Buscar

Avaliação Parcial Sustentabilidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ênfase na defesa do meio ambiente humano, perante a questão ambiental do modelo de desenvolvimento de cunho predatório, foi resultado de um despertar:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Dos governantes e ambientalistas.
	
	
	Dos empresários internacionais.
	
	
	Dos políticos e sociedade civil.
	
	x
	Da consciência ecológica em nível global.
	
	
	Dos países de primeiro mundo.
	
	
	2.
	
		  Segundo Funiber (2009), o termo desenvolvimento sustentável, como é, foi estabelecido pela International Union for The Conservation of Nature (IUCN), embora sua popularidade tenha origem no relatório Nosso futuro comum ou relatório Bruntland (WCED, 1987), preparado pela Comissão Bruntland das Nações Unidas, no qual se lê: O desenvolvimento sustentável satisfaz às necessidades atuais sem comprometer a capacidade de futuras gerações satisfazer suas próprias necessidades.
 Com base nesta afirmativa assinale a opção que NÃO exemplifica uma ação de desenvolvimento sustentável.
		Quest.: 2
	
	
	
	Capacitação e treinamento de ambientalistas e de jornalistas para ampliar e melhorar a inserção na mídia espontânea.
	
	
	Campanha pela valorização das reservas legais e matas ciliares.
	
	x
	Campanha pela valorização da extração de minério em reserva ambiental.
	
	
	Fortalecimento da sociedade civil organizada para o monitoramento das políticas públicas florestais.
	
	
	Definição de critérios e estudos para identificar áreas prioritárias para conservação.
	
	
	3.
	
		De acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988 em seu artigo 225:
		Quest.: 3
	
	
	
	A criação de programas de prevenção e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente e do jovem portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de obstáculos arquitetônicos e de todas as formas de discriminação.
	
	
	A proposta de orçamento da seguridade social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência social e assistência social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias, assegurada a cada área a gestão de seus recursos
	
	
	Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei.
	x
	
	Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
	
	
	A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	4.
	
		Qual a alternativa abaixo diz respeito a frase a seguir: ¿Meio pelo qual há satisfação das necessidades atuais sem comprometer a capacidade de futuras gerações de satisfazer suas próprias necessidades¿?
		Quest.: 4
	
	
	
	direito ambiental
	
	
	sustentabilidade
	
	x
	desenvolvimento sustentável
	
	
	meio ambiente
	
	
	politicas públicas
	
	
	5.
	
		Não podemos discutir sobre sociedade e meio ambiente e deixar de falar sobre população. O papel dado à população, segundo vários autores, reflete menos conflitos de evidências do que de interpretação da mesma evidência. Os estudos de caso com populações regionais têm sugerido cautela nas associações população  transformação. Isso, porém, não solapa o papel da população como:
		Quest.: 5
	
	
	
	Propiciando os processos de mudanças culturais no sentido da instauração de uma ética ecológica.
	
	
	Habilidade para resolução de problemas;
	
	
	Ressignificação de valores dentro de uma base cooperativa próxima ao pensamento crítico;
	
	x
	Importante força indutora de mudanças ambientais, mas acentua seu significado no contexto da organização tecnológica e sociocultural.
	
	
	Atitudes sustentáveis e valores éticos nos espaços sociais e nas práticas laborais.
	
	
	6.
	
		Qual o principal causador dos sérios impactos degradadores sobre o meio ambiente neste século, que faz com que ocorra o desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano?
		Quest.: 6
	
	
	x
	crescimento populacional
	
	
	melhoria tecnológica
	
	
	melhoria da qualidade de vida
	
	
	desenvolvimento científico
	
	
	desenvolvimento econômico
	
	
	7.
	
		O documento chamado Agenda 21, foi proposto em qual das Conferências Internacionais relacionadas a discussões sobre o meio ambiente?
		Quest.: 7
	
	
	
	Tbilisi, 1987
	
	x
	Estocolmo, 1972
	
	
	Rio Oil& Gás, 1996
	
	
	Rio-92
	
	
	Moscou, 1987
	
	
	8.
	
		Qual foi o evento, em Paris, que deu continuidade ao tema da cooperação internacional em pesquisas científicas sobre o meio ambiente, que havia sido inicialmente abordado, em 1949, na Conferência Científica das Nações Unidas sobre a Conservação e Utilização de Recursos?
		Quest.: 8
	
	
	
	Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental
	
	x
	Conferência Intergovernamental de Especialistas sobre as Bases Científicas para Uso e Conservação Racionais dos Recursos da Biosfera
	
	
	Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano
	
	
	Comissão de Bruntland
	
	
	Rio -92
	
	
	9.
	
		Ao longo de nossa existência a sociedade volta-se globalmente para preservar o meio ambiente em prol das gerações futuras. Assinale a alternativa que exemplifica ações tomadas na direção da preservação ambiental.
		Quest.: 9
	
	
	
	Custeio, pelo governo, de programas de pesquisas voltadas para energias limpas.
	
	
	Redução do incentivo econômico aos grupos empresariais que não atuam em programas sócio ambientais.
	
	
	Redução do incentivo econômico ao agronegócio em prol da redução do desmatamento.
	
	
	Incentivo a permanência do homem no campo a fim de evitar a concentração em grandes centros urbanos.
	
	x
	Decisões socioeconômicas tomadas em prol da manutenção dos recursos ambientais.
	
	
	10.
	
		Complete a frase. Nos últimos anos, o conceito de gestão vem sendo utilizado para incluir, além da gestão pública do meio ambiente, os programas:
		Quest.: 10
	
	
	
	De ação das OSCIPs para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente.
	
	
	De Educação Ambiental nas escolas para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente.
	
	
	Sociais das empresas privadas para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente.
	
	x
	De ação desenvolvidos por empresas e instituições não-governamentais para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente.
	
	
	De ação ambiental das escolas publicas para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais