Buscar

HELIO, Coluna de Opinião

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TÓPICOS 
CONTEMPORÂNEOS DE CONTABILIDADE
CONTABILIDADE
 
ALUNO: HELIO RODRIGUES DE BRITO
a) É possível elaborar uma demonstração econômico-financeira que, sozinha, seja capaz de atender ao interesse de todos os usuários da contabilidade? Mais que isso: a contabilidade tem, de fato, a obrigação de atender a “interesses” de usuários?
Uma demonstração econômico-financeira Fornecem informações relevantes sobre a situação econômica e financeira de uma empresa em um dado momento, como sua lucratividade, rentabilidade, situação de liquidez, nível de endividamento, etc, juntando com análise das DFs possibilita igualmente avaliar a evolução histórica da empresa, bem como fornecer subsídios para projeções futuras. Assim sendo a possibilidade uma demonstração sozinha atender interesses dos usuários a que se opor é aplicada, um exemplo é o Balanço Patrimonial (o cérebro da entidade), mas é conclusivo quando pensamos o que é preciso estruturar até chegar a essa demonstração, são inúmeras informações, dados, colhidos de diversos setores para um só resultado, a certidão da vida da entidade. Então, para os usuários conservadores não é possível elaborar sem aos menos dedicasse a vários estudos para conseguir a quase perfeição dos acertos, concretizando assim uma evolução contábil socioeconômico.
b) Embora seja, formalmente, uma ciência social aplicada, a compilação de dados e a geração de informes - que, em geral, fazem parte das atribuições dos contadores – trazem a contabilidade para o universo da comunicação. Por esta razão, o CPC 00 abrange a discussão acerca de quais são (ou devem ser) as características da informação contábil. Entre as tais características, porém, a compreensibilidade é vista não como uma característica fundamental e, sim, como uma “melhoria”. Na sua opinião, isto faz sentido? É possível que uma demonstração seja construída com déficit de compreensibilidade e mesmo assim seja útil? Pode-se dizer que uma demonstração incompreensível, ou pouco compreensível, atendeu aos requisitos mínimos, isto é, cobriu o essencial do que se espera de um relatório contábil? Será que, de fato, só a relevância e a representação fidedigna são características fundamentais? Não deveria a compreensibilidade figurar entre estas características também?
Quando um indivíduo começa a interagir numa informação contábil, surge o primeiro impacto social, os valores dos princípios a serem seguidos, o indivíduo primário tende a indagar os sentidos de cada princípio, na verdade tende a busca informações de onde surgiram tais questionamentos que devem ser seguidos, não por obrigação, mas como sugestão, logo, ao passar do tempo, o indivíduo incrédulo com tanta informação mostrasse preocupado que tantos dados não são compatíveis sem algum argumento ou proposito, então se depara com os objetivos construtivos dos princípios, e chega a conclusão, para a certificação dos dados informáticos, um indivíduo deve sem medo seguir passo a passo os princípios. Voltando para a pergunta, parece que estava longe do pensamento, mas queria mostra que a fidelidade das informações englobadas pelos princípios levam a um só resultado, a verdade dos fatos, a ética socioeconômico, os valores concretos, a sabedoria da compreensibilidade. Por fim, não tem consentimento dizer que a incompreensão é um ato de utilidade contábil, logo que, os princípios estão lá para a compreensão de todos. 
c) O CPC 00 alerta para as chamadas “restrições de custos”. De acordo com este conceito, grosso modo, não “valeria a pena” gerar certas informações tendo em vista que o custo de produzi-las superaria seus eventuais benefícios. Se fizermos um paralelismo com as questões éticas, é possível manter esta afirmação? Suponha a seguinte situação: há uma empresa familiar da qual um dos filhos do patriarca/matriarca proprietário desvia dinheiro da empresa em benefício de si mesmo. Será que não “valeria à pena” produzir relatórios, mesmo que há um custo mais elevado, que alertassem a família acerca daquele comportamento corrupto? A honra familiar não é um benefício que supera, e muito, os custos de produzir qualquer informação?
Quando se trata de valores, entidade e informação de alta precisão, o custo produzido será inferior ao ganho que resultara, logo que, as informações obtidas através dos estudos na contabilidade são os resultados de o mundo social crescer e estabelecer valores, onde no momento em que um estudo começa a ser feito, o objetivo é consegui aproximar o mais perto possível dessas três etapas “completa, neutra e livre de erro”, mas somos seres humanos, abertos para erros, onde a informação seja perfeitamente exata em todos os aspectos, deve ser produzida a partir de um processo livre de erros. No caso dessa família, pagou muito caro, mesmo que não tinha um custo a mais para uma verdadeira aptidão das informações que eram consultadas, assim fica a dica, sábios aqueles que não omiti a verdade.

Outros materiais