Buscar

Resumo sobre Fidedignidade - Psicometria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicometria - Fidedignidade 
 
Fidedignidade pode ser considerada como confiabilidade, quando a qualidade dos escores do teste precisa ter uma certeza de que são confiáveis. Também é importante a base da consistência e da precisão dos resultados no processo de mensuração, a baixa fidedignidade pode-se dizer "inconsistência e imprecisão" gera os erros de mensuração. Para que que sejam uteis os escores de testes não precisão ser 100% livres de erros de mensuração por que em qualquer área, os instrumentos de avaliação podem gerar alguns pequenos erros e por isso os escores dos testes podem ser influenciados por alguns fatores como: 
Testando; fadiga, falta de motivação, o examinador; personalidade, rispidez ou o contexto; ruídos, temperaturas e etc. 
Escore verdadeiro; digamos que a "teoria" levanta a hipótese que teriam resultados de mensurações totalmente livre de erros. 
Escore verdadeiro de um individuo; seria o escore médio do individuo, se assim ele se submetesse ao mesmo teste um numero infinito de vezes. 
Fidedignidade; o quanto o escore obtido no teste se aproxima do escore verdadeiro do sujeito. 
Por isso se destaca que a qualidade da fidedignidade não pertence aos testes, mas, aos escores obtidos pelo teste, e mesmo aplicada aos escores do teste a fidedignidade é bem relativa. 
Calculando a fidedignidade: 
Primeiro é necessário aplicar o mesmo teste em vários sujeitos e depois compara-se os resultados, assim quanto maior a correlação melhor. (Correlação igual a um.) 
Não é possível aplicar o mesmo teste um numero infinito de vezes e se repetir a aplicação do teste pode-se ter diferenças, por isso pode-se usar o método das metades. 
Método das metades; administrar o teste a um grupo de indivíduos e depois dividir o teste pela metade, criando dois escores para a mesma pessoa (escore da 1° metade e escore da 2° metade) pode-se então comparar o resultado da 1/ metade com o da 2° e ver o quanto são semelhantes ou dividir os itens entre pares e impares para a divisão, se a correlação for alta, significa que o teste é fidedigno no sentido de consistência em relação à amostragem do conteúdo. 
A consistência interna; os dois "C", correlação e congruência que existem entre o conjunto dos itens, o instrumento é administrado em uma única vez, em uma única forma. Coeficiente alfa de cronbach: varia de 0 a 1. Resultados aceitáveis: a partir de 0,70. Quanto mais próximo de 1 for o resultado, melhor é a fidedignidade.
Maria Pérola - Unip

Outros materiais