Buscar

caso concreto 01 D. Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO I 
 Título: SEMANA 1
Caso Concreto
a) R: É fonte formal do direito do trabalho. É uma convenção coletiva do trabalho é um acordo formado entre a entidade sindical que representa os empregados de determinada categoria e outra entidade sindical representantes da empresas. As regras que forem estabelecidas em seu bojo são de observância obrigatória entre os empregados e empregadores das categorias pactuantes. A convenção coletiva de trabalho deverão obrigatórialmente respeitar as condições minimas de trabalho, previstos na constituição e nas leis, sendo considerada nula qualquer cláusula que disponha de forma diversa.
b) R: Fonte formal heterônoma,são normas cuja a formação é materalizada através de agente externo, um terceiro em geral o Estado, sem participação imediata dos destinatários principais das regras jurídicas. Ex: CRF/88, a emenda a constituição, a lei complementar e a lei ordinária, a medida provisória, o decreto, a sentença normativa, as súmulas vinculantes editadas pelo STF e os tradatados e convenções rati (art.103-A da CFR/88 e a sentença arbitral) ficados pelo Brasil, por ingressarem no ordenamento como lei infraconstitucional.
Distingui-se das fontes formais autônomas, justamente por estas se caracterizarem pela participação imediata dos destinatários das regras produzidas sem interferência do agente externo.São estas as convensões coletivas de trabalho, o acordo coletivo de trabalho e o costume.
 QUESTÃO OBJETIVA
1- R: c) da primazia da realidade

Outros materiais