Buscar

imuno avaliandos

Prévia do material em texto

1.
		O termo em latim "immunis", o qual designa isento ou livre, dá origem a palavra imunidade (do inglês immunity), que se refere a todos os mecanismo utilizados pelo organismo como proteção contra agentes do ambiente estranhos ao corpo. Estes agentes podem ser micro-organismos ou seus produtos, alimentos substâncias químicas drogas, pólen, ou pêlos e escamas de animais. A imunidade pode ser inata ou adquirida. Desta forma, assinale a alternativa que melhor define a imunidade adquirida:
		
	
	
	
	
	Imunidade especializada que se desenvolve mais tarde a partir, por exemplo, do contato com o invasor (antígeno).
	
	
	Imunidade caracterizada pelas barreiras mecânicas disponíveis no organismo humano como, por exemplo, a pele.
	
	
	Imunidade conferida àqueles elementos com os quais o indivíduo nasce e estão sempre presentes.
	
	
	Imunidade especializada que conferida a partir das barreiras químicas como o pH e os ácidos graxos.
	
	
	Imunidade conferida pela lisozima.
	
	
		2.
		Podemos considerar como característica da resposta imunológica adaptativa:
		
	
	
	
	
	memória imunológica.
	
	
	ausência de resposta imune
	
	
	ausência de memória imunológica.
	
	
	resposta imune pouco elaborada.
	
	
	inespecificidade
	
	
		3.
		O sistema imune é formado por várias células, moléculas, órgãos e tecidos, que trabalham conjuntamente para nos defender de micro-organismos infecciosos, bem como dos efeitos danosos de células tumorais. Assinale a opção CORRETA com relação às principais características da resposta imunológica.
		
	
	
	
	
	A imunidade inata é composta por barreiras epiteliais, proteínas do sangue, células fagocitárias, linfócitos B. linfócitos T e células natural killer.
	
	
	A resposta imunológica adquirida ou específica é influenciada pela natureza da resposta inicial aos micro-organismos, mas não aumenta os mecanismos de defesa da imunidade inata.
	
	
	A imunidade ativa refere-se à imunidade adquirida através da transferência de anticorpos ou linfócitos a partir de um indivíduo imunizado. Um exemplo é a passagem de anticorpos maternos para o feto através da placenta.
	
	
	A imunidade celular é mediada pelos linfócitos B através da secreção de anticorpos, que possuem a capacidade de neutralizar os micro-organismos e suas toxinas.
	
	
	A imunidade adquirida tem como características a especificidade, diversidade, memória imunológica, auto-limitação e tolerância a antígenos próprios.
	
	
		4.
		Os microrganismos da microbiota endógena, os quais vivem em simbiose na nossa pele e mucosa, são responsáveis por:
		
	
	
	
	
	facilitar a colonização por bactérias patogênicas.
	
	
	facilitar a colonização por fungos patogênicos.
	
	
	impedir a colonização por microrganismos não patogênicos.
	
	
	impedir a colonização por microrganismos patogênicos.
	
	
	facilitar a colonização por microrganismos de baixa virulência.
	
	
		5.
		Como a microbiota anfibiôntica natural (indígena) aparece e em quais regiões do organismo pode ser encontrada?
		
	
	
	
	
	Ocorre a aquisição da microbiota indígena no momento do nascimento. É encontrada na pele, mucosas em áreas em direto contato com o meio externo.
	
	
	Ocorre a aquisição da microbiota anfibiôntica natura na vida intrauterina. É encontrada na pele, mucosas, e em áreas em direto contato com o meio externo.
	
	
	Ocorre a aquisição da microbiota indígena ou natural na vida intrauterina, sendo encontrada somente em áreas em direto contato com o meio externo.
	
	
	Ocorre a aquisição da microbiota indígena ou natural no momento do nascimento. É encontrada apenas na pele e em áreas em direto contato com o meio externo.
	
	
	Ocorre a aquisição da microbiota indígena ou natural no momento do nascimento, é encontrada somente em mucosas.
	
	
		6.
		O sistema imunológico é um sistema de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças. Dentre os mecanismos básicos de eliminação de patógenos podemos citar:
		
	
	
	
	
	Detecção
	
	
	Pinocitose
	
	
	Excreção
	
	
	Fagocitose
	
	
	Endocitose Mediada
	
	
		7.
		Não constitui um exemplo de mecanismo de defesa constituinte do Sistema Imune Inato:
		
	
	
	
	
	Sistema Complemento
	
	
	Fagocitose
	
	
	Inflamação
	
	
	Barreiras químicas
	
	
	Anticorpos
	
	
		8.
		¿Nossa primeira linha de defesa contra organismos estranhos são barreiras de tecidos tais como a pele, que interrompe a entrada de organismos nos nossos corpos. Se, entretanto, essas barreiras são rompidas, o corpo contém células que respondem rapidamente à presença do invasor.¿ (http://www.microbiologybook.org/Portuguese/immuno-port.htm) Marque a alternativa que determina o tipo de imunidade que se refere o texto:
		
	
	
	
	
	Imunidade inata
	
	
	Imunidade adquirida.
	
	
	Imunidade passiva
	
	
	Imunidade ativa
	
	
	Imunidade adaptativa
	
	
		1.
		São constituintes do soro sanguíneo, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Glicose
	
	
	Sais minerais
	
	
	Hemácias
	
	
	Proteínas
	
	
	Água
	
	
		2.
		A _________________________ ocorre inicialmente no saco vitelino e posteriormente no fígado e no baço, sendo que essa função é assumida gradualmente pela medula óssea dos ossos longos, de modo que na puberdade, ela ocorre principalmente no esterno, vértebras, ossos ilíacos e costelas. Marque a alternativa que completa corretamente o texto:
		
	
	
	
	
	Barreira hematímica.
	
	
	Formação dos anticorpos.
	
	
	Formação dos linfonodos.
	
	
	Formação das imunoglobilinas.
	
