Buscar

apol 2 (NOTA 100)

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
As transformações internacionais da década de 1970 significaram uma verdadeira revolução originária, cujas consequências foram os desequilíbrios nas balanças de pagamento, choque do petróleo, globalização do comércio, finanças e setor produtivo, crise do sistema fordista e substituição pela especialização flexivel. Essas rápidas transformações implicaram sérias dificuldades para os países em desnvolvimento, entre os quais o Brasil, devido à dependência tecnológica e as consequentes dificuldades de competitividade no novo cenário.
Nesse cenário, o Brasil reagiu, à época, de acordo com as recomendações dos organismos internacionais alinhadas com a (s).
	
	A
	Medidas protecionistas, que iniciaram o processo de desconcentração interna da renda.
	
	B
	Lógica keynesiana de ampliar o papel do Estado de maneira a constituir um novo patamar de proteção social.
	
	C
	Vertente neoliberal, que resultou, ao longo do tempo, na manutenção do processo de concentração de renda.
	
	D
	Flexibilização do processo produtivo, que ampliou o Mercado de trabalho interno devido ao aumento das exportações.
	
	E
	Inovação tecnológica do parque industrial brasileiro visando superar a dependência externa e qualificar a mão de obra.
Questão 2/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Os valores, os conceitos em que as pessoas acreditam, seu padrão de vida e suas opiniões, com  as quais julgam os outros têm mudado…
A iniciativa privada, como principal força do crescimento e do desenvolvimento, é hoje o centro de atenções  traz consigo maiores responsabilidades e outras expectativas sobre sua conduta. Assim, está cada vez mais sob os holofotes, o olhar do público e a vigilância da imprensa. A empresa atua de certo modo diante dessas responsabilidades, mudando as expectativas, e para seu sucesso é crucial um acompanhamento constante.
Disponível  em:  p. GRAYSON, David; HODGES, Adrian.
Compromiso Social e Gestão Empresarial. p.63
 
De acordo como texto acima, assinale a alternativa CORRETA
	
	A
	Em uma sociedade, os valores e o comportamento das pessoas é permanente e não muda com o tempo.
	
	B
	A responsabilidade social e ambiental é função do governo e não das empresas privadas.
	
	C
	Para que as empresas privadas cumpram o seu papel social e ambiental é necesario que sejam vigiadas pelo poder público e pelos meios sociais de comunicação.
	
	D
	O estado não deve interferir na vida das empresas no referente a exploração e uso dos recursos naturais.
	
	E
	As empresas são absolutamente livres para definirem e realizarem os seus planos de desenvolvimento econômico
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
O que Weber chamou de racionalização caracteriza-se pelo triunfo da ciência e da técnica sobre outras formas de organização da vida. Essa racionalização possui aspectos positivos e negativos. Sobre essa temática relacione a Coluna A (aspectos positivos ou negativos) com a Coluna B (consequências desses aspectos).
	Coluna A
	Coluna B
	1. Aspectos positivos
	(   ) Organiza o conhecimento
	2. Aspectos negativos
	(   ) Excesso de regras e normas
	 
	(   ) Desenvolvimento da ciência
	 
	(   ) Perda de autonomia e individualidade
	
	A
	1, 1, 2, 2
	
	B
	1, 2, 1, 2
	
	C
	2, 1, 2, 1
	
	D
	2, 2, 1, 1
Questão 4/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Mas a doutrina de “responsabilidade social” levada a sério estenderia o escopo do mecanismo político para todas as atividades humanas. Ela não difere filosoficamente da mais explícita doutrina coletivista. Difere apenas ao professar que fins coletivistas podem ser atingidos sem meios coletivistas. É por isso que em meu livro Capitalismo e Liberdade, eu a chamei de uma “doutrina fundamentalmente subversiva” em uma sociedade livre, e disse que em tal sociedade, “existe uma, e apenas uma, responsabilidade social das empresas – a de usar recursos e se dedicar a atividades destinadas a aumentar seus lucros, contanto que permaneça dentro das regras do jogo, o que significa dizer, participar de uma competição livre e aberta, sem enganação ou fraude.”
Disponível em: Artigo publicado originalmente no The New York Times Magazine, em 13 de Setembro de 1970. // Tradução por Felipe Alessandro. Revisão por Matheus Pacini. | Artigo original.
De acordo com o texto assinale a alternativa CORRETA.
	
	A
	A responsabilidade social nada tem a ver com as políticas públicas.
	
	B
	A doutrina coletivista é incompatível com a doutrina da responsabilidade social.
	
	C
	A principal responsabilidade social das empresas é gerar lucros respeitando as leis vigentes.
	
	D
	Responsabilidade social e lucro empresarial são incompatíveis.
	
	E
	As empresas que se desenvolvem mediante fraudes devem ter uma responsabilidade social maior.
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Na fábrica o trabalho foi dividido em várias etapas para serem executadas por diferentes trabalhadores, visando ganho de tempo na execução das tarefas e aumento de produtividade. Essa divisão manufatureira do trabalho também gerou uma divisão social do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a diferença entre divisão manufatureira do trabalho e divisão social do trabalho:
	
	A
	Divisão social do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão manufatureira do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
	
	B
	Divisão taylorista do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão fordista do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
	
	C
	Divisão das etapas do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão de classes à dominação hierárquica.
	
	D
	Divisão manufatureira do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão social do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.

Outros materiais