Buscar

psicopatologia avaliando o aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503242172)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para Freud o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Em sua opinião, o sistema inconsciente funciona regido por princípios específicos dentre os quais se destaca a atemporalidade. Indique, dentre as opções abaixo, as características deste princípio.
		
	
	As cargas energéticas acopladas às representações psíquicas ¿ idéias ¿ são totalmente móveis. Uma idéia pode ceder à outra toda a sua cota de energia.
	
	No sistema inconsciente não há lugar para negação ou dúvida, ou graus diversos de certeza ou incerteza. Tudo é absolutamente certo, afirmativo.
	
	As cargas energéticas acopladas às representações psíquicas ¿ idéias ¿ são totalmente móveis. Uma idéia pode ceder apropriar-se da energia de várias outras idéias.
	 
	No inconsciente não existe tempo real. Os processos inconscientes não são ordenados temporalmente, não se alteram com a passagem do tempo, não tem qualquer referência ao mesmo. Não existe no mesmo passado, presente ou futuro.
	 
	O funcionamento inconsciente não segue as ordens da realidade, submete-se apenas às suas próprias necessidades priorizando a descarga das excitações do aparelho psíquico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503403133)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação às chamadas correntes da psicopatologia, seria CORRETO afirmar:
		
	
	a dimensional enfatizaria os aspectos cerebrais, neuroquímicos ou neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais;
	
	a descritiva interessa-se pelo adoecimento mental, esse visto como um mau funcionamento do cérebro, uma desregulação, uma disfunção de alguma parte do aparelho biológico;
	
	a sociocultural interessa-se pelo conteúdo da vivência, os movimentos internos de afetos e desejos e temores do indivíduo, sua experiência particular, pessoal, não necessariamente classificável em sintomas previamente descritos;
	
	a comportamental-cognitivista propõe que as síndromes psicopatológicas seriam formas de expressão de conflitos predominantemente inconscientes, de desejos que não podem ser realizados, de temores aos quais o indivíduo não tem acesso;
	 
	a categorial compreenderia as entidades psicopatológicas como completamente individualizadas, com contornos e fronteiras bem demarcados. As categorias diagnósticas seriam ¿espécies únicas¿, tal qual espécies biológicas, cuja identificação precisa constituiria uma das tarefas da psicopatologia.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503732979)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Saber nosso nome ou idade são características próprias do senso de orientação nomeado como:
		
	
	a) alopsíquico
	
	e) geral
	
	d) espacial
	 
	b) autopsíquico ou pessoal
	
	c) temporal
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503403115)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Complete os espaços abaixo: Os ___________ são subjetivos e aprecem nas queixas do paciente. Dor, o sentimento de tristeza e a escuta alucinatória, por exemplo, [...]. Já os _____________ são objetivos, ou seja são verificáveis pela observação direta. Eles podem ser detectados por outra pessoa, às vezes pelo próprio paciente. [...] uma fácies de tristeza e o solilóquio (falar sozinho) [são exemplos].¿ (adaptado de CHENIAUX, 2013, p. 4). Por fim, uma ______________ corresponderia a um conjunto desses elementos.
		
	
	sintomas ¿ sinais ¿ psicopatologia;
	
	transtornos ¿ distúrbios ¿ psicopatologia.
	 
	sintomas ¿ sinais ¿ síndrome;
	 
	sinais ¿ sintomas ¿ síndrome;
	
	distúrbios ¿ transtornos ¿ psicopatologia;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503732967)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A restrição imposta pela nossa legislação para a condução de veículos sob efeito do álcool pode ser justificada em termos psicopatológicos. O estado de embriagues afeta a atenção do motorista, produzindo uma alteração conhecida como:
		
	
	hiperprosexia
	 
	hipoprosexia
	
	anestesia
	
	alucinação
	
	apatia

Outros materiais