Buscar

Prova Dto Familia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

*Matrimonial: decorre do casamento.
*Mono Parental: constituída por um dos genitores com seus filhos;
*Informal: decorrente de união estável;
*Homoafetiva: pessoas do mesmo sexo;
*Sócioafetiva: permite a filiação de mais de um pai e/ou mãe;
*Multi Parental: decorre da família socioafetiva, vez que quando a pessoa tem mais de um pai/mãe, estende-se a todos os demais graus de parentesco.
*Parental ou Anaparental: constituída somente pelos filhos;
*Recomposta/Pluriparental/Mosaico: casal, no qual um ou ambos tem filhos provenientes de um casamento ou relação prévia.
*Substituta: prevista pelo ECA; ocorre a inserção da criança ou adolescente em outra família que substituía biológica.
*Poli Afetiva: várias uniões estáveis.
Natureza Jurídica: Pelo fim tutelado pode ser considerado um direito “quase público”; É direito privado com ingerência do direito público; • Ramo do direito privado, apesar do interesse estatal.
Função da Família:
Biológica: Preservação/aprimoramento da espécie.
Educacional: Preparação dos filhos menores para a vida em sociedade.
Econômica: Produção dos bens necessários à vida humana.
Espiritual: família, o local privilegiado das práticas religiosas.
Afetiva: indispensável à estruturação psíquica do ser humano e construção de sua identidade e autoestima.
Princípios:
1-Dignidade da Pessoa Humana: Orienta relações familiares e assistenciais, impondo respeito à pessoa e a sua realização afetiva; Possibilita o pleno desenvolvimento sócio-afetivo-econômico; Prevalência da afetividade sobre o caráter patrimonial no Dto de Família.
2- Igualdade Jurídica dos Cônjuges e Companheiros: igualdade entre homem e mulher; Igualou-se a idade núbil; Extinção do “adultério precoce” (perda da virgindade) como causa de anulação do casamento; Transformou pátrio poder em poder parental ou familiar (poder-dever).
3- Igualdade Jurídica de todos os filhos: Proíbe discriminação ou tratamento diferenciado entre filhos, decorrentes do casamento, de relações extra matrimoniais ou adoção; Filiação é jurídica, possuindo como espécies: a filiação biológica e a filiação sócio afetiva.
4- Da Paternidade Responsável e do Livre Planejamento Familiar: Responsabilidade dos genitores no planejamento familiar e na condução do desenvolvimento de seus filhos; Planejamento familiar não pode sofrer intervenção do Estado; Dever de o Estado promover, com absoluta prioridade, a proteção das crianças e adolescentes, consideradas seres em desenvolvimento.
5- Da Pluralidade das Entidades Familiares: Direito de Família orientado pela afeição mútua e pelo pluralismo; Previsão de outras formas de constituição de família. Ex: União estável; Previsão exemplificativa, permitindo outras formas de constituição de família reconhecidas por legislação ordinária.
6- Da Solidariedade Familiar: Dever de socorro, proteção, assistência e alimentos para garantir uma vida digna e o pleno desenvolvimento da pessoa e de sua personalidade.
7- Melhor Interesse da Criança e do Adolescente: Cláusula geral de proteção da criança e do adolescente. 
8- Da Monogamia: Sociedade pautada pela singularidade das relações; Suposição de que entrega mútua somente possível no relacionamento monogâmico, não permitindo existência simultânea de dois ou mais vínculos afetivos concomitantes; Edificada na idéia da importância da família, da sua manutenção como entidade íntegra e harmoniosa; Nos países cristãos, a monogamia é o modo de união conjugal conforme fins culturais da sociedade, como forma mais apropriada para a conservação individual, dos cônjuges e prole; Considerada forma natural de aproximação sexual da raça humana.
9- Princípio da Afetividade: principal fundamento das relações familiares; Afeto decorre da valorização constante da dignidade humana; Vínculo familiar é mais vínculo de afeto do que vínculo biológico.
Espécies de Parentesco:
a) Natural, biológico ou consangüíneo: vínculo biológico ou de sangue.
b) Civil (socioafetivo): Decorre de adoção; reprodução assistida heteróloga; parentalidade socioafetiva. Adotado tem os mesmos direitos do filho consangüíneo. “Estado de Filho”
c) Por afinidade: Afinidade decorre da lei; Casamento não cria parentesco entre homem e mulher (são cônjuges); Simetria com a contagem dos graus no parentesco; Comporta duas linhas: a reta e a colateral; Afins em linha reta ascendente: sogro, sogra, padrasto e madrasta (mesmo grau que pai e mãe); Afins na linha reta descendente: genro, nora, enteado, enteada (mesmo grau que filho e filha); Afinidade na linha reta é sempre mantida; • Afinidade colateral (cunhadio) extingue-se com término do casamento; Assim, inexiste impedimento do viúvo (divorciado) casar com a cunhada.
Linhas e Graus de Parentesco
Reta: é ilimitada; descendentes e ascendentes (bisavós, avós, pais, filhos, netos, bisnetos... )
Colateral (4º): descendentes (irmãos, primos, tios, sobrinhos).
Teorias:
Contratualista/Individualista: é contrato; resulta de acordo de vontades. 
Institucionalista/Supra Individualista: Nasce da vontade dos nubentes, mas forma e efeito são preestabelecidos em lei, dependendo, para sua efetivação, da intervenção da autoridade eclesiástica ou judiciária.
Mista/Eclética: ato complexo (contrato+ingresso em instituição social+regras de ordem pública). Dominante.
Características do Casamento
a) Liberdade da escolha do cônjuge (afetividade); b) Solenidade "De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, devos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados.” c) Ordem Pública; d) Exclusividade (monogamia); e) Dissolubilidade (pelo divórcio); f) Isonomia entre os cônjuges. 
Habilitação: Docs: certidão de nascimento; 2 testemunhas; Decl. do estado civil, domicílio e residência dos contraentes e pais; Cert. de óbito, de sentença declaratória de nulidade ou de anulação de casamento, transitada em julgado.
Etapas: Pedido de Habilitação perante oficial do Registro Civil – Proclamas (15dias) – Vista ao MP (se houver impugnação do Oficial, do MP ou terceiro, a habilitação é submetida ao juiz) – Se não houver, o cartório entrega o certificado de habilitação com prazo de validade de 90 dias – Celebração do casamento. 
Com Habilitação Prévia: Noivo vai ao cartório, pede habilitação. Sai os proclamas, é homologado, emitido certificado de habilitação com validade de 90 dias, celebração religiosa (90 dias para pedir o registro de casamento-efeito EX TUNC)
Com Habilitação Posterior: Noivos casam na igreja, vão ao cartório, fazem o pedido de habilitação, sai os proclamas, é homologado certificado, prazo de 90 dias para pedir o registro de casamento (só os nubentes podem pedir), efeito EX TUNC.
Idade Núbil: 16 anos (entre 16 e 18, autorização, se não emancipados; Se houver divergência dos responsáveis, o juiz quem resolve. Regime de separação de bens.
Pressupostos de Existência do Casamento: Consentimento; Celebração por Autoridade Competente; (realizado por quem não é competente é Inexistente; Cônsul realiza casamento no estrangeiro).
Confirmação do casamento: 2 correntes: *Vínculo estabelecido quando autoridade celebrante declarar efetuado o casamento (1514). *Vínculo estabelecido com o consentimento dos nubentes. Efeito prático? Saber se morreram no estado de casados.
Prova do Casamento: nomem (documentos em que um utiliza sobrenome do outro); - tractatus (tratamento público e mútuo como se casados fossem); - fama ou reputatio (reconhecimento do meio social como casados).
Validade do Casamento: Puberdade, Potência, Sanidade.
Dos Impedimentos: (1.521) Não podem casar: I - os ascendentes com descendentes; II - os afins em linha reta; III - o adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante; IV - os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau inclusive; V - o adotado com o filho do adotante; VI - as pessoas casadas; VII - o cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte.
Casamento Sob Coação Moral: É anulável. Prazodecadencial: 04 anos a contar da celebração; Sob coação física é inexistente.
Casamento AVUNCULAR: (Tio/Sobrinha): Doutrina majoritária permite; autorização JUDICIAL após parecer de 2 médicos sobre inexistência de prejuízo para prole eventual.
Causas Suspensivas: Retira efeitos patrimoniais. Casamento Putativo: Cônjuges acreditam estar legalmente casados, mas há um vício que o torna anulável ou nulo. Ex.: Erro de fato - Casamento de duas pessoas que desconhecem o fato de serem pai e filha. Ex.: Erro de direito - Casamento entre sogra e genro. Cientes do parentesco, mas desconhecem proibição para se casarem.
• Efeitos que persistem após anulação: Direito de usar o nome; Emancipação; Pensão alimentícia;
Efeitos em Relação aos Cônjuges: • Cônjuge de boa-fé aproveita os efeitos civis, de má-fé indeniza por ato ilícito; • Se morte antes da sentença, viúvo inocente conserva bens herdados por sucessão do cônjuge de má-fé. • Cônjuge culpado não pode auferir proveito do casamento anulado, perdendo retroativamente todo direito sobre a sucessão do outro. • Cônjuge culpado não tem direito à meação dos bens que cônjuge de boa-fé trouxe para o patrimônio comum. • Cônjuge inocente tem garantida partilha conforme regime de bens no casamento
Efeitos em Relação aos Filhos: • Direitos iguais e plenos. • Cônjuge de má-fé não tem direito à meação dos bens do outro se casado pelo regime da comunhão parcial. • Inocente tem direito à meação do patrimônio trazido pelo culpado.
Não devem casar: I- viúvo ou a viúva que tiver filho do cônjuge falecido, enquanto não fizer inventário dos bens do casal e der partilha aos herdeiros; II- viúva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, até dez meses depois do começo da viuvez, ou da dissolução da sociedade conjugal; III- divorciado, enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal; IV- tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmãos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto não cessar a tutela ou curatela, e não estiverem saldadas as respectivas contas.
Afastamento da Suspensão: Se comprovada inexistência de prejuízo para herdeiro, ex-cônjuge ou pessoa tutelada ou curatelada e se comprovado o nascimento de filho ou inexistência de gravidez.
Oposição dos Impedimentos e das Causas Suspensivas: Podem ser argüidas por: Parentes em linha reta (consangüíneos ou afins) e Parentes colaterais em 2º grau (consanguíneos ou afins).
Formas Excepcionais: Casamento nuncupativo; Em Caso de moléstia grave e Por procuração.
Casamento Nuncupativo/in extremis/in articulo mortis: Celebração sem presença da autoridade, se um dos nubentes estiver em iminente risco de vida; 6 testemunhas sem parentesco na linha reta ou colateral em 2º. Para confirmação as testemunhas devem comparecer, nos 10 dias seguintes ao ato, perante autoridade judiciária mais próxima, para tomar por termo suas declarações de que, em suas presenças os nubentes declararam, de livre e espontânea vontade, que recebiam-se por marido e mulher.
Casamento em Caso de Moléstia Grave: Não obedece todas formalidades legais, em vista do estado de saúde de um dos nubentes; Moléstia com seguintes características: a) Impedir nubente de comparecer à presença da autoridade competente para a celebração; b) Impossibilidade de adiar casamento.
Nuncupativo x Moléstia Grave
Nuncupativo: Não houve expedição do certificado de habilitação; Celebrado apenas diante de testemunhas; 6 testemunhas.
Grave Moléstia: Certificado de habilitação expedido anteriormente; Juiz ou autoridade competente celebra casamento (em regra); 2 testemunhas.
Por Procuração: Celebrado sem presença de um ou ambos os nubentes; Mandato válido por 90 dias.
Efeitos do Casamento: Efeitos sociais; pessoais e patrimoniais.
Efeitos Sociais: Estabelecimento do debitum conjugale entre consortes; Constituição de família constitucionalmente protegida; Antecipação da maioridade civil; Atribuição do estado civil de casado... 
Efeitos Pessoais: Possibilidade de adoção do sobrenome do outro; I. Fidelidade recíproca; II. Vida em comum no domicílio conjugal; III. Mútua assistência moral, patrimonial e espiritual; IV. Sustento, guarda e educação dos filhos; V. Respeito e consideração mútuos
Efeitos Patrimoniais: Regime de bens; Obrigação alimentar; Constituição do bem de família; Usufruto dos bens dos filhos menores; Direitos sucessórios.
Princípios aplicáveis aos regimes de bens: Da liberdade de escolha; Da variedade de regimes; Mutabilidade motivada ou justificada (EX NUNC - Requisitos: Ação judicial a pedido dos cônjuges; Apresentar razões justificadoras da alteração e Não causar prejuízo a terceiros).
Regime de separação obrigatória de bens: Pessoas que contraíram casamento em inobservância das causas suspensivas; Pessoas maiores de 70 anos; Todos que precisam de autorização judicial para o casamento.
Atos que dependem da anuência do consorte: Alienar ou gravar de ônus real (hipoteca, anticrese...) bens imóveis; Pleitear como autor ou réu, acerca desses bens ou direitos; Prestar fiança ou aval; Doações nupciais feitas aos filhos só tem validade, sem a outorga, se o bem sair do patrimônio disponível do cônjuge doador.

Outros materiais