	
	Hematogênese
	
	
		3.
		Marque a alternativa que completa corretamente a frase: A ______________é a geração de todas as células sanguíneas e das células derivadas destas. Ocorre, inicialmente, no saco vitelínico durante o desenvolvimento fetal, passando para o fígado fetal no terceiro ao quarto mês de gestação, gradualmente sendo assumida pela medula óssea.
		
	
	
	
	
	Ativação do complemento
	
	
	Circulação linfática
	
	
	Hematopoiese
	
	
	Hematólise
	
	
	Hemoglobina
	
	
		4.
		Marque a alternativa que completa corretamente o texto a seguir. "Todas as células do sistema imune se originam de uma célula tronco_____________________ que origina duas linhagens principais, uma de células mielóides progenitoras e uma de células linfóides progenitoras."
		
	
	
	
	
	Hematotímica
	
	
	Hemolítica
	
	
	Hemodinâmica
	
	
	Hemofílica
	
	
	Hematopoiética
	
	
		5.
		São células que capturam antígenos e os transportam para tecidos linfáticos:
		
	
	
	
	
	Macrófagos
	
	
	Fibroblastos
	
	
	Fibrócitos
	
	
	Linfócitos NK
	
	
	Hemáceas
	
	
		6.
		Os órgãos linfóides são um conjunto de órgãos em que as células predominantes são os linfócitos. Estes órgãos são divididos em dois grupos, primários e secundários, tendo como componentes respectivamente:
		
	
	
	
	
	Malt e Medula / Linfonodos e Baço
	
	
	Timo e Medula / Linfonodos e Baço
	
	
	Medula e Baço / Timo e Linfonodos
	
	
	Linfonodos e Medula / Timo e MALT
	
	
	Timo e Baço / MALT e Linfonodos
	
	
		7.
		Observando o resultado de um hemograma completo, um indivíduo encontrou uma contagem de hemácias de 3.100.000/mm³ (4.400.000, 6.000.000/mm³), uma plaquetometriade 100.000/mm³ (150.000, 450.000/mm³) e uma leucometria global de 25.000/mm³ (5.000, 10.000/mm³). Diante dos resultados, assinale a alternativa que mais se aproxima da interpretação adequada para o caso em questão:
		
	
	
	
	
	O paciente apresenta anemia, trombocitose e uma leucocitose que pode estar associada à um processo inflamatório
	
	
	O paciente apresenta policitemia, plaquetopenia e uma leucocitose que pode estar associada à um processo inflamatório
	
	
	O paciente apresenta anemia, plaquetopenia e uma leucocitose que pode estar associada à um processo inflamatório
	
	
	O paciente apresenta policitemia, plaquetopenia e uma leucopenia que pode estar associada à um processo inflamatório
	
	
	O paciente apresenta policitemia, trombocitose e uma leucopenia que pode estar associada à um processo inflamatório
	
	
		8.
		Quando um indivíduo é vacinado contra um determinado patógeno, de um modo geral, ao entrar em contato novamente com aquele mesmo patógeno, não manifesta sintomas clínicos, devido a geração de células de memória durante a infecção primária.  Este fato está relacionado a ação da seguinte célula mencionada abaixo.
		
	
	
	
	
	Linfócito
	
	
	Hemácia
	
	
	Eosinófilo
	
	
	Macrófago
	
	
	 Neutrófilo 
	
	
		1.
		Com a ativação de uma resposta inflamatória há o surgimento dos sinais flogísticos da inflamação. Assinale a opção que não representa um sinal de inflamação:
		
	
	
	
	
	Prurido
	
	
	Dor
	
	
	Calor
	
	
	Edema
	
	
	Rubor
	
	
		2.
		A alternativa na qual o conceito de inflamação encontra-se adequadamente discriminado é:
		
	
	
	
	
	A Inflamação é processo geral de resposta a agentes agressores microbiológicos, físicos e/ou químicos que envolvem o aparecimento dos sinais flogísticos: dor, calor, rubor e edema (tumor).
	
	
	A Inflamação é processo geral de resposta a agentes físicos, que envolvem o aparecimento somente dos sinais flogísticos: dor e edema.
	
	
	A Inflamação é processo geral de resposta a agentes químicos que envolvem somente o aparecimento de dor e edema (tumor).
	
	
	A Inflamação é processo geral de resposta somente a agentes agressores microbiológicos, que envolvem o aparecimento dos sinais flogísticos: dor, calor, rubor e edema (tumor).
	
	
	A Inflamação é processo geral de resposta a agentes agressores apenas químicos, que envolve mo aparecimento dos sinais flogísticos: calor, rubor e edema (tumor).
	
	
		3.
		A fase caracterizada pela produção de novos componentes, como proliferação de vasos sanguíneos e de células, como linfócitos, mastócitos, monócitos, ocorrendo também deposição de colágeno no local é chamada de fase:
		
	
	
	
	
	alterativa
	
	
	intrínseca
	
	
	extrínseca
	
	
	produtiva
	
	
	transudativa
	
	
		4.
		A inflamação é uma resposta inicial do sistema de defesa inespecífica do organismo contra agressões aos tecidos, sabendo-se que tais agressões podem ser causadas por parasitas infectantes, contaminações químicas, traumas, agentes físicos como queimaduras, autoimunidade etc. Sobre o processo inflamatório é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	Na inflamação, um determinado tipo de leucócito específico, presente na circulação, é atraído para o local da lesão, com o objetivo apenas de isolar o agente danoso e a região afetada do tecido.
	
	
	Na inflamação, glóbulos vermelhos específicos, presentes na circulação, são atraídos para o local da lesão, com o objetivo de destruir o agente danoso não isolando a região afetada do tecido.
	
	
	Na inflamação, uma série de plaquetas inespecíficas, presentes na circulação, é atraída para o local da lesão, com o objetivo de destruir o agente danoso não isolando a região afetada do tecido.
	
	
	Na inflamação, leucócitos inespecíficos para os antígenos, presentes na circulação, são atraídos para o local da lesão, com o objetivo de destruir o agente danoso e isolar a região afetada do tecido.
	
	
	Na inflamação, basófilos, presentes na circulação, são atraídos para o local da lesão, com o objetivo de destruir o agente danoso e isolar a região afetada do tecido.
	
	
		5.
		Qual mecanismo de defesa passa a atuar no caso da inflamação não conseguir conter a infecção?
		
	
	
	
	
	Poderá ocorrer a ação de outros leucócitos.
	
	
	O organismo ainda conta com a defesa específica, a resposta imunológica propriamente dita, humoral e celular, realizada por linfócitos.
	
	
	Não há outro mecanismo que possa conter ou eliminar a infecção.
	
	
	O organismo ainda conta com a defesa inespecífica, a resposta imunológica propriamente dita, humoral e celular, realizada por mcrófagos.
	
	
	O organismo ainda conta com a defesa específica, a resposta imunológica propriamente dita, humoral e celular, realizada por neutrófilos.
	
	
		6.
		A permeabilidade vascular aumentada também leva ao extravasamento de líquido intravascular para o local da lesão,este processo é conhecido como:
		
	
	
	
	
	dor
	
	
	vasoconstrição
	
	
	vasodilatação
	
	
	edema
	
	
	calor
	
	
		7.
		As proteínas solúveis, produzidas por leucócitos, que são mediadoras de interações entre diversos grupos celulares do sistema imunológico são chamadas de:
		
	
	
	
	
	histamina.
	
	
	neurotransmissores.
	
	
	hormônios.
	
	
	heparina.
	
	
	citocinas.
	
	
		8.
		Indique a propriedade que não é característica das citocinas:
		
	
	
	
	
	emitem sinais produzidos por uma célula para afetar o comportamento biológico de outra;
	
	
	são capazes de induzir um aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos;
	
	
	são secretadas por macrófagos.
	
	
	são induzidos por antígenos específicos;
	
	
	são secretadas em resposta a antígenos bacterianos;
		1.
		Dentre as células listadas abaixo, qual é eficiente em ativar linfócitos T CD4+:
		
	
	
	
	
	Célula endotelial
	
	
	Hepatócito
	
	
	Célula dendrítica
	
	
	Fibroblasto
	
	
	Linfócito T citotóxico
	
	
		2.
		O Linfócito é um tipo de leucócito (glóbulo branco) presente no sangue. São produzidos pela medula óssea vermelha, através das células-tronco. O processo pelo qual se dá a produção destas células é:
		
	
	
	
	
	Linfopoiese
	
	
	Monopoiese
	
	
	Trombopoiese
	
	
	Eritropoiese
	
	
	Mielopoiese
	
	
		3.
		Todo paciente renal crônico pode ser submetido a um transplante, desde que apresente algumas condições clínicas como: suportar uma cirurgia, com duração de 4 a 6 horas; não ter lesões em outros órgãos que impeçam o transplante, como cirrose, câncer, dentre outras.  Além dos exames capazes de avaliar o tipo sanguíneo (ABO/Rh) do doador e do receptor, outra análise também é essencial para evitar a rejeição do transplante. Assinale a alternativa abaixo que menciona o que deve ser analisado.
		
	
	
	
	
	HLA
	
	
	uréia.
	
	
	Ácido úrico.
	
	
	Creatinina.
	
	
	Albumina.
	
	
		4.
		Para a realização de um transplante de medula óssea, há necessidade de compatibilidade HLA (Antígeno Leucocitário Humano) entre o doador e o receptor. Neste procedimento, o doador do orgão  deverá estar necessariamente vivo.  É essencial verificar a compatibilidade HLA entre o doador e o receptor, através de  testes sorológicos e/ou por métodos de biologia molecular, utilizando uma amostra do sangue periférico, como um simples exame de sangue. As moléculasHLA estão presentes na superfície de todas as células nucleadas e as características genéticas ou tipagem de cada indivíduo são herdadas dos pais. Assinale a alternativa abaixo que retrata a consequência da compatibilidade inadequada entre o doador e o receptor.
		
	
	
	
	
	Diminuição do órgão transplantado. 
	
	
	Comprometimento das células hepáticas do indivíduo receptor, mesmo não sendo o fígado o orgão transplantado.
	
	
	Comprometimento das células imunológicas do indivíduo receptor.
	
	
	Destruição das células que constituem o órgão transplantado.
	
	
	Estimulação do crescimento do órgão transplantado.
	
	
		5.
		Os linfócitos são células essenciais para a resposta imune adaptativa, sendo responsáveis pela geração da memória imunológica.  As interações entre estes linfócitos com outras células do sistema imune, ocorre através das ligações entre os receptores existentes em ambas as células, os quais sinalizam a ativação celular.  Assinale abaixo a única alternativa que não menciona  receptor de linfócito T.
		
	
	
	
	
	MHC II.
	
	
	 CD3.
	
	
	TCR.
	
	
	 CD4.
	
	
	CD8.
	
	
		6.
		Em relação aos linfócitos T, é incorreto afirmar:
		
	
	
	
	
	As células T CD4+ ajudam fagócitos a destruir micróbios fagocitados
	
	
	As células T CD4+ ( helper ou auxiliares) ajudam B a produzir anticorpos
	
	
	Os receptores reconhecem fragmentos de peptídeos de antígeno
	
	
	Produzem anticorpos quando estimuladas pelo antígeno
	
	
	Ligados ao Complexo de Histocompatibilidade principal (MHC).
	
	
		7.
		Os linfócitos são leucócitos de extrema importância nas respostas imunológicas. Durante o processo de ativação dos linfócitos algumas etapas são rigorosamente cumpridas para que os mesmos possam desempenhar suas funções específicas. Assinale a opção que corresponde a correta sequência de etapas pelas quais essas células passam:
		
	
	
	
	
	Etapa 1: produção de linfócitos, etapa 2: remoção de linfócitos imaturos auto-reativos , etapa 3: formação de linfócitos virgens maduros, etapa 4: proliferação, diferenciação e ativação para a formação das células efetoras.
	
