Buscar

Avaliando Aprendizado Direito Penal 1.docx 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702232861)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA acerca dos conceitos e missões do Direito Penal.
		
	
	O poder legiferante penal independe dos bens jurídicos postos na Constituição Federal para determinar quais serão os bens tutelados.
	 
	A prevenção da vingança privada (na medida em que o Direito Penal tem incidência, evita que a vítima assuma por si só a tarefa de "castigar" o infrator) e o fato de servir como conjunto de garantias para todos os envolvidos no conflito (e no processo) penal são algumas das finalidades do Direito Penal.
	
	O Direito Penal existe (finalidade do Direito Penal) exclusivamente para a proteção dos bens jurídicos mais relevantes, por isso, diz-se que a proteção penal possui primazia, prima ratio, sobre todas as outras formas de solução de conflitos.
	
	O Direito Penal cumpre apenas uma função ilegítima, segundo a doutrina nacional, de privar o indivíduo de liberdade, bem como de restringir demais direitos e garantias fundamentais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702228269)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação à classificação das infrações penais, assinale a opção correta. (Exame OAB/ Cespe-UnB ¿ 2009.2.)
		
	
	Crime próprio é sinônimo de crime de mão própria
	 
	No crime comissivo por omissão, o agente responde pelo resultado, e não, pela simples omissão, uma vez que esta é o meio pelo qual o agente produz o resultado.
	
	Crime unissubsistente é o que se consuma com a simples criação do perigo para o bem jurídico protegido, sem produzir dano efetivo.
	
	Crimes hediondos são os previstos como tal na lei específica, e crimes assemelhados a hediondos são todos aqueles delitos que, embora não estejam previstos como tal na lei, causem repulsa social, por sua gravidade e crueldade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702232863)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ulisses sequestrou a adolescente Penélope com o fim de obter certa quantia como resgate, levando-a para o Estado do Rio. Uma semana após, Ulisses descobriu que sequestrara a pessoa errada e que Penélope era moça pertencente a família muito pobre. Diante disto, espontaneamente, libertou Penélope, ilesa, sem nada receber. Ocorre que, enquanto Ulisses mantinha Penélope privada de sua liberdade, outra lei entrou em vigor, dispondo de modo mais severo quanto à punição do crime. Ante o exposto, assinale a alternativa correta.
		
	
	O fato praticado por Ulisses tipifica-se como crime impossível.
	
	De acordo com o Código Penal, Ulisses responderá por tentativa de "extorsão mediante sequestro".
	 
	A lei posterior será aplicada no caso narrado, pois "extorsão mediante sequestro" é crime permanente.
	
	No caso, não será aplicada a lei mais severa, pois a Constituição somente admite a retroatividade de lei posterior mais benéfica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702228460)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Amaro, durante uma calorosa discussão no trânsito, desferiu, com intenção homicida, dois tiros de revólver em Bernardo. Mesmo dispondo de mais munição e podendo prosseguir, Amaro arrependeu-se, desistiu de continuar a ação criminosa e prestou imediato socorro a Bernardo, levando-o ao hospital mais próximo. A atitude de Amaro foi fundamental para a preservação da vida do Bernardo, que, contudo, teve sua integridade física comprometida, ficando incapacitado para suas ocupações habituais, por sessenta dias, em decorrência das lesões provocadas pelos disparos. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta. (EXAME OAB/CESPE-UNB 2009.3.)
		
	
	A atitude de Amaro caracteriza desistência voluntária, ficando excluída a ilicitude de sua conduta.
	 
	Amaro deve responder apenas pelo delito de lesão corporal de natureza grave
	
	Amaro deve responder pelo delito de tentativa de homicídio
	
	A atitude de Amaro caracteriza arrependimento posterior, tornando-o isento de pena
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702812589)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(MP-BA, 2010, promotor) Relacionar a Parte Geral com a Parte Especial do Código Penal é uma importante habilidade prática para um Promotor de Justiça. Levando isso em consideração, examinemos o exemplo a seguir: ¿Em determinado edifício, observa-se defeito contínuo nos elevadores, a ponto de o ascensorista alertar o síndico para o problema, enfatizando que alguém ali ainda ficaria preso, obtendo, no entanto, como resposta de que tudo não passara de mera fantasia e que nada disso iria acontecer. Certo dia, um profissional liberal, que possui consultório no prédio, precisou trabalhar até mais tarde, vindo a deixar o serviço após 22 h, quando no local apenas permanecia um vigia. Toma o elevador e este para no meio dos andares. Imediatamente, aciona o alarme e desperta o vigia. Este, contudo, apesar de sua boa vontade, não sabe como mover o elevador, nem como abrir suas portas. O profissional liberal pede-lhe, então, que se comunique com o síndico pelo telefone da portaria, o que é feito. O síndico lhe diz, porém, que nada poderia fazer, que esperasse até o outro dia, de manhã, quando chegasse o ascensorista, ademais, não poderia ir até o local, porque estaria de saída para uma festa.(MODIFICADA) Em relação à hipótese acima, seria correta afirmar: I ¿ O síndico, como administrador do prédio, tem a responsabilidade pelas fontes de perigo nele existentes e, portanto, o dever de impedir os resultados que advierem do seu uso, como forma de ingerência. II ¿ O síndico, embora administrador do prédio, não tem a responsabilidade pelas fontes de perigo nele existentes, e portanto, não possui o dever de impedir os resultados que advierem do seu uso. III ¿ A conduta do síndico é atípica. IV ¿ O síndico cometeu o crime de cárcere privado por omissão. V ¿ Todas as alternativas acima são falsas.
		
	
	e) Somente a alternativa III é correta.
	
	a) Somente a alternativa V é correta.
	
	c) As alternativas II e III são corretas.
	
	d) Somente a alternativa II é correta.
	 
	b) As alternativas I e IV são corretas.

Outros materiais