Buscar

Didática DISCURSIVA NOTA 58

Prévia do material em texto

Didática
Questão 1/5
Na apresentação do livro “Uma didática para a pedagogia histórico-crítica”, do Prof. Gasparin, Demerval Saviani diz que:
“o autor teve a cautela de denominar o seu livro Uma didática para a pedagogia histórico-crítica, querendo, com isso, alertar para o fato de que esta é uma forma possível de traduzir os princípios da pedagogia histórico-critica para o campo especifico da didática, isto é do trabalho pedagógico em sala de aula, sem exclusão de outras [...] a coerência e consistência logicas impõem-se porque o autor se apropria criteriosamente da teoria, orientando-se atenta e cuidadosamente por ela na realização do seu trabalho educativo.
GASPARIN, João Luiz . Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2007.
 
De acordo com o texto acima e o livro-base, o Prof. Gasparin empreendeu a elaboração de uma didática a partir dos princípios da pedagogia histórico-crítica.  Descreva quais são as cinco etapas deste processo.
Nota: 6.0
	Prática social Inicial – Onde se expõem os conteúdos a serem trabalhados.
Problematização- Caracteriza-se pelos questionamentos a serem feitos aos alunos.
Instrumentalização - Nesta etapa o professor expõem ao aluno novos elementos, através de atividades contextualizadas, que proporcionarão a ele, ao final da atividade, condições de responder os questionamentos.
Catarse - Momento em que o aluno faz uma síntese.
Prática social Final - É o momento em que o aluno relaciona os conteúdos a sua realidade e onde se poderá delimitar ações a serem realizadas com base no planejamento.
(LIVRO BASE, p. 162)
Resposta:concepção segundo qual a aprendizagem de faz fundamentalmente a partir do domínio da teoria. transmissão-assimilação, saber sistematizado,conhecimento elaborado. 
Questão 2/5
A sistematização coletiva do conhecimento se traduz numa organização do processo pedagógico que permita ao professor ser uma agente ativo, capaz de elaborar e produzir conhecimentos adequados aos interesses e necessidades práticas dos seus alunos.
MARTINS, Pura. Didática teórica/didática prática. São Paulo: Loyola, 2002. p. 12.
 
De acordo com os conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, explique quais as concepções de homem, escola e educação que caracterizam esta abordagem do ensino.
Nota: 10.0
	Para esta abordagem de ensino:
O homem é considerado uma síntese de múltiplas determinações, sujeito histórico, situado num contexto cultural, que se afirma na ação-reflexão-ação.
A escola é o espaço onde se desenvolve um processo de ação-reflexão-ação comprometido com ações transformadoras.
A educação é um processo histórico, global e dialético de compreensão da realidade, tendo em vista a sua transformação.
(LIVRO-BASE, p.45)
Resposta:formas de agir,de pensar,de sentir a própria situação escolar. valorizam-se a prática do aluno e os problemas postos por essa prática.
Questão 3/5
Na tabela dada temos as principais distinções entre a forma de pensar da didática tradicional e da moderna, com base nesta reflexão e nos conteúdos abordados no livro-base, descreva:
 Qual o principal aspecto que influencia na mudança de visão da didática com o passar do tempo?
Nota: 16.0
	Essa mudança de visão na pratica pedagógica decorre da relação social básica característica de um dado contexto sócio-político em viga, ou seja, o contexto histórico influencia diretamente nas diferentes concepções de educação e na visão de como se deve desenvolver o processo de ensino aprendizagem.
(LIVRO-BASE, p. 35)
Resposta:a didática tradicional ressalta aspectos práticos, ja a didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor, assim seu foco esta na prática mais crítica do professor,pensar em como organizar o conhecimento e como poder levar os alunos a organizarem se em sala de aula.
Questão 4/5
A democratização educacional brasileira guarda estreita relações com o projeto político-pedagógico das escolas. Segundo Veiga,
“Compreender a educação que se teve, em particular a partir do período republicano desde 1889, bem como amparar-se nas estatísticas recentes, é exercício balizador para a construção de uma educação que se quer. E ai se ancora a significação do projeto político-pedagógico.”
VEIGA, Ilma (org.). Quem Sabe Faz a Hora de Construir O Projeto Político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2007. p. 13.
 
Com base nos conteúdos abordados no livro-texto e nas aulas, explique o que é o Projeto Político Pedagógico.
Nota: 16.0
	O PPP é o norte do trabalho educativo, é toda organização existente no âmbito escolar, refletida e elaborada a partir de uma reflexão do seu cotidiano, não sendo um documento restrito a coordenação da escola, não cumprindo somente uma exigência legal, mas caracterizando uma necessidade para um bom andamento do trabalho. Envolve toda a comunidade escolar, por isso sua construção requer uma ruptura com a hierarquização e a centralização de poderes (LIVRO BASE, p. 173-174).
Resposta:o projeto crítico pedagógico esta compromissado com os princípios da democracia e com métodos que organize e criem condições para um ambiente educacional, tendo soluções próprias ao âmbito de suas competências 
Questão 5/5
Reafirma-se que Comenius está na origem da escola moderna. A ele, mais do que a nenhum outro, coube o mérito de concebê-la. Nessa empreitada, foi impregnado pela clareza de que o estabelecimento escolar deveria ser pensado como uma oficina de homens; foi tomado pela convicção de que a escola deveria fundar a sua organização tendo como parâmetros as artes.
ALVES, Gilberto. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 64.
 
Com base no texto dado e nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, explique:
Qual a transição histórica presenciada por Comênio na educação? (50%)
Qual a organização do trabalho pedagógico proposto por Comênio? (50%)
Nota: 10.0
	Assistiu a transição da interação particular do professor e aluno para um sistema coletivo de ensino: um único professor para vários alunos, neste momento propõem um método para ensinar tudo a todos.
Ele propõe uma organização do trabalho pedagógico centrado em um único professor, obedecendo-se a uma hierarquia de funções, na qual o professor é o “inspetor supremo”.
(LIVRO-BASE, p. 35)
Resposta:formas históricas executa minuciosa discussão sobre a organização da escola na modernidade. 
Conheça o novo AVA

Outros materiais