	
	Etapa 1: produção de linfócitos, etapa 2: formação de linfócitos virgens maduros, etapa 3: remoção de linfócitos imaturos auto-reativos, etapa 4: proliferação, diferenciação e ativação para a formação das células efetoras.
	
	
	Etapa 1: formação de linfócitos virgens maduros, etapa 2: produção de linfócitos, etapa 3: remoção de linfócitos imaturos auto-reativos, etapa 4: proliferação, diferenciação e ativação para a formação das células efetoras.
	
	
	Etapa 1: proliferação, diferenciação e ativação para a formação das células efetoras, etapa 2: produção de linfócitos, etapa 3: formação de linfócitos virgens maduros, etapa 4: remoção de linfócitos imaturos auto-reativos.
	
	
	Etapa 1: remoção de linfócitos imaturos auto-reativos, etapa 2: produção de linfócitos, etapa 3: formação de linfócitos virgens maduros, etapa 4: proliferação, diferenciação e ativação para a formação das células efetoras.
	
	
		8.
		A tolerância periférica dos linfócitos T é mantida através de um mecanismo que acontece nos órgãos linfóides secundários pelo qual as células T maduras que eventualmente reconheçam antígenos próprios, tornam-se incapazes de responder contra esses antígenos, o mecanismo responsável por tal controle é:
		
	
	
	
	
	Diferenciação celular
	
	
	Deleção clonal
	
	
	Fagocitose
	
	
	Expansão clonal
	
	
	Necrose celular
	
	
		1.
		O processo em que um receptor de célula T reconhece o antígeno ligado a uma molécula MHC é chamado de:
		
	
	
	
	
	Deleção clonal.
	
	
	Processamento de antígeno
	
	
	Apresentação de antígenos.
	
	
	Inativação celular.
	
	
	Expansão clonal.
	
	
		2.
		Em relação à troca de isotipos nas respostas imunes primárias e secundárias é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	Cada classe de Ac atua de forma igual no organismo, com funções inespecíficas em todo o organismo.
	
	
	Cada classe de Ac atua de maneira diferente no organismo, ou seja, cada isotipo de Ac apresenta apenas funções específicas em diferentes localizações no organismo.
	
	
	Cada classe de Ac atua de maneira diferente no organismo, ou seja, cada isotipo de Ac apresenta habilidades e funções específicas em diferentes localizações no organismo.
	
	
	Cada classe de Ac atua igualmente no organismo.
	
	
	Cada classe de anticorpo (Ac) atua de maneira igual no organismo, ou seja, cada isotipo de Ac apresenta habilidades e funções específicas em diferentes localizações no organismo.
	
	
		3.
		Dentre as funções efetoras do anticorpos, encontramos aquela em que os anticorpos recobrem o microrganismo (ou antígeno). Isto o torna  reconhecível como corpo estranho para um fagócito, o qual o ingere e destrói. Esta função é denominada:
		
	
	
	
	
	apresentação de antígenos.
	
	
	endocitose.
	
	
	lise.
	
	
	fagocitose.
	
	
	opsonização.
	
	
		4.
		Analise as assertivas e marque a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Cada classe de Anticorpo (Ac) atua da mesma maneira no organismo, ou seja, cada isotipo de Ac não apresenta habilidades e funções específicas, mas estão todos somente intravascularmente no organismo.
	
	
	Cada classe de Anticorpo (Ac) atua da maneira diferente no organismo, ou seja, cada isotipo de Ac apresenta habilidades e funções específicas em diferentes localizações no organismo.
	
	
	Cada classe de Anticorpo (Ac) atua de diferente maneira no organismo, ou seja, cada isotipo de Ac não apresenta habilidades e funções específicas, mas estão em diferentes localizações no organismo.
	
	
	Cada classe de Anticorpo (Ac) atua da mesma maneira no organismo, ou seja, cada isotipo de Ac apresenta habilidades inespecíficas em mesmas localizações no organismo.
	
	
	Cada classe de Anticorpo (Ac) atua da mesma maneira no organismo, ou seja, cada isotipo de Ac apresenta funções específicas em localizações semelhantes no organismo.
	
	
		5.
		Uma anticorpo é representado por um Y, com porções diferenciadas. Essas porções e suas funções são, respectivamente:
 
		
	
	
	
	
	Porção Fc - ligação ao antígeno / Porção Fab - função efetora.
	
	
	Porção Fab - função de ligação ao antígeno / Porção Fc - função efetora.
	
	
	Porção fixa - ativação das funções / Porção variável - ligação à céula.
	
	
	Porção hipervariável - ligação ao antígeno / Porção Fab - função de ligação ao antígeno.
	
	
	Porção variável - ligação à célula / Porção fixa - ligação ao antígeno.
	
	
		6.
		Associe as duas colunas, relacionando os tipos de imunoglobulinas à sua definição.
1. IgD
2. IgM
3. IgG
4. IgE
(     ) produzida por processo alergico;
(     ) proteína pentamérica;
(     ) unica que passa pela barreira transplacentária
(     ) receptor de membrana citoplasmática e pouco encontrada no soro.
 
A sequência correta dessa associação é:
 
		
	
	
	
	
	(4),  (3),  (2) e (1)
	
	
	(4)  (1)  (2)  (3)
	
	
	(1)  (2)  (3)  (4)
	
	
	(4)  ( 2)  (3)  (1)
	
	
	(2)  (3)  (1)  (4)
	
	
		7.
		Marque a alternativa que completa corretamente a frase: As ___________________ são moléculas de glicoproteína que produzidas pelos __________________ em resposta a um imunógeno e que funcionam como anticorpos.
		
	
	
	
	
	Opsoninas; Linfócitos.
	
