Buscar

FUNDAMENTOS DE DIREITO DO TRABAL. E PREVIDENCIÁRIO20

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sindicato dos bancários formalizou Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Bancos fixando a contribuição assistencial no percentual de 2% a ser descontado dos salários dos empregados no mês seguinte ao reajuste. Ana Maria, bancária do Banco Beta S/A, não é sindicalizada e teve descontado do seu salário a referida contribuição assistencial. Além desse desconto, no mês de março, seu empregador também efetuou desconto a título de contribuição sindical. Diante do caso apresentado, marque a opção correta sobre a matéria. Ana Maria poderá exigir a devolução dos valores descontos em seu salário a título de contribuição assistencial?
Sim, tendo em vista que somente é devida a contribuição assistencial aos membros sindicalizados e Maria não é.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) inclui os princípios entre as fontes a que a Justiça do Trabalho deve recorrer para sanar omissões no campo das relações de trabalho.São fontes formais, autônomas e específicas do Direito do Trabalho:
Convenção Coletiva e Acordo Coletivo.
As Comissões de Conciliação Prévia, de acordo com a legislação pátria, principalmente a Consolidação das Leis do Trabalho:
 Têm prazo de dez dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da provocação do interessado
No que tange as convenções coletivas de trabalho, é VERDADEIRO dizer:
Serão celebradas por escrito, sem emendas nem rasuras, em tantas vias quantos forem os Sindicatos convenentes ou as empresas acordantes, além de uma destinada a registro, não sendo permitido estipular duração superior a 2 (dois) anos.
As convenções coletivas de trabalho:
Costumam criar para os empregados condições mais favoráveis que a lei;
Lilia, empregada da empresa Fisíca Ltda, está grávida. A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria de Lilia prevê a estabilidade gestante desde a confirmação da gravidez até sete meses após o parto, divergindo da estabilidade legal, prevista na Constituição Federal. Neste caso, será aplicada a Lilia a
Cláusula prevista na Convenção Coletiva de Trabalho que prevê a estabilidade para a empregada gestante desde a confirmação da gravidez até sete meses após o parto.
O instrumento oriundo da autocomposição de conflito coletivo entre sindicatos de empregados e empregadores, estabelecendo normas válidas no âmbito de suas representações, denomina-se
Convenção coletiva

Outros materiais