Buscar

FUNDAMENTOS DE DIREITO DO TRABAL. E PREVIDENCIÁRIO3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Juiz do Trabalho pode privilegiar a situação de fato que ocorre na prática, devidamente comprovada, em detrimento dos documentos ou do rótulo conferido à relação de direito material. Tal assertiva, no Direito do Trabalho, refere-se ao princípio da
Primazia da realidade.
O Princípio que importa especificamente na garantia de preservação, ao longo do contrato, 
da cláusula contratual mais vantajosa ao trabalhador, que se reveste de caráter de direito
adquirido, é o Princípio da
Condição Mais Benéfica
De acordo com o conteúdo estudado na aula 1 da nossa matéria, podemos afirmar que o Direito do Trabalho possui a seguinte Natureza Jurídica.
Direito Privado.
As Relações do Trabalho tiveram suas raízes em três etapas antecedentes. Essas etapas foram:
Escravidão, Servidão e Corporações de Ofício.
Analise a seguinte assertiva: "Havendo interpretações divergentes em relação à mesma norma jurídica a ser aplicada em determinado caso concreto, será dada preferência àquela interpretação que mais favoreça o empregado". Esta assertiva se refere ao princípio de Direito do Trabalho denominado:
"In dubio pro operario"
Os princípios representam a base do ordenamento jurídico. O Direito do Trabalho possui princípios específicos, que desempenham funções essenciais para a interpretação e aplicação das normas trabalhistas. Esses princípios servem de orientação para os aplicadores do direito (juízes, procuradores do trabalho, advogados, etc.) e têm, ainda, a função de inspirar e orientar os legisladores (deputados e senadores) na elaboração de leis. Nesse contexto, leia assertiva a seguir e aponte o princípio correspondente: O Juiz do Trabalho pode privilegiar um fato ocorrido na prática, devidamente comprovado, em detrimento dos documentos ou do rótulo conferido à relação de direito material. Tal assertiva, no Direito do Trabalho, refere-se ao princípio da:
Primazia da realidade
Quando estiver o aplicador diante de situações em que há duas situações distintas, deverá este acolher aquela mais benéfica ao trabalhador, no entanto nunca afrontando a vontade da lei. Esta determinação respeita o princípio:
Princípio do indubio pro operario
Para a estrutura fundamental do Direito do Trabalho, o fato do trabalhador não poder privar-se voluntariamente de vantagens conferidas pela lei trabalhista compõe o:
Princípio da Irrenunciabilidade dos Direitos.

Outros materiais