	
	Imunoglobulinas; linfócitos.
	
	
	Imunoglobulinas; Mastócitos.Linfocinas; Linfócitos.
	
	
	Imunoglobulinas; Plasmócitos.
	
	
		8.
		Podemos dizer que o epítopo ou o determinante antigênico significa:
		
	
	
	
	
	Uma porção de um antígeno que se liga com produtos de uma resposta imunológica específica.
	
	
	A capacidade de uma substância induzir uma resposta imune.
	
	
	Uma substância não imunogênica sozinha, mas quando acoplada a uma molécula carreadora, torna-se apta a estimular uma resposta imunológica.
	
	
	A capacidade de uma substância se ligar a anticorpos ou células do sistema imunológico.
	
	
	Uma substância que induz uma resposta imune específica.
		1.
		Preencha corretamente as lacunas abaixo: Quando se usa---------------------------------------------, o sistema imunológico reage produzindo-------------------------------------------e ------------------------------que apresentam a capacidade de reconhecer agentes infecciosos.
		
	
	
	
	
	Vacina- antígenos- células de memória
	
	
	Soro- anticorpos- células fagocitárias
	
	
	Soro- antígenos- células fagocitárias
	
	
	Soro- antígenos- células de memória.
	
	
	Vacina- anticorpos- células de memória
	
	
		2.
		Em relação aos soros e às vacinas, pode-se afirmar que:
		
	
	
	
	
	e) as vacinas induzem a formação de anticorpos específicos a cada tipo de antígeno.
	
	
	b) as vacinas protegem os indivíduos contra os microrganismos, estimulando a produção de antígenos.
	
	
	d) os soros são proteínas obtidas a partir dos agentes patogênicos
	
	
	c) o uso frequente de vacinas faz com que as bactérias produzam anticorpos, se tornando resistentes ao seu efeito.
	
	
	a) os soros são usados em casos de urgência, porque contém antígenos atenuados.
	
	
		3.
		Essa técnica consiste na reação de anticorpos com aglutininas (antígenos) presentes na superfície dos eritrócitos. É denominado de:
		
	
	
	
	
	reação de precipitação
	
	
	hemaglutinação
	
	
	radioimunoensaio
	
	
	cromatografia de imunoafinidade
	
	
	ELISA (Ensaio Imunoenzimático)
	
	
		4.
		A imunoterapia ativa mais empregada é a:
		
	
	
	
	
	terapia gênica
	
	
	soroterapia
	
	
	toxina
	
	
	farmacoterapia
	
	
	vacina
	
	
		5.
		A eritroblastose fetal é uma doença caracterizada pela incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto. Tal enfermidade ocorre quando:
		
	
	
	
	
	Antígenos são produzidos pela mãe Rh-negativa quando há exposição de eritrócitos fetais Rh-positivos.
	
	
	Anticorpos são produzidos pela mãe Rh-negativa quando há exposição de eritrócitos fetais Rh-positivos.
	
	
	Antígenos são produzidos pelo feto Rh-negativo quando há exposição de eritrócitos maternos também Rh-negativos.
	
	
	Antígenos são produzidos pela mãe Rh-positiva quando há exposição de eritrócitos fetais Rh-negativos.
	
	
	Anticorpos são produzidos pela mãe Rh-positiva quando há exposição de eritrócitos fetais Rh-negativos.
	
	
		6.
		O nascimento da Imunologia como ciência data da vacinação bem sucedida por Edward Jenner contra a varíola em 1796. A importância da imunização profilática contra doenças infecciosas é bem ilustrada pelo fato de que programas de vacinação no mundo levaram a erradicação de muitas doenças. Sobre esse tema, podemos considerar que as vacinas exemplificam qual dos mecanismos abaixo?
		
	
	
	
	
	Imunidade primária
	
	
	Soroterapia
	
	
	Imunidade passiva
	
	
	Imunidade ativa
	
	
	Imunidade secundária
	
	
		7.
		Os ensaios para anticorpos são realizados com o soro de indivíduos imunes, sendo chamados de ensaios sorológicos. As principais características na detecção desses anticorpos são listadas abaixo, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Virulência
	
	
	Quantidade
	
	
	Isótipo
	
	
	Especificidade
	
	
	Afinidade
	
	
		8.
		Os ensaios sorológicos são ensaios originalmente realizados com o soro de indivíduos imunes. São exemplos desses ensaios, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Hemaglutinação
	
	
	ELISA
	
	
	Hemograma Completo
	
	
	RIA
	
	
	Tipagem sanguínea
		1.
		Em relação às vias do sistema complento, pode-se indicar como correta a alternativa com explanação adequada:
		
	
	
	
	
	As três vias promovem a clivagem de C2 (componente central), gerando C2b, o qual poderá se ligar covalentemente à superfície bacteriana.
	
	
	As três vias promovem a clivagem de C4 (componente central), gerando C4b, o qual poderá se ligar covalentemente à superfície bacteriana.
	
	
	As três vias promovem a clivagem de C5 (componente central), gerando C5b, o qual poderá se ligar covalentemente à superfície bacteriana.
	
	
	As três vias promovem a clivagem de C3 (componente central), gerando C3b, o qual poderá se ligar covalentemente à superfície bacteriana.
	
	
	As três vias promovem a clivagem de C5 (componente central), gerando C5a, o qual poderá se ligar covalentemente à superfície bacteriana.
	
	
		2.
		Em relação ao sistema complemento é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	Conjunto de proteínas séricas do sangue que agem em uma cascata de reações para atacar o patógeno extracelular ou marcá-lo para destruição por plasmócitos.
	
	
	Conjunto de proteínas intersticiais que agem em uma cascata de reações para atacar o patógeno extracelular ou marcá-lo para destruição por eosinófilos.
	
	
	Conjunto de proteínas séricas do sangue que agem em uma cascata de reações para atacar o patógeno extracelular ou marcá-lo para destruição por fagócitos.
	
