Buscar

Manifestações 2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Manifestações 2013 – O Gigante Acordou
Dormíamos e éramos embalados por um sonho, onde tudo acontecia em um país maravilhoso, sem erros, fraudes, corrupções, má educação e violências... Quando, de repente, tomamos conta que esse sonho se tornou um pesadelo daqueles que não conseguíamos despertar. E agora?! O que fazer?! Foi quando nós, brasileiros, resolvemos acordar... ACORDAMOS O GIGANTE!
Paramos para analisar a situação do nosso país e notamos que estávamos acomodados com o senso comum, onde ditavam as regras e nós obedecíamos assim como as ovelhas obedecem ao seu pastor, até que nos desgarramos e resolvemos mostrar para eles que temos voz e não suportamos mais a politicagem baseada em corrupção, má educação oferecida, com preços elevadíssimos dos transportes públicos, onde sua estrutura não acompanha o mesmo.
Em junho de 2013, data que ficará marcada na história brasileira, as manifestações foram realizadas com atos significativos. Cartazes nas ruas chamavam e convidavam quem ainda estava de fora de um dos maiores marcos do Brasil. "SAIMOS DO FACEBOOK" (uma das frases que mais chamou a atenção dos envolvidos nas manifestações), ou seja, foi demonstrado que o poder das redes sociais é indiscutível e foi utilizada como uma ferramenta de mobilização pela população indignada com a decadente situação brasileira, pois através dela foi possível caracterizar e organizar as manifestações de 2013.
Atos políticos nos mostraram também que ainda vivemos baseados na filosofia "PÃO E CIRCO". Está filosofia foi criada pelo governo romano onde se distribuía alimento e diversão com o objetivo de acalmar a população, meio a corrupção dos governantes. Hoje, o Brasil "diverte" o brasileiro com Copa do Mundo, porém "da copa abro mão, pra investir em educação", diz um jovem, através de um cartaz, será isso uma insanidade?!
 Passou da hora do gigante acordar, mas enfim, ELE ACORDOU!!! Manifestar é um direito constitucional e necessário para corremos atrás de mudança, direito este que surgiu do descontentamento, ou seja, "é uma modernidade desde a antiguidade". Segundo o autor, Marshal Berman, "a terceira fase da modernidade tem início no século XX, onde ocorre grande expansão do processo de modernização e triunfos na arte e no pensamento." Ainda estamos nessa terceira fase e a cada passo dado, cada manifestação feita, caminhamos para triunfos antes utópicos e adormecidos.

Outros materiais