Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL 2 AULA 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

a) Pode o policial militar ser candidato a vereador sem se afastar definitivamente da corporação? Sim, o militar com mais de dez anos, ficará agregado durante o período de campanha eleitoral e se este for eleito, no ato da diplomação, passa para a reserva e o militar com menos tempo de serviço, será afastado do cargo. Art. 14, §8º c/c art. 42 da CF 
b) Está correto o entendimento segundo o qual a vedação de filiação partidária, enquanto em serviço ativo, não se estende aos militares dos estados? 
Não, pois se aplica ao policial e bombeiro militar conforme o art. 142, §3º, V da CF. Princípio da simetria que leva para o plano estadual a proibição de filiação partidária. 
c) Está correta a orientação no sentido de que o registro da candidatura suprirá a falta de filiação partidária? 
Sim, no sentido que a jurisprudência do STF, ele participa da convenção coletiva, sendo considerado membro do partido e a partir do registro de sua candidatura, se torna agregado.	 
d) Poderá o militar, se não for eleito, retornar aos quadros da polícia militar? 
Sim. Se o militar tiver mais de dez anos, ficará agregado durante o período de campanha eleitoral, podendo pedir o retorno à ativa. Se for eleito, passa para a reserva. ( art 14 , §8º, ll, CRF/88)

Outros materiais