	
	Conjunto de proteínas linfáticas que agem em uma cascata de reações para atacar o patógeno extracelular ou marcá-lo para destruição por fagócitos.
	
	
	Conjunto de proteínas séricas do sangue que agem em uma cascata de reações para atacar o patógeno intracelular ou marcá-lo para destruição por fagócitos.
	
	
		3.
		A ativação do complemento resulta em liberação de:
		
	
	
	
	
	anafilotoxinas (C3a, C4a e C5a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação apenas de neutrófilos e linfócitos B.
	
	
	anafilotoxinas (C3a, C4a e C5a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação de neutrófilos, macrófagos e outros tipos celulares.
	
	
	anafilotoxinas (C3a, C4a e C5a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação apenas de neutrófilos e macrófagos.
	
	
	anafilotoxinas (C4a e C5a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação apenas de basófilos e eosnófilos.
	
	
	anafilotoxinas (Cra, C6a e C7a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação de neutrófilos, macrófagos e outros tipos celulares.
	
	
		4.
		O sistema complemento é um dos constituintes da imunidade inata, sendo composto por proteínas inativas que se encontram na corrente sanguínea. Sobre esse importante mecanismo de defesa inata, assinale a opção correta.
		
	
	
	
	
	A via clássica do complemento é ativada por imunoglobulina E (IgE).
	
	
	O MAC (Complexo de Ataque a Membrana) inicia com inserção de C7
	
	
	C4a e C1 têm função de anafilatoxinas.
	
	
	A via da lecitina é ativada por polissacarídeos microbianos como a manose.
	
	
	A via alternativa é ativada por formação de C3bBb na superfície de células de mamíferos.
	
	
		5.
		A tolerância imunológica é um mecanismo pelo qual o Sistema Imune não respondea determinados antígenos aos quais foi exposto anteriormente. Este mecanismos de tolerância pode ser dividido em dois tipos: o Central, que é o mecanismo primário para deleção dos clones de linfócitos auto-reativos e parte fundamental da maturação dos linfócitos T e B e o Periférico, que consiste na expressão das características da interação Linfócito-APC, como: estrutura do antígeno, presença de co-estimuladores, ocorrência de segundo sinal e ambiente de citocinas. Considerando as tolerâncias central e periférica, selecione a alternativa abaixo, que contempla respectivamente, alguns orgãos onde ocorrem os referidos mecanismos
		
	
	
	
	
	Tonsilas e Timo
	
	
	Linfonodo e timo
	
	
	Baço e linfonodo
	
	
	Medula óssea e linfonodo
	
	
	Tonsilas e Baço
	
	
		6.
		No que diz respeito à formação do poro na membrana pelas proteínas do sistema complemento, pode-se afirmar que:
		
	
	
	
	
	De 10 a 16 moléculas de C9 unem-se para formar um poro na membrana.
	
	
	De 8 a 10 moléculas de C5 unem-se para formar um poro na membrana.
	
	
	De 2 a 5 moléculas de C8 unem-se para formar um poro na membrana.
	
	
	De 10 a 16 moléculas de C3 unem-se para formar um poro na membrana.
	
	
	De 10 a 16 moléculas de C7 unem-se para formar um poro na membrana.
	
	
		7.
		Denomina-se Complexo de Ataque à Membrana (MAC), um importante mecanismo bioquímico de lise celular, constituinte da imunidade inata, originário de:
		
	
	
	
	
	Enzimas hidrolíticas de polimorfonucleares neutrófilos.
	
	
	Proteína básica maior do eosinófilo.
	
	
	Perforinas de origem macrofágica.
	
	
	Granzimas de linfócitos T CD8.
	
	
	Componentes C5 a C9 do complemento.
	
	
		8.
		As proteínas do Sistema Complemento complementam a ação dos anticorpos, na destruição de agentes infecciosos. Nesse caso, participam da Resposta Imune Específica. Podem também complementar a ação de proteínas da Resposta Imune Inata, como a Proteína C Reativa ou Proteína Ligadora de Manose. Considerando a participação do Sistema Complemento, em colaboração com os anticorpos das classes G ou M, selecione a alternativas abaixo, que contempla a(s) possível(eis) via(s) de ativação deste Sistema.
		
	
	
	
	
	Vias Alternativa e das Lectinas
	
	
	Via Clássica
	
	
	Via Alternativa
	
	
	Via das lectinas
	
	
	Vias da Manose
	
	
		1.
		Existem dois mecanismos que agem diretamente em células B para impedi-las de reagir contra autoantígenos. Esses mecanismos são de grande importância metabólica (e funcional) para a célula e são denominadas: deleção clonal e anergia clonal. Esses eventos são respectivamente explicados:
		
	
	
	
	
	Na deleção o linfócito B é estimulado a reconhecer autoantígeno e passa para a forma de macrófago. Já na anergia, a célula T torna-se não responsiva.
	
	
	Na deleção os linfócitos T e B são células apresentadoras de antígenos e passa para a forma de macrófago. Já na anergia, a célula B torna-se responsiva.
	
	
	Na deleção o linfócito B que reconhece o autoantígeno é induzido a morrer por apoptose. Já na anergia, a célula B torna-se não responsiva.
	
	
	Na deleção o linfócito T é estimulado a reconhecer autoantígeno e passa para a forma de macrófago. Já na anergia, a célula Th torna-se não responsiva.
	
	
	A deleção dos linfócitos T e B não geram qualquer alteração na estimulação e na vida média dos mesmos.
	
	
		2.
		O termo tolerância imunológica refere-se:
		
	
	
	
	
	a um estado de não reatividade inespecífica para determinado antígeno.
	
	
	a um estado de não reatividade específica para determinado antígeno.
	
	
	a um estado de reatividade específica para determinado antígeno.
	
	
	a um estado de reatividade inespecífica para determinado antígeno.
	
	
	a um estado de não reatividade específica para determinado anticorpo.
	
