Buscar

Aspectos Antropológicos Forum Estacio EAD - Matematica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Forum B – aula 4 e 5 – Aspectos Antropologicos. 
Karl Marx
Karl Marx acreditava em sociedades divididas entre proprietários e não proprietários, a classe social dominante controla a produção, a circulação e a distribuição das ideias. Além disso via a Ideologia como inversão do real, véu que encobria a realidade social e suas contradições, mantendo os interesses da classe dominante, ocultando as relações de exploração, favorecendo a permanência do modo de produção vigente. Para Marx a educação era entendida como plena realização da humanidade, no desenvolvimento de suas capacidades físicas e intelectuais.
Max Weber
A sociologia na concepção de Max Weber confere importância central à noção de ação social, sob a ótica dos valores atribuídos pelos indivíduos em suas relações de interdependência. Para Weber a sociedade moderna capitalista é caracterizada pela racionalização em todas as relações sociais. A Burocracia é compreendida como ordem social centrada na eficiência possibilitando a dominação racional legal. Já a educação é vista como meio de estratificação na moderna sociedade capitalista, submetida a critérios burocráticos de racionalidade.
Pierre Bourdieu 
As reflexões de Pierre Bourdieu dialogavam tanto com as esferas de Max Weber, como com as classes de Karl Marx. Bourdieu argumentava que há estruturas objetivas no mundo social que podem coagir a ação dos indivíduos. Partindo deste princípio, destaca-se a análise de como os indivíduos incorporam a estrutura social, Seu mundo social era construído sobre três conceitos: 
- campo: espaço simbólico no qual os confrontos legitimam as representações
- habitus: capacidade dos sentimentos, dos pensamentos e das ações dos indivíduos de incorporar determinada estrutura social.
- capital: acúmulo de forças que o indivíduo pode alcançar no campo. 
Além disso Bourdieu via a herança familiar e a escola como ratificação e reprodução das desigualdades sociais.

Outros materiais