Buscar

circuit training

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Slide 2
Circuit training 
O que é?
O circuit training é um programa de treinamento ou uma aula com duração média de uma hora. Durante esse período, os participantes realizam exercícios de resistência muscular localizada em diversas "estações" que são: exercícios dispostos sequencialmente, de forma que permitem alternância dos grupos musculares, para que não haja grande sobrecarga num único grupo.
Origem
O treinamento em circuito foi idealizado por R. E. Morgan e G. T. Adamson em 1953 na Universidade de Leeds, na Inglaterra. O principal motivo era o rigoroso inverno inglês, que não permitia aos atletas treinarem ao ar livre, e a impossibilidade de adaptação do treinamento intervalado em recintos fechados. Surgiu, então, um modelo de treinamento que utiliza um espaço menor e possibilita o desenvolvimento de algumas capacidades físicas.
Slide 3
Características
Condicionamento cardiopulmonar e neuromuscular de atletas que necessitem resistência aeróbica ou anaeróbica, RML, força explosiva, flexibilidade ou velocidade. Por seu caráter geral, não desenvolve nenhuma qualidade (talvez com exceção da RML) em seu grau máximo. É, portanto, um método complementar dos demais.
Peculiaridades:
O fator especificador do circuito será a qualidade física visada e o desporto considerado.
Consiste numa série de exercícios (estações) dispostos sequencialmente e realizados sucessivamente em interrupção (não há intervalos).
Visando preservar o surgimento precoce da fadiga, deve-se alterar as intensidades e os grupos musculares trabalhados, de uma estação para outra, tendo cuidado de escolher exercícios de fácil execução.
Embora o circuito seja o mesmo para cada modalidade, ele deve ser calibrado em termos de intensidade e volume.
Biomecânica
 Utilizar mais músculos significa mais gasto de energia
Com esse programa de treinamento utilizo exercícios para o corpo todo em cada sessão de treino uma vez que o custo metabólico de um exercício está diretamente relacionado com a quantidade de músculos trabalhado. Deve-se elaborar o treino com exercícios multiarticulares como agachamento, flexões de braços, remadas etc..que irão trabalhar os músculos de membros inferiores e superiores treinando dia sim dia não para poder permitir uma recuperação adequada. Cada Profissional tem a sua estratégia que achar melhor para seu aluno.
– Tempo curto
Respeitando a individualidade de cada um realizar mais exercícios em menos tempo. Utilizar 30” a 45” de execução perfeita de cada exercício nas estações ou 15 a 20 repetições conforme a metodologia de cada professor com um descanso mínimo entre as passagens. O segredo para otimização de resultados é treinar a níveis de esforços máximos ou submáximos caso contrário os efeitos metabólicos e os resultados não irão ser os melhores.
– Velocidade de execução de movimento
A velocidade de execução dos exercícios devem ser de moderado a rápido na fase concêntrica do movimento realizando de forma explosiva sem sacrificar a técnica adequada e na fase excêntrica realizar de forma um pouco mais lenta sem perde a qualidade de movimento e postura. Em números podemos dizer 1” na fase concêntrica por 2” excêntrica.
http://kilorias.band.uol.com.br/circuit-training-uma-das-melhores-estrategias-de-emagrecimento-e-definicao-muscular/
http://www.educacional.com.br/educacao_fisica/treinamento/treinamento4.asp
http://www.birafitness.com/circuit_training.htm

Outros materiais