	
		3.
		Porque o vírus da AIDS deprime o sistema imunológico?
		
	
	
	
	
	parasita os linfócitos
	
	
	confere resistência as bactérias
	
	
	inibe a diapedese
	
	
	fagocita as imunoglobulinas
	
	
	fagocita os leucócitos
	
	
		4.
		Marque a alternativa em que se verifica a seguinte afirmativa: "Capacidade de reagir contra enorme variedade de microrganismos mas não contra antígenos próprios".
		
	
	
	
	
	Tolerância Imunológica.
	
	
	Tolerância adaptativa.
	
	
	Tolerância neurológica.
	
	
	Tolerância adquirida.
	
	
	Tolerância linfocítica.
	
	
		5.
		A Autoimunidade, corresponde a uma reatividade imunológica aos antígenos próprios, que acarreta danos teciduais. Na população geral, aproximadamente 3,5% dos indivíduos desenvolvem este tipo de doenças, sendo as mulheres as mais susceptíveis. Dentre as alternativas abaixo, selecione a única que NÃO é exemplo de doença autoimune.
		
	
	
	
	
	Anemia Ferropriva
	
	
	Esclerose Múltipla
	
	
	Lúpus eritematoso sistémico (LES)
	
	
	Miastenia Grave
	
	
	Artrite Reumatóide
	
	
		6.
		O complemento compreende mais de 20 proteínas séricas diferentes que são produzidas por uma variedade de células incluindo, hepatócitos, macrófagos e células epiteliais do intestino. Algumas proteínas do complemento ligam-se a imunoglobulinas ou a componentes de membrana das células. Outras são proenzimas que, quando ativadas, clivam uma ou mais outras proteínas do complemento. Com a clivagem algumas das proteínas do complemento liberam fragmentos que ativam células, aumentam a permeabilidade vascular ou opsonizam bactéria. Analise as alternativas abaixo sobre o complemento e marque a resposta correta:
		
	
	
	
	
	As três vias clássica, lectina e alternativa levam à ativação da C5 convertase e resulta na produção de C5b que é essencial para a ativação da via do ataque à membrana.
	
	
	A via clássica do sistema complemento não depende da produção de anticorpos específicos.
	
	
	Apenas a via clássica de ativação do sistema complemento promove a clivagem de C3 (componente central), gerando C3b, o qual poderá se ligar covalentemente à superficie bacteriana.
	
	
	A via alternativa de ativação do sistema complemento depende da proteína ligadora da manose do plasma em reconhecer carboidratos das superfícies bacterianas.
	
	
	Em todas as vias do sistema complemento é desencadeada espontaneamente pelo ambiente físico-químico local criado pela presença dos constituintes de superfícies bacterianas.
	
	
		7.
		A tolerância imunológica se baseia em um estado de não reatividade específica para determinado antígeno. PORQUE: A autotolerância impede que o organismo elabore um ataque contra seus próprios constituintes. Sobre as duas afirmativas é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	As duas são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	
	As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si .
	
	
	A primeira é uma afirmativa falsa, e a segunda , verdadeira.
	
	
	A primeira é uma afirmativa verdadeira, e a segunda , falsa.
	
	
	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
		8.
		A doença auto-imune ocorre quando uma resposta imune adaptativa específica é montada contra os auto-antígenos. A consequência normal de uma resposta imune adaptativa contra um antígeno estranho é a eliminação do antígeno do corpo. As células infectadas por vírus, por exemplo, são destruídas pelas células T citotóxicas, enquanto os antígenos solúveis são eliminados pela formação de complexos imunes., que são captados pelascélulas do sistema fagocítico mononuclear como os macrófagos. Porém, quando a resposta imune adaptativa se desenvolve contra os auto-antígenos, usualmente é impossível para os mecanismos efetores imunes eliminar completamente o antígeno; assim, a resposta é mantida. A consequência é que as vias efetoras da imunidade causam lesão inflamatória crônica aos tecidos, a qual pode ser letal (Janeway et al., 2000). Assinale a alternativa e que se pode identificar dois fatores exógenos envolvidos no risco de desenvolvimento de doenças auto imunes:
		
	
	
	
	
	Doenças infecciosas que causam uma reação de hipersensibilidade patológica; Exposição prolongada aos raios UVA.
	
	
	Exposição prolongada aos raios UVA; Uso de drogas.
	
	
	Deficiência nutricional; Doenças relacionadas ao uso de drogas.
	
	
	Doenças infecciosas que causam uma reação de hipersensibilidade patológica; Uso de antibióticos.
	
	
	Distúrbios causados pela resposta imune; Uso de antibióticos.
		1.
		A alergia é, imunologicamente, classificada como:
		
	
	
	
	
	Hipersensibilidade do tipo I.
	
	
	Doença de enxerto.
	
	
	Doença auto-imune.
	
	
	Hipersensibilidade do tipo IV.
	
	
	Doença hormonal.
	
	
		2.
		A imunoglobulina da classe IgE liga-se a receptores Fc de alta afinidade:
		
	
	
	
	
	nos plasmócitos e nos neutrófilos, sensibilizando estas células, que liberam mediadores farmacológicos após o contato com o antígeno.
	
	
	nos mastócitos e nos macrófagos, sensibilizando estas células, que liberam mediadores farmacológicos após o contato com o antígeno.
	
	
	nos macrófagos e nos basófilos, sensibilizando estas células, que liberam mediadores farmacológicos após o contato com o antígeno.
	
	
	nos mastócitos e nos basófilos, sensibilizando estas células, que liberam mediadores farmacológicos após o contato com o antígeno.
	
	
	nos linfócitos e nos basófilos, sensibilizando estas células, que liberam mediadores farmacológicos após o contato com o antígeno.
	
	
		3.
		A alternativa relacionada adequadamente à hipersensibilidade tipo I é caracterizada por uma reação alérgica que se estabelece imediatamente após o contato com o antígeno (5 a 15 min.) por indivíduo sensibilizado. A resposta citada é mediada por:
		
	
	
	
	
	IgM.
	
