Buscar

Estudo de Caso: Cafés Monte Bianco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
LARICIA PORTELA DA SILVA 
Trabalho da disciplina de Contabilidade
 Tutor: Claudia Basílio 
	
SOBRAL/CE
2017
Estudo de Caso : 
 CONTABILIDADE
 CAFÉS MONTE BIANCO: ELABORANDO UM PLANO FINANCEIRO 
REFERÊNCIA: SIMONS, Robert L.; DAVILA, Antonio. Cafés Monte Bianco:
Elaborando um Plano Financeiro. Harvard Business School, 114 – P02, 2000.
Cafés Monte Bianco, é uma empresa localizada em Milão, produtora e distribuidora de café premium. Os cafés eram distribuídos por toda a Europa e tinham a reputação de ser o melhor do continente. A empresa foi fundada por Mário Salvetti (Avô do atual presidente da empresa) no início do século, e passada de pai para filho, hoje já com 80 anos de existência.
Atualmente, Giacomo, neto de Mário Salvetti, é o presidente da empresa, a cada ano ele passava 2 meses viajando ao redor do mundo visitando plantações de café, aprendendo a respeito de grãos e mantendo contato com os produtores de café. A empresa também contava com seis pesquisadores que estavam sempre em busca de novas combinações e sabores. Giacomo pretendia superar o sucesso que seu avô tivera, com isso, nos últimos cinco anos expandiu a capacidade da empresa através de caras instalações, após ver que a performance da Cafés Monte Bianco foi excelente no ano de 2000.
Contudo, pensando no futuro da empresa, Giacomo, convocou o comitê executivo para uma reunião. A produção de cafés com marcas próprias de supermercados italianos havia salvado a empresa de uma crise á três anos, mas Giocomo tinha dúvidas se a empresa deveria continuar investindo neste mercado.
‘’Nós estamos prestes a tomar a tomar uma decisão que pode afetar o futuro da nossa empresa. Eu espero que cada um de vocês tenham informações adequadas para embasar seus argumentos. Não quero perder tempo com argumentação infundada. Quero dados. ’’
Toda a direção da empresa estava reunida com exceção de Roberto Bianchi diretor de P&D. 
No ano de 2000 um importante fator para o sucesso foi a produção de marcas 
próprias para duas grandes importantes cadeias de supermercados na Itália. Muitos varejistas abordaram a Monte Bianco com pedidos de fornecimento de café para serem distribuídos sob as respectivas marcas próprias. 
Carla Salvetti, diretora de planejamento estratégico e prima de Giocomo, argumentou fortemente para uma transição completa para marcas próprias, uma vez que as mesmas já haviam salvo a empresa na última recessão na demanda de cafés Premium. Por outro lado, Roberto Bianchi, argumentou que cafés Premium eram a essência da empresa, ele acreditava que direcionar toda a produção da empresa para marcas próprias seria uma traição a missão do fundador da Monte Bianco.
Apesar de Giocomo simpatizar com o ponto de vista de ambos os lados ele se encontrava frustrado e confuso, pois ele precisava de mais fatos sobre lucratividade das estratégias de marcas próprias, estava bastante relutante em mudar a direção estratégica da sua empresa, quando Dino, diretor financeiro, o informa que a projeção atual é que até o final do ano a empresa estaria usando todo seu limite de crédito. Isso devido aos varejistas de marcas próprias exigirem um prazo maior de pagamento. 
Giocomo, visivelmente chateado encerra a reunião informando que os executivos elaborassem um plano financeiro para 2001, considerando a capacidade adicional de produção de 1.800.000 kg de café e a produção apenas de marcas próprias. E finalizou dizendo:
 “Eu desejo saber como ficará a saúde financeira da empresa. Fui claro?’’
Todos informam que sim, e afirmam que estará tudo pronto em dois dias. 
LOCAL: Biblioteca da Disciplina 
�

Outros materiais