Buscar

Contribuições de Marx Weber para a Educação

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Considere a seguinte citação: 
“A filosofia existencialista não trata de pedagogia, mas, ao enfatizar que o conhecimento só tem valor quando capaz de realizar as escolhas estabelecidas pelo próprio existente, deu uma visão mais fecunda à educação. Justamente por discutir a conclusão de Sartre de que o homem é condenado à liberdade, o existencialismo fornece várias sugestões para procedimentos pedagógicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. p. 215.
De acordo com a citação e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do legado de Sartre para a educação, classifique as proposições a seguir em Verdadeiras (V) e Falsas (F):
 
I. ( ) Numa perspectiva sartreana, é possível dizer que não há relação estabelecida entre professor e aluno que não seja baseada no autoritarismo.
II. ( ) Os indivíduos, quando engajados de fato num projeto, segundo Sartre, conseguem superar a situação de conflito que os envolvem naturalmente.
III. ( ) O legado de Sartre para a educação pode ser classificado como sendo problemático devido às diversas e conflitantes interpretações feitas de suas obras.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – F – F.
	
	B
	F – F – V.
	
	C
	 V – V – F.
	
	D
	F – V – V.
	
	E
	V – F – V.
Você acertou!
As proposições I e III são verdadeiras: “O legado de Sartre para a filosofia da educação é extremamente problemático em função das várias e conflitantes interpretações que têm sido feitas de sua obra. Nas relações interpessoais, Sartre vê a figura do ‘outro’ como alguém que limita a liberdade do indivíduo [...]. Assim, a relação entre professor e aluno é sempre marcada pelo autoritarismo do professor e pela perda de liberdade do aluno, e, portanto, da própria humanidade” (livro-base, p. 129). Já, a proposição II é falsa, visto que “O indivíduo identifica-se com o projeto em cuja realização está constantemente engajado. Por tal razão e porque dois projetos nunca coincidem, a única relação possível entre dois indivíduos é o conflito (livro-base, p. 129).
 
 
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Saviani relata que as chamadas ‘tendências progressistas’, são assim denominadas pelo caráter contra-hegemônico de tais ideias pedagógicas. Deste modo, segundo o mesmo autor as referidas tendências pedagógicas, perfaziam caminhos diversos, se aliando às ciências sociais, com ideais progressistas e até radicais anarquistas. A educação deste modo era vista como uma força da luta de classes, visando à transformação da ordem social e econômica até então em vigência no mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.seer.furg.br/momento/article/viewFile/2440/2202. Acesso em 17 nov. 2015.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação em relação às tendências pedagógicas e o modo como a visão tradicional explica o processo do conhecimento segundo Saviani, é correto afirmar que:
	
	A
	A perspectiva tradicional coloca como fundamento do saber o processo de construção que envolve alunos, professores e meio social.
	
	B
	O foco é ação relacional e interativa. O fundamento epistemológico da visão tradicional centra-se no processo neurobiológico pelos múltiplos estímulos à inteligência.
	
	C
	Trata-se de uma ação não diretiva; o fundamento epistemológico é a experiência empírica dos alunos em diálogo com o conceitual.
	
	D
	O modelo tradicional visa à formação moral dos estudantes e sua preparação para a vida urbana e produtiva.
Você acertou!
Para Saviani, tratou-se de uma escolarização desenvolvida dentro dos referenciais capitalistas, burgueses e liberais (livro-base, p. 227). 
	
	E
	Todo processo é autogerido pelos alunos que são artífices de seu próprio desenvolvimento moral, intelectual e operacional.
 
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[Para Marx Weber,] o verdadeiro professor, se quiser manter a sua ‘integridade intelectual’, há de separar suas situações. Por um lado, ‘apresentar os fatos, determinar as suas relações matemáticas e lógicas, ou a estrutura interna dos valores culturais’, ou seja, as conexões causais concretas dos fatos (compreender o sentido das ações sociais) e, por outro, responder a perguntas sobre o valor da cultura e seus conteúdos individuais e à questão de como devemos a agir na comunidade cultural e nas associações políticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.4/GT4_3_2002.pdf. Acesso em 17 nov. 2015.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a contribuição de Weber para pensar a educação, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Alguns conceitos de Weber, como tipo social, economia, dominação e carisma ajudam a compreender as relações sociais dentro da escola, naquilo que conservam de uma instituição funcional e totalizadora.
II.( ) Weber não elaborou uma Sociologia da Educação, mas seus conceitos de dominação, burocracia e especialização ajudam a pensar os limites da educação tradicional.
III. (  ) Para Max Weber, a escola é uma instituição de formação moral que organiza a distribuição dos bens culturais, institui o status social e permite a integração dos diferentes grupos e classes sociais.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – F
	
	B
	V – F – F
	
	C
	V – V – V
	
	D
	F – V – F
A afirmação I é falsa, pois os conceitos de funcionalidade e totalização são tributários da perspectiva de Durkheim (livro-base, p. 170-173). A afirmação II é verdadeira, pois reúne conceitos de Weber que ajudam a pensar a educação e sua relação com a sociedade (livro-base, p. 170-173). A afirmação III é falsa, pois a escola certifica, mas, sozinha, não tem poder para distribuir os diferentes bens culturais. Existem outras instituições. A ideia de classe social, como apresentada, está mais próxima de Marx e Durkheim do que de Weber (livro-base, p. 170-173).
	
	E
	F – F – V
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Também, numa abordagem científica de educação, Spencer vai afirmar o primado da biologia e da psicologia enquanto ciências que informam a sociologia e, por decorrência, a pedagogia. Sob esse enfoque sua concepção está centrada no indivíduo."
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. Influência positivista no curso de formação secundária do professor. In: VECHIA, Ariclê; CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. A escola secundária: modelos e planos (Brasil, séculos XIX e XX). São Paulo: Annablume, 2003 p. 118
Baseado no texto e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, a respeito das proposições de Spencer sobre a educação, analise as sentenças a seguir:
I. Para Spencer, o currículo educacional deve estar baseado em práticas tradicionais, trazendo poucas contribuições ao que já foi pensado sobre este documento.
II. Em relação às práticas pedagógicas, o método tradicional, baseado na memorização, é reverenciado nos escritos de Herbert Spencer.
III. Segundo Spencer, a educação deve privilegiar um aprendizado espontâneo e prazeroso, que contribua para a inserção dos indivíduos no meio social.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Está correta a proposição II apenas.
	
	B
	Está correta a proposição I apenas.
	
	C
	Está correta a proposição III apenas.
Você acertou!
A proposição III é considerada correta, pois: “O aprendizado, ao contrário, deve ser um processo espontâneo, prazeroso e que, em última análise, contribuía para a integração do indivíduo em seu meio natural e social” (livro-base, p. 77). Já, as proposições I e IIsão falsas visto que: “Nesse sentido, ao procurar pensar o currículo escolar sobre as novas bases, o filósofo deu uma contribuição importantíssima para a história do pensamento pedagógico” (livro-base, p. 77). “Além disso, o filósofo critica os métodos tradicionais de ensino, baseados na pura memorização de fórmulas prontas” (livro-base, p. 76).
	
	D
	Estão corretas as proposições I e III apenas.
	
	E
	Estão corretas as proposições II e III apenas.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Assim, além de sua perspectiva histórica, a sociologia weberiana apresenta outra inovação, a saber: um novo objeto de estudo sociológico. Esse objeto de estudo seriam as ações sociais. Podemos dizer que ação social é toda ação cujo sentido subjetivamente pensado pelo ator social, ou seja, pelo indivíduo, faz referência a outro indivíduo ou grupo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-4632-39350-,00.html. Acesso em 17 nov. 2015. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação, considere os tipos de ações propostos por Weber e identifique o conceito e sua explicação, relacionando corretamente as colunas:
1. Ação direcionada a fins racionais
2. Ação racional orientada por valores
3. Ação motivada pela tradição
4. Ação motivada pela afetividade 
(  ) Fazer um curso superior para melhorar de vida.
(  ) Ir sempre à Igreja aos domingos com a família.
(  ) Fazer o curso de direito para assumir o escritório da família.
(  ) Envolver-se em movimentos sociais em defesa do meio ambiente.
(  ) Contribuir em uma campanha para doação de sangue.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4 – 2
	
