestino e vasos sanguíneos.
O tecido muscular esquelético liso apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado a nossos ossos e atua na movimentação do corpo.
O tecido muscular cardíaco é exclusivo do coração, faz o trabalho de bombear o sangue para o corpo.
O tecido muscular possui diversas funções como: 
-Produção dos movimentos corporais; movimentos globais do corpo, como andar e correr
-Estabilização das posições corporais; a contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
-Regulação do volume dos órgãos; a contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.
-Movimentação de substâncias dentro do corpo; as contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Esse tipo de músculo também pode mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.
-Produção de calor; quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor é liberada pelo musculo é usado na manutenção da temperatura corporal.

Outros materiais