	
	IgD.
	
	
	IgG.
	
	
	IgA.
	
	
	IgE.
	
	
		4.
		A doença hemolítica do recém-nato, também conhecida como eritroblastose fetal, é uma hipersensibilidade caracterizada pela incompatibilidade materno-fetal do sistema Rh. Em relação a esta situação, é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	a doença ocorre quando, durante a gestação, hemácias Rh+ do bebê caem na circulação da mãe Rh-.
	
	
	a doença ocorre devido à produção de anticorpos anti-Rh produzidos pela mãe.
	
	
	o bebê deve tomar a vacina Rhogan para evitar a doença
	
	
	a doença ocorre quando, durante o parto, hemácias Rh- do bebê caem na circulação da mãe Rh+.
	
	
	a doença ocorre quando, durante o parto, leucócitos da mãe caem na circulação do bebê.
	
	
		5.
		Que tipo de hipersensibilidade tem como exemplo a Mysatenia gravis?
		
	
	
	
	
	Hipersensibilidade do tipo I
	
	
	Hipersensibilidade do tipo V
	
	
	Hipersensibilidade do tipo II
	
	
	Hipersensibilidade do tipo IV
	
	
	Hipersensibilidade do tipo III
	
	
		6.
		Dentre os mediadores da Hipersensibilidade do Tipo III estão:
		
	
	
	
	
	IgM e Sistema Complemento
	
	
	Linfócitos T e Sistema Complemento
	
	
	IgG e Sistema Complemento
	
	
	IgM e IgG
	
	
	Iga e IgD
	
	
		7.
		A asma alérgica e a febre do feno são exemplos de condições patológicas de hipersensibilidades classificadas respectivamente como sendo dos tipos:
		
	
	
	
	
	I e I
	
	
	III e IV
	
	
	II e I
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	
		8.
		É o termo usado para designar uma reação exacerbada do sistema imune a uma substância estranha ao organismo:
		
	
	
	
	
	Doença auto-imune
	
	
	Resposta imune humoral
	
	
	Hipersensibilidade
	
	
	Resposta imune celular
	
	
	Resposta imunológica
	
	
		1.
		Os linfócitos B são células efetoras da imunidade humoral contra as células tumorais por funcionarem como Células apresentadoras de antígenos ou por serem ativadas por linfocinas liberadas pelos linfócitos T CD4+. São exemplos de mecanismos de ação dos anticorpos contra as células tumorais:
		
	
	
	
	
	Exocitose
	
	
	Fagocitose
	
	
	Fixação do complemento
	
	
	Enxertos
	
	
	Pinocitose
	
	
		2.
		O transplante de órgãos ou tecidos procedentes do próprio indivíduo é conhecido como:
		
	
	
	
	
	aloenxerto
	
	
	isoenxerto
	
	
	autoenxerto
	
	
	totienxerto
	
	
	xenoenxerto
	
	
		3.
		A rejeição hiperaguda caracteriza-se por:
		
	
	
	
	
	Ocorrer meses e anos após o transplante, e podem estar associadas a uma gradual perda da função do órgão transplantado.
	
	
	Ser mediado por linfócitos T, que infiltram o aloantígeno, sofrem expansão clonal e causam destruição de tecidos.
	
	
	Ser a rejeição mais comum, ocorrendo frequentemente nos primeiros seis meses após a realização do transplante.
	
	
	Poder ser controlada por drogas imunossupressoras, que são muito eficazes na prevenção desta rejeição.
	
	
	Ocorrer em minutos, horas ou poucos dias após a intervenção cirúrgica.
	
	
		4.
		Na imunidade dos transplantes, existem transplantes de órgãos ou tecidos procedentes do próprio indivíduo, o que não leva ao desenvolvimento de resposta imune. Neste caso, como é chamado este tipo de transplante?
		
	
	
	
	
	enxerto
	
	
	autoenxerto
	
	
	isoenxerto
	
	
	xenoenxerto
	
	
	aloenxerto
	
	
		5.
		A ação do sistema imune na rejeição de transplantes compromete o sucesso desta intervenção médica. PORQUE A rejeição é causada por respostas imunes a aloantígenos do enxerto, que são proteínas que variam de indivíduo para indivíduo dentro da espécie e são, portanto, percebidas como estranhas pelo receptor. Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	a primeira é uma afirmativa verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	
	as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	
	as duas são falsas
	
	
		6.
		Muitos tumores são capazes de expressar antígenos que podem vir a induzir resposta imune adaptativa celular e humoral. Tais antígenos estão divididos em dois grupos que são os:
		
	
	
	
	
	Antígenos Associados a Tumores e Antígenos Desassociados a Tumores
	
	
	Antígenos Tumorais Exclusivos e Antígenos Associados a Tumores
	
	
	Antígenos de Tumores Direcionais e Antígenos de Tumores Não Direcionais
	
	
	Antígenos Tumorais Alternativos e Antígenos Tumorais Exclusivos
	
	
	Associação de Antígenos Específicos e Antígenos Tumorais Associativos
	
	
		7.
		O transplante de órgãos ou tecidos procedentes do próprio indivíduo, onde não há desenvolvimento de resposta imune, denomina-se:
		
	
	
	
	
	Autoenxerto
	
	
	Xenoenxerto
	
	
	Aloenxerto
	
	
	Transenxerto
	
	
	Isoenxerto
	
	
		8.
		A rejeição aos transplantesé uma resposta maléfica que deve ser evitada em prol da boa capacidade adaptativa das células transplantadas. O tipo de rejeição que é caracterizada por ocorrer em minutos, horas ou poucos dias após a intervenção cirúrgica, é classificada como:
		
	
	
	
	
	Crônica
	
	
	Hiperaguda
	
	
	Tardia
	
	
	Tipo I
	
	
	Aguda

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes