Buscar

slides saude coletiva Bioestatística

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bioestatística 
Discente: Daiane Martins
Trata-se da estatística aplicada às ciências da vida. Fornece os princípios e métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados. A estatística é um dos pilares da epidemiologia, pois por meio dela é possível quantificar e analisar dados a respeito da mortalidade, da morbidade, da incidência de doenças e da eficiência de medicamentos, vacinações e ações em saúde. 
Bioestatística 
População 
É o conjunto de elementos (indivíduos) que têm, em comum, determinada característica.
É todo subconjunto de elementos retirados de uma população para se obter a informação desejada.
Amostra
A bioestatistíca é um conhecimento fundamental para os profissionais de saúde, epidemiologistas e pesquisadores, pois por meio dela é que se conhecem, os aspectos quantitativos, resultantes das técnicas de amostragem, registro, apuração e descrição de dados, cálculos de medidas, resumo, formas de apresentação dos dados e de sua interpretação.
 Conforme a técnica de amostragem (ou seja, a forma como é realizada a seleção de uma amostra de uma população), as amostras podem ser classificadas em Probabilísticas e Não probabilísticas. 
 
 Amostra probabilística é constituída por n unidades retiradas ao acaso da população, por sorteio. Para isto, toda a população deve ser conhecida e identificada por nome ou numeração. Ela pode ser classificada como amostra aleatória simples, amostra aleatória estratificada e Amostra por conglomerados.
 Amostra não probabilística requer critérios de inclusão e exclusão rígidos e uso de uma amostra maior para evitar erros amostrais.
Podem ser classificadas em amostra por conveniência, amostra por quotas
 Como se determina o tamanho da amostra? 
O tamanho da amostra é determinado em relação ao custo e à possibilidade real de operacionalizar o estudo. 
Qual é a importância de se calcular o tamanho da amostra?
É muito importante o cálculo do tamanho da amostra, Para se estimar o tamanho da amostra, primeiro deve-se calcular a margem de erro, ou seja, a diferença entre o valor que a estatística pode acusar e o verdadeiro valor do parâmetro que se deseja estimar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais