Buscar

Relatório Quimica preparo de soluções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA GERAL
	CURSO
	Engenharia
	TURMA
	3056
	DATA
	09/10/2017
	Aluno/
Grupo
	Brena Karelly Gomes Silva
Cleilson Augusto da Silva
Leandro Mendes Lima
	TÍTULO
	Preparo de soluções
	OBJETIVOS
	Aprender a preparar diferentes tipos de soluções de uso comum em laboratório. Preparar uma solução com concentração definida.
	
	
	INTRODUÇÃO
	A matéria é composta de misturas ou de substâncias. A maior parte das matérias encontradas consiste de misturas de diferentes substâncias. As substâncias que compõem uma mistura são chamadas componentes da mistura e elas mantêm suas próprias identidades químicas e, portanto, suas propriedades.
Enquanto as substâncias puras têm composições fixas, as composições das misturas podem variar muito. Uma mistura em que é possível identificar a presença de dois ou mais componentes é denominada mistura heterogênea. Algumas misturas heterogêneas podem parecer uniformes, mas com uma análise detalhada, através de lentes de aumento, por exemplo, se torna visível a presença de dois ou mais componentes. Solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias (átomos, moléculas ou íons). O soluto é a substância em menor quantidade presente na solução, e o solvente é a substância existente em maior quantidade.
Como o solvente mais abundante na natureza, a água possui uma das propriedades mais importantes que é a capacidade de dissolver uma grande variedade de substâncias. As soluções nas quais a água é o solvente são chamadas soluções aquosas. Nas soluções, as moléculas ou íons estão bem dispersos, de forma que a composição deles é a mesma em toda a amostra. A formação de uma solução consiste na mistura de substâncias em nível molecular, tendo como requisito primordial a afinidade entre partículas da substância dispersa (soluto) e partículas do meio de dispersão (solvente). As forças que atuam entre soluto e solvente são de caráter essencialmente eletrostático e podem ser idênticas ou não às forças que atuam nos componentes puros da mistura. A formação de uma solução envolve uma mudança física, e não uma transformação química, tal como uma reação química. Em uma solução, os componentes individuais estão subdivididos em partículas de tamanho molecular e só podem ser separados por processos físicos, como por exemplo: por evaporação ou por cristalização. As soluções podem existir em qualquer dos três estados da matéria – gasoso, líquido e sólido – do mesmo modo que os solutos e os solventes.
(Nesse experimento vamos trabalhar apenas com soluções entre sólido e liquido).
As soluções de sólidos em líquidos, principalmente tendo a água como solvente, estão entre as mais comuns no laboratório e na indústria. Por essa razão, as propriedades e os aspectos estruturais dessas soluções são amplamente estudados. Quando um sólido se dissolve em um líquido, diferentes fatores devem ser considerados. No sólido, as moléculas ou íons estão dispostos em um arranjo organizado e as forças atrativas estão no seu máximo. Em princípio, para que as partículas do soluto entrem numa solução, as forças de atração soluto-solvente deverão ser suficientemente fortes para superar as forças atrativas que mantêm o sólido ligado. Por exemplo, consideremos a dissolução de cristais de CoCl2 em água líquida à temperatura ambiente. Gradualmente os cristais começam a se dissolver na água, tornando-a avermelhada ao redor deles. Esse espalhamento ocorre porque as moléculas do cloreto de cobalto difundem-se da região de maior concentração (sólido) para a região de menor concentração (água). A maior solubilidade de um soluto em um solvente é uma consequência das forças intermoleculares que mantêm unidas as moléculas desse solvente. Quando um soluto é muito solúvel em determinado solvente, as forças que mantêm este soluto organizado encontram-se mais fracas do que as forças de afinidade deste com o solvente. Assim, o valor da solubilidade aumenta.
Com frequência os químicos expressam concentrações em termos de porcentagem (partes por cem). Infelizmente, essa prática pode ser uma fonte de ambiguidade, pois a composição porcentual de uma solução pode ser expressa de várias maneiras. Três métodos comuns são:
	REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
	Reagentes:
Hidróxido de sódio (NaOH) 5% m/v.
Água destilada (H2O)
Materiais:
Balança analítica 
Béquer
Espátula
Balão volumétrico 
Funil de vidro
Pipeta de plástico
	PROCEDIMENTOS
	
Calculou-se a massa do soluto. Para medir sua massa, tarou-se a balança com o béquer em cima e adicionou-se a quantidade de massa calculada para esse experimento. No béquer, dissolveu-se o soluto com metade do volume de H2O a ser usado por aproximadamente 4 minutos. Transferiu-se a mistura para o balão volumétrico com o auxílio de um funil de vidro. Limpou-se o béquer com H2O, 3 vezes, para que saísse todos os resíduos das paredes do béquer, e completou-se ao balão volumétrico. Também limpou-se o funil de vidro da mesma forma que o béquer. Com a pipeta completou-se até chegar o volume de 100mL de solução no balão volumétrico observando-se a regra do menisco e homogeneizar. Após o preparo da solução, guardou-se em um recipiente adequado com rotulo e especificações importantes como a sua formula química, concentração, nome dos responsáveis e data.
	RESULTADOS e DISCUSSÃO
	
Calculou-se a massa do soluto e obteve-se:
C(M) = 
Mediu-se então 2g de NaOH na balança dentro do béquer. 
Misturou-se a solução até ficar homogênea. 
 
	CONCLUSÃO
	Vimos nesse experimento como calcular a massa de um soluto 5% m/v. 
Observamos que ao misturar o hidróxido de sódio com H2O, sua temperatura subiu devido ser um ácido corrosivo. 
No rotulo: A solução homogeneizada aquosa de hidróxido de sódio (NaOH), possui 2g de NaOH em 100mL de H2O. A equipe responsável 2A (Brena K., Cleilson A. e Leandro M.). Em 09 de outubro de 2017. Com o auxílio do professor responsável Guilherme Bretz Lopes.
	REFERÊNCIAS
	
SANTOS, Cláudia Maria Campinha dos. Química geral / Cláudia Maria Campinha dos Santos, Marilda Nascimento Carvalho, Nélia da Silva Lima. 1º ed. Rio de Janeiro. Lexikon, 2015. Páginas 148, 149 e 157.

Outros materiais