Buscar

FUNDAMENTOS DE DIREITO DO TRABAL. E PREVIDENCIÁRIO25

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na Constituição da República Federativa do Brasil, Capítulo II Dos Direitos Sociais, Artigo 7o: São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: I. redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. II. adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei. III. seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do trabalhador, sem excluir a indenização, a cargo do empregador, que está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa. IV. proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 16 (dezesseis) e de qualquer trabalho a menores de 14 (quatorze) anos. Está correto o que se afirma APENAS em:
 I e II.
Quanto aos princípios constitucionais da Seguridade Social, é INCORRETO afirmar:
Todas as alternativas estão incorretas;
O Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS ao conceder um determinado benefício assistencial da renda vitalícia a um cidadão portador de deficiência e que não possui meios de subsistência, estará aplicando qual dos princípios da seguridade:
Seletividade na prestação dos benefícios e serviços;
Os beneficiários do Regime Geral de Previdência Social classificam-se como segurados e dependentes. Nos termos da legislação previdenciária é correto afirmar que
A existência de dependentes de uma classe exclui do benefício os das classes seguintes.
Conceituando os Segurados Facultativos é aquele que está fora da roda da atividade econômica, mas deseja ter proteção previdenciária. São exemplos de pessoas que podem contribuir como segurados facultativos (para mais exemplos, ver o art. 11 do Decreto 3.048/99):
Estudante e Dona de Casa.
Considerando as regras do Regime Geral de Previdência Social - RGPS, constituem-se em segurados obrigatórios os tipos de trabalhadores abaixo relacionados, EXCETO:
Aquele acima de 16 anos, que desejam integrar o sistema de previdenciário, apesar de não exercerem atividade remunerada.
Um empregado veio a falecer com a seguinte situação familiar: era casado oficialmente com uma pessoa, mas, na prática, dela era separado de fato e viveu com outra pessoa por doze anos, com quem teve um filho, atualmente com oito anos de idade. No sepultamento, apareceu uma namorada que o finado via esporadicamente, sendo que, nessa relação extraconjugal, ele teve outro filho, atualmente com quatro anos de idade. Todas reivindicam a pensão por morte do falecido. Diante da situação hipotética descrita, de acordo com as Leis Previdenciárias em vigor, assinale a afirmativa correta.
A pensão será rateada igualmente entre a pessoa que era casada oficialmente com o falecido, sua companheira e os dois filhos que o empregado teve.

Outros materiais