Buscar

Histeria na atualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTERIAS NA ATUALIDADE
Artigo: Desejo e insatisfação: histeria na contemporaneidade
Caso clinico de Freud: Sra. Emmy Von N...
Assim como Freud faz um relato de caso a Sra. Emmy Von em seu livro, no artigo em que estamos nos referindo também é feito um relato de caso de Emily, uma jovem de 22 anos, atendida em 2012. O tema abordado contém algumas semelhanças com um dos casos clínicos de Freud envolvendo a Sra. Emmy de 40 anos, que iniciou seu tratamento em 1º de maio de 1889. 
A histeria é o inconsciente em exercício. O que é ser mulher? É um enigma, e a histérica busca essa resposta. Sentimentos como desigualdade e inferioridade fazem parte de seu discurso, seu sofrimento é consequência da necessidade de ser amada e desejada.
Na primeira sessão do caso descrito é destacado a importância do sexo para o comportamento neurótico, pois é essencial no desenvolvimento dos sintomas histéricos e na avaliação dos sonhos para revelar o inconsciente, como evidenciado por Freud em sua obra “Estudos sobre a histeria”, publicado em 1895.
Emily procura a clínica com queixa de ansiedade, está no último ano do curso de direito e teme engravidar, o que a impede de ter relações com o namorado. Ela destaca que não quer ter filho, pois é muito jovem e passa mal só de pensar.
A paciente relata que a primeira vez que teve relação com o namorado, não usou camisinha, mas ele não ejaculou e ela estava tomando anticoncepcional. No dia seguinte acordou preocupada e tomou a pílula do dia seguinte. Dias depois percebeu que sua menstruação estava atrasada e que estava se sentindo estranha. Mesmo depois de ter feito o exame de gravidez e o resultado ser negativo continuou inquieta afirmando que esses exames podiam dar errado. Depois do susto passaram muito tempo sem ter relações, o que a fez pensar que o namorado não a desejava mais.
Uma outra queixa de Emily é a preocupação com sua aparência, pois passa muito tempo comprando roupas e sapatos em sites, também só sai de casa quando tem certeza que está bem vestida e maquiada.
Os efeitos causados no corpo de Emily, são falta de apetite, enjoos, dores de cabeça, nas costas, nas pernas e dores no peito que acontecem quando pensa em algo que a deixa ansiosa. Assim como Emily apresentava efeitos físicos Sra. Emmy também apresentava, tais como expressão de dor em sua face, contorções espásticas da face, tiques, som de “clique” no meio da fala, gagueira, entre outros.
Os sonhos de Emily trazem traços muitos importantes da histeria na qual podemos ligar com os sintomas da Sra. Emmy, um dos casos clínicos de Freud onde ambas se sentem perturbadas com seus sonhos.
Sra. Emmy tinha alguns sonhos de horror. Os pés e braços das cadeiras transformavam-se em cobras, animais selvagens lançavam-se sobre ela. Da mesma maneira Emily relata que em seu sonho que ela foi na casa de seu namorado e pediu para que a irmã fosse chama-lo, porem como ele demora ela decide ir procura-lo, vê que a porta do quarto dele estava entreaberta e que ele ainda estava deitado conversando com a irmã, como se ele não se importasse dela estar lá a sua espera. E Emily diz que sempre tem esse tipo de sonho quando briga com o namorado.
	Então concluímos que o caso citado no artigo é muito parecido com o caso clinico de Freud, pois retrata a histeria de formas bem parecidas. A diferença é que a histeria clássica de Freud é diferente pela época vivida, pois Emmy naquela época tinha apenas como obrigação cuidar da casa e das filhas já que seu marido havia falecido, e na atualidade os problemas e deveres e obrigações de uma mulher é bem diferente daquela época, como o namoro, trabalho, faculdade, aparência, a busca pela beleza. A histeria aparece por motivos diferentes, de acordo como a sociedade se modifica e impõe regras e valores.
Referências bibliográficas:
FREUD, SIGMUND, Estudos Sobre a Histeria. 1893-1895 Coleção Obras Completas Vol 2. 1ª edição. São Paulo - Companhia das Letras, 2016. Sra. Emmy Von N...,40 anos, da Livônia (Freud) p. 75-154
Desejo e insatisfação: a histeria na contemporaneidade. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2354/1/PDF%20-%20Amanda%20Ramalho%20Rocha.pdf>. Acesso em 20 de Set. 2017

Outros materiais