	B
	2 – 3 – 4 – 3 – 1
	
	C
	1 – 3 – 3 – 2 – 4
Você acertou!
Na sequência 1 – 3 – 3 – 2 – 4: A primeira afirmação refere-se à ação racional direcionada a fins elaborados mediante planejamento e cálculo dos movimentos (livro-base, p. 167). A segunda, a terceira e a quarta dizem respeito à ação racional ligada às tradições, onde a vontade do ator é deliberada para manter as tradições do grupo a que pertence (livro-base, p.169). A quarta afirmação refere-se à ação racional orientada por valores. É uma ação que não tem um objetivo último, uma finalidade, mas a incorporação do indivíduo que age a uma situação de convicção (livro-base, p. 168). A quinta e última afirmação refere-se à ação motivada por sentimentos, ações que exprimem estados afetivos, alegrias, tristezas, ódio, revolta etc. (livro-base, p. 170). Ver o organograma descritivo das ações sociais, segundo Weber (livro-base, p. 166-169).
	
	D
	4 – 3 – 2 – 1 – 1
	
	E
	3 – 1 – 1 – 2 – 4
Questão 6/10
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Desenvolvimento rápido, no decorrer da época clássica, das disciplinas diversas, escolas, colégios, casernas, ateliês; aparecimento, também, no terreno das práticas políticas e observações econômicas, dos problemas de natalidade, longevidade, saúde pública, habitação e migração; explosão dos corpos e o controle das populações. Abre-se, assim, a era de um biopoder. As duas direções em que se desenvolve ainda aparecem nitidamente separadas, no século XVIII. Do lado da disciplina as instituições como o Exército ou a escola; as reflexões sobre a tática, a aprendizagem, a educação e sobre a ordem da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: FOUCAULT, M. Segurança, território, população. Curso dado no Collège de France (1977 - 1978). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008. p. 131.
Existem funções desempenhadas pela escola na perspectiva de Foucault. A esse respeito, conforme os conteúdos livro-base Fundamentos socioculturais da educação, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A escola tem a função de promover a socialização, educando e formando seus alunos para a vida social integrada e positiva.
	
	B
	A escola em sua natureza burocrática desenvolve processos pedagógicos uniformizados que visam permitir a progressão dos saberes e a formação cultural de seus alunos.
	
	C
	O modo como funciona a escola favorece o direcionamento heterônomo dos sujeitos e sua conformação a ordem disciplinadora.
Você acertou!
A escola é uma instituição disciplinadora de corpos, mentes e comportamentos de cidadãos. Nada é feito por acaso (livro-base, p. 133).
	
	D
	O processo educativo, embora disciplinador e restritivo, tem como escopo a autonomia e a individualidade de seus atores. É pelos limites e disciplina que se descobre a liberdade.
	
	E
	Para Foucault, a escola possui uma ambivalência intrínseca, tanto pode castrar e frustrar as subjetividades quanto pode ser progressista e revolucionária.
Questão 7/10
Considere a seguinte afirmação: 
“O existencialismo é a única tentativa ocidental de filosofia irracional. Ninguém questiona o seu sucesso enquanto tal - mas apenas, antes de mais nada, se tal coisa é possível. Ao contrário das filosofias racionais, passadas ou presentes, o existencialismo é puramente subjetivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: STRATHERN, Paul. Kierkegaard em 90 minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 64. 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições sobre o existencialismo de Kierkegaard, classifique as sentenças a seguir em Verdadeiras (V) e Falsas (F):
I. ( ) Kierkegaard foi um dos filósofos que se contrapôs às proposições dominantes da época, propondo a possibilidade de uma existência singular.
II. ( ) Segundo Kierkegaard, a possibilidade de o ser humano assumir uma existência autêntica é quando ele estabelece relação com Deus.
III. ( ) Nas proposições de Kierkegaard, o homem é levado à angústia simplesmente porque a sua própria existência é absurda e sem sentido.
Agora, assinale a sequência correta:
 
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	V – F – V.
Você acertou!
As sentenças I e III são VERDADEIRAS: “Contrapondo-se à corrente dominante da época, que afirma a primazia do universal, Kierkegaard sublinha a prioridade da existência singular” (livro-base, p. 125). “Na visão kierkegaardiana, a existência humana é absurda e sem sentido, levando o homem à angústia e ao desespero”. Já, a sentença II é falsa, visto que: “a existência autêntica, correlata ao estado ético de Kierkegaard, ocorre quando o sujeito assume a morte como possibilidade existencial última e certa” (livro-base, p. 126).
	
	C
	F – V – V.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	V – F – F.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Enquanto seus contemporâneos mais ativos, também roçados pela ‘graça educacional’; e os mestres do pensamento se esmeravam, por meio da educação, de remodelar o homem, tornando-o senão um humanista, um bom cristão, um cavalheiro, um bom cidadão, Rousseau deixa de lado o conjunto das técnicas, rompendo com todos os modelos e proclamando que a criança não tem que se tornar outra coisa senão naquilo que ela deve ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: SOËTARD, Michel. Jean-Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. p. 13,14.
De acordo com as aulas e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, analise as sentenças a seguir sobre Rousseau:
I. Defendendo que Deus criou o homem e a natureza, para Rousseau, as relações do homem com a natureza estavam no próprio homem.
II. Um dos preceitos de Rousseau é o de que todos os homens nascem bons, porém, a sociedade os corrompe.
III. Para muitos de seus contemporâneos, Rousseau era tido como um teórico que estava sempre na contracorrente.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas as sentenças II e III apenas.
Você acertou!
O mais influente filósofo da vertente naturalista é Jean-Jacques Rousseau, pensadornatural de Genebra, nascido no século XVIII. Segundo Rousseau, o homem é bom por natureza, mas a sociedade o corrompe. Em muitos aspectos, porém, ele estava na contracorrente de seu tempo e polemizava frequentemente com seus contemporâneos (livro-base, p. 48).
	
	B
	Estão corretas as sentenças I e II apenas.
	
	C
	Estão corretas as sentenças I e III apenas.
	
	D
	Está correta a sentença III apenas.
	
	E
	Está correta a sentença I apenas.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Em Emílio, tratado de Rousseau sobre a educação, o filósofo considera o desenvolvimento da criança quando seu crescimento ocorre no campo, tentando analisar os princípios subjacentes ao processo natural de maturação, partindo da infância até a fase adulta”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: COLLINSON, Diané. 50 grandes filósofos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 152.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, qual era o objetivo de Rousseau ao escrever a obra Emílio, ou Da educação?
	
	A
	Divulgar uma inovadora proposta pedagógica a respeito da educação e formação humana.
	
	B
	Elaborar um guia prático para educadores, a respeito da educação e formação humana.
	
	C
	Pensar o currículo escolar a partir da discussão a respeito da educação e formação humana.
	
	D
	Estimular o pensamento e a imaginação das pessoas a respeito da educação e formação humana.
Você acertou!
“Apesar dessa crítica absolutamente pertinente, não podemos perder de vista o propósito de Rousseau ao escrever Emílio,ou Da educação. A obra, segundo seu autor, não pretendia apresentar um roteiro prático para pais e professores, mas sim estimular a imaginação, fazer com que as pessoas pensassem” (livro-base, p. 59).
	
	E
	Difundir o maior número de ideias filosóficas a respeito da educação e formação humana.
 
Questão 10/10
Leia a premissa a seguir, a qual é um pressuposto fundamental do materialismo dialético de Marx: 
“O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977. p. 23.
Considerando os estudos dos conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação e das rotas de aprendizagem da disciplina em relação à contribuição de Marx, é correto afirmar que o seu pensamento social:
	
	A
	Significa o antagonismo fundamental entre as classes.
	
	B
	Trata-se do processo de mais-valia, a partir do qual a burguesia promove a expropriação do trabalho excedente.
	
	C
	Representa a alienação econômica e política.
	
	D
	Trata-se da relação entre o modo de produção e seus desdobramentos na sociedade.
Você acertou!
O modo como a economia e a produção da existência dos homens se organiza, possui reflexos e determinações na vida social, cultural e no conjunto das expressões ideológicas que são criadas para a manutenção da ordem estabelecida (livro-base, p. 180-190).
	
	E
	É uma reflexão sobre o papel da educação no processo revolucionário.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes