Buscar

FUNDAMENTOS DE DIREITO DO TRABAL. E PREVIDENCIÁRIO19

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Houve uma grande chuva no Município de Matozinhos e a prefeitura declarou estado de calamidade pública. Várias pessoas estão desabrigadas e a situação é desesperadora. Um pequeno hotel que existia há mais de dez anos foi totalmente destruído e o único proprietário já informou que não possui recursos para a reconstrução. Todos os empregados terão seus contratos de trabalho rescindidos. Muito triste situações como estas, mas são parte de nossa realidade. Analisando as formas de terminação do contrato de trabalho, marque qual a hipótese que se enquadra nesta situação concreta:
Força maior
João celebrou contrato de experiência de 60 dias com a empresa SOL sem cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão. Durante o referido contrato, João, insatisfeito com suas tarefas diárias, requereu a rescisão antecipada deste contrato. Neste caso, considerando que não há justa causa presente na rescisão, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, João
Será obrigado a indenizar a empresa SOL dos prejuízos decorrentes desta rescisão, limitados à metade da remuneração a que João teria direito até o término do contrato
Para manter a ordem e a disciplina no ambiente de trabalho, o empregador possui a faculdade de aplicar determinadas penalidades, mas dentro de um senso justo e moderado, uma vez que a CLT protege o trabalhador contra as arbitrariedades que ocorrer por parte do empregador. Tratando-se de suspensão a CLT estabelece que:
A suspensão do empregado por mais de 30 (trinta) dias consecutivos importa na rescisão injusta do contrato de trabalho.
Crodoaldo Valério, estilista, recebeu aumento salarial e passou a receber R$ 1.220,00. Ao analisar o texto abaixo chegou a conclusão que o acréscimo foi decorrente das regras contidas fixado no mural da empresa com os seguintes dizeres: SINDICATO DOS OFICIAIS ALFAIATES, COSTUREIRAS E TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS DE CONFECCAO DE ROUPAS E DE CHAPEUS DE SENHORAS DE SAO PAULO E OSASCO , CNPJ n. 62.812.573/0001-77, neste ato representado por seu Presidente, Sra. EUNICE CABRAL; e SINDICATO DA INDÚSTRIA DO VESTUARIO MASCULINO NO EST.DE S.PAULO., neste ato representado por seu Presidente, Sr. ANTONIO VALTER TROMBETA; celebram a(o) presente _________________, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes: ... CLÁUSULA TERCEIRA - SALÁRIO NORMATIVO: Fica assegurado para os empregados, à exceção do menor aprendiz, na forma da lei, um salário normativo que obedecerá aos seguintes critérios: piso de R$ 1.220,00 (um mil duzentos e vinte reais) mensais, para os funcionários considerados como diferenciados, a saber, costureira-piloteira, encaixador-riscador, cortador (operador de máquina de corte), operador de cad-cam, estilista e modelista. Crodoaldo não sabe o nome técnico deste documento, mas, podemos afirmar que este documento trata-se de:
Convenção coletiva de trabalho

Outros materiais