Buscar

avaliando aprendizado fisiologia incompleto

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA HUMANA
Aval. 1
	1a Questão (Ref.: 201608073578)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os receptores para o paladar são os botões gustativos e as quatro sensações primárias estão espalhadas na língua. Nesse caso, a ingestão de um brigadeiro (doce de chocolate) provocará uma despolarização maior em células localizadas:
		
	 
	na região do ápice da língua.
	
	na região posterior da língua.
	
	ântero-lateral da língua.
	
	região final da língua.
	
	na região pôstero-lateral da língua.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608073339)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os Receptores que captam a pressão aplicada sobre a pele são denominados de:
		
	
	Fotoceptores.
	
	Termoceptores.
	
	Quimioceptores.
	 
	Mecanoceptores.
	
	Nociceptores.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608629275)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O sistema nervoso é composto principalmente por células especializadas que desempenham as funções de captação, processamento e acúmulo de informações, além de participar no controle geral do organismo, juntamente com o sistema endócrino. Sobre essas células e suas propriedades, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Os neurotransmissores são mensageiros químicos lançados na sinapse química para transmitir informações a outras células.
	 
	Canais de Na+ controlados por voltagem são abertos durante a fase de hiperpolarização, e os canais de K+ controlados por voltagem são abertos durante a fase de repolarização.
	
	A mielina é responsável por acelerar a velocidade de condução dos impulsos nervosos nos neurônios.
	
	Nas sinapses químicas, não existe continuidade entre as membranas celulares dos neurônios.
	 
	Os potenciais de ação são alterações elétricas do tipo tudo-ou-nada que trafegam ao longo dos axônios e ocorrem por movimentação de Na+ e K+ através das membranas neuronais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608098513)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em pacientes que sofrem amputação de um membro, o córtex cerebral interpreta os impulsos de neurônios sensoriais que previamente conduziam impulsos do membro como originados do membro amputado, resultando na:
		
	
	síndrome de Brown-Séquard.
	
	doença de Parkinson.
	
	doença de Hungtinton.
	
	síndrome de Tourette.
	 
	síndrome do membro fantasma.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608625207)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O potencial de ação é um impulso elétrico que percorre pela fibra nervosa a fim de transmitir informações para outras células, tendo em vista a fisiologia da formação do potencial de ação, marque abaixo a opção correta:
		
	
	O potencial de repouso de membrana é igual a + 30 mV
	 
	Durante a fase de despolarização existe efluxo de K+
	
	Durante a fase de repolarização existe efluxo de Na+
	
	Período refratário ocorre na fase de despolarização
	 
	Período refratário ocorre na fase de repolarização
Aval. 2
	1a Questão (Ref.: 201608073591)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os hormônios da glândula tireóide controlam várias funções do organismo. Um indivíduo com hipotireoidismo pode apresentar alterações das seguintes funções abaixo, que são específicas de pessoas sadias:
		
	
	Adaptação do organismo em situações de estresse.
	
	Aumento da ventilação, do débito cardíaco e diminuição da produção de calor (termo ou calorigênese), na maioria dos tecidos.
	
	Redução do consumo de oxigênio e aumento da produção de calor (termo ou calorigênese), na maioria dos tecidos.
	
	diminuição da absorção intestinal de glicose e aumento da mobilização de glicogênio, gorduras e proteínas;
	 
	aumento da absorção intestinal de glicose e mobilização de glicogênio, das gorduras e das proteínas;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608631245)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nervos são feixes de fibras de neuronio encontradas na parte periférica do sistema do Sistema Nervoso (SN). Estes nervos podem estar transportando impulsos para a parte central do sistema nervoso ou em direção contrária a ela. Que nome é dado para os nervos que transportam impulso da região periférica do corpo para parte central do sistema nervoso e que nome é dado para os nervos que transportam impulsos na direção contraria à parte central do SN?
		
	
	Nervos que conduzem impulsos para a parte central: nervo sensitivo (Aferentes). Nervos que conduzem impulsos para longe da parte central do SN: nervos motores (Aferentes).
	
	Nervos que conduzem impulsos a partir da parte central: nervo sensitivo (Eferentes). Nervos que conduzem impulsos para longe da parte central do SN: nervos motores (Aferentes).
	 
	Nervos que conduzem impulsos para a parte central: nervo sensitivo (Aferentes). Nervos que conduzem impulsos para longe da parte central do SN: nervos motores (Eferentes).
	
	Nervos que conduzem impulsos da parte central até a periferia do corpo: nervo sensitivo (Aferentes). Nervos que conduzem impulsos para longe da parte central do SN: nervos motores (Eferentes).
	
	Nervos que conduzem impulsos da parte periferica: nervo sensitivo (Eferentes). Nervos que conduzem impulsos para longe da parte central do SN: nervos motores (Eferentes).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608629040)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A liberação dos hormônios Antidiurético (ADH), insulina e adrenalina é efetuada, respectivamente, pelas glândulas endócrinas:
		
	
	pâncreas, hipófise e supra-renais
	
	pâncreas, supra-renais e hipófise.
	
	hipófise, supra-renais e pâncreas.
	 
	hipófise, pâncreas e supra-renais .
	
	supra-renais, hipófise e pâncreas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608768837)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o Princípio de tudo ou nada é correto afirmar que:
		
	
	Se o limiar não for atingido, ou seja, a polarização ou o efluxo de sódio não forem suficientemente fortes, não ocorre o potencial de ação.
	
	Se o limiar não for atingido, ou seja, a despolarização ou o influxo de cloreto não forem suficientemente fortes, não ocorre o potencial de ação.
	 
	Se o limiar não for atingido, ou seja, a despolarização ou o efluxo de sódio não forem suficientemente fortes, não ocorre o potencial de ação.
	
	Se o limiar não for atingido, ou seja, a polarização ou o influxo de sódio não forem suficientemente fortes, não ocorre o potencial de ação.
	 
	Se o limiar não for atingido, ou seja, a despolarização ou o influxo de sódio não forem suficientemente fortes, não ocorre o potencial de ação.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608086265)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as seguintes afirmativas, relacionadas com o sistema endócrino humano:
   I. A tireóide é a glândula produtora do hormônio tiroxina, também denominado de paratormônio, que participa da regulação de cálcio e fosfato no sangue.    II. O glucagon e a insulina são hormônios produzidos por grupos de células do pâncreas, denominados Ilhotas de Langerhans, que participam do controle dos níveis de glicose no sangue.
   III. A hipófise, localizada na base do encéfalo, produz vários hormônios, como o gonadotrófico, o adrenocorticotrófico e o tireotrófico, que participam da regulação da atividade de outras glândulas endócrinas.
   IV. As gônadas (ovários e testículos) também são glândulas endócrinas, que produzem hormônios responsáveis pelo amadurecimento sexual e pelas características sexuais secundárias da espécie.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
		
	
	III e IV.
	
	I, III e IV.
	
	I, II e IV.
	 
	II, III e IV.
	
	I, II e III.
Aval. 3

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes