Buscar

A Importância da Língua Portuguesa para o Advogado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Campus Queimados
Português Instrumental I Turma: 3008
Aluno: Fernando Verissimo dos Santos Matrícula: 201703504488
Professora: Bianca Lessa
TEMA: A importância da Língua Portuguesa para o advogado.
 No atual momento da sociedade, onde a tecnologia cada vez mais nos possibilita um fácil acesso e comodidade a tudo, estamos deixando um pouco de lado certos hábitos que aprendemos desde o jardim de infância até o ensino médio; a língua portuguesa.
 Hoje é comum ver adolescentes e até mesmo os adultos abreviando, escrevendo de forma informal ou até mesmo errada para não “perder tempo” no diálogo. A internet nos possibilita isso, pois na maioria das vezes estamos utilizando o celular na correria do dia-a-dia e as pessoas com quem conversamos, entendem o que queremos dizer.
 Quando parte-se para lado profissional, muitas pessoas ficam perdidas ou não sabem escrever certas palavras. Isso tem uma ligação forte com essa facilidade de comunicação virtual, mas levando para um lado mais profissional, está errado, pois a língua portuguesa é um fator primordial para muitas profissões, inclusive a que queremos seguir: advogado.
 Pesquisas apontam que os advogados ou até mesmo estudantes de Direito não estão tão por dentro da nossa língua portuguesa, matéria que estudamos praticamente a vida inteira até chegarmos a universidade e isso é preocupante, tendo em vista que passamos 11 anos de nossas vidas estudando tal assunto e quando precisamos utiliza-los não conseguimos executar na forma correta. Será que o erro está nos alunos ou no sistema de Ensino Brasileiro? Este assunto deveria sempre estar pautado nos assuntos do Congresso, para que haja uma verdadeira mudança no Ensino.
 Portanto, é extremamente necessário que advogados e estudantes de direito passem a valorizar mais a língua portuguesa. Dessa forma, esses profissionais serão capazes de se pronunciar melhor frente ao tribunal e, consequentemente, ajudarem mais seus clientes. Assim, a advocacia no Brasil caminhará rumo ao progresso e emanará o sentimento nacionalista pelo bem da nação.

Outros materiais