Buscar

Casos concretos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Web-aula nº 09
Maria, desconfiada de que seu esposo Antônio a estava traindo, resolveu grampear o celular de seu cônjuge, com fito de interceptar suas comunicações telefônicas, gravando inclusive. Dessa forma, Maria conseguiu comprovar a traição, inclusive, uma ardente conversa de amor entre Antônio e sua amante. Sob o prisma das garantias fundamentais previstas no Art. 5º da Constituição da República de 1988, a conduta de Maria ao proceder diretamente à interceptação telefônica está errada, pois as comunicações telefônicas são invioláveis, salvo, por ordem administrativa, legislativa ou judicial, para fins de instrução processual. Diga se correta ou errada e fundamente. (FGV - adaptada).
Resposta:
A questão está errada conforme art. 5º, XII, CF88: XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; (Vide Lei nº 9.296, de 1996) Traição não é tipificado como crime em nosso país. Portanto, não seria possível determinação judicial para a referida interceptação caso a Senhora Maria solicita-se ao magistrado, coisa que a mesma não a fez. Logo a interceptação feita por ela é ilegal.
Web-aula nº10
Evilásio sempre trabalhou sem vínculo formal, realizando tarefas eventuais para pessoas naturais e pessoas jurídicas. Com o passar dos anos, os males do trabalho desgastante diminuíram sua capacidade de suportar longas jornadas, impedindo a assunção de tarefas que efetuava corriqueiramente. Com base nas normas constitucionais, diante da necessidade premente de sobrevivência, deve o Estado ampará-lo, conferindo-lhe remuneração, diante da proteção, como direito social à previdência. Julgue e fundamente. (FGV - adaptada).
Resposta:
Está errada a afirmativa, pois Evilásio terá direito à assistência social; em complemento com o art.6º (direitos sociais) o art. 203 da CF diz que a "assistência social será prestada a quem dela necessitar, independente do contribuição à seguridade social", razão está que não poderia ser a alternativa "A", pois a previdência é devida aos que contribuem e aos que têm um vínculo formal.
Web-aula 11
A Constituição da República estabelece direitos e garantias aos servidores públicos da administração direta, autárquica e fundacional, estendendo-lhes, ainda, alguns daqueles direitos aplicáveis aos trabalhadores da iniciativa privada, previstos no Art. 7° da Constituição. As alternativas a seguir apresentam direitos sociais trabalhistas conferidos aos servidores públicos, à exceção da irredutibilidade do salário. Julgue e fundamente. (FGV- adaptada)
Resposta:
A afirmativa está errada, pois dispõe o artigo 39§ 3 CRFB/88: "Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir" Os incisos V (que trata do piso salarial) e VI (que trata da irredutibilidade salarial) contidos no artigo 7 da CF não foram elencados no artigo 39. Além do aRT. 37,XV: o subsídio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis, ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I.
Web-aula 12
Os amigos Ednaldo e José Carlos travaram intensa discussão a respeito de sua relação com a República Federativa do Brasil. Ednaldo, com 35 anos de idade, nascera na Áustria e era filho de pai brasileiro e mãe austríaca, os quais trabalhavam em uma organização civil protetora dos animais. Ednaldo nunca residiu em território brasileiro. José Carlos, 21 anos de idade, filho de pais austríacos, por sua vez, nasceu no Brasil na época em que os seus pais trabalhavam na embaixada austríaca, tendo em seguida viajado para a Áustria, de onde nunca mais saiu. À luz da sistemática constitucional e da análise das informações fornecidas na narrativa acima, é correto afirmar, a respeito dos dois amigos, que Ednaldo será brasileiro nato caso venha a residir no Brasil. Julgue e fundamente. (FGV ? adaptada)
Resposta:
O professor irá orientar a resposta como errada, pois Edinaldo não será brasileiro nato. Ele nasceu no exterior, filho de pai brasileiro, mas que não estava a serviço da República Federativa do Brasil. Somente seria brasileiro nato caso tivesse sido registrado em repartição brasileira competente ou viesse a residir no Brasil a qualquer tempo e optasse, após atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. 
É o que está previsto no art. 12, I, : Art. 12. São brasileiros: I - natos: c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; José Carlos também não será brasileiro nato. Apesar de ter nascido no território brasileiro, ele era filho de estrangeiros que aqui estavam a serviço de seu país. 
É o que está previsto no art. 12, I, Art. 12. São brasileiros: I - natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
Web-aula 13
Antônio, Pedro e José tinham amplas dúvidas a respeito do alcance das restrições que recaem sobre sua esfera jurídica, por terem sofrido, respectivamente, em razão do exercício anterior de funções públicas, as medidas de inelegibilidade, suspensão dos direitos políticos e inabilitação. Afinal, todos almejam se r eleitos na próxima eleição. Considerando o teor da sistemática constitucional, é correto afirmar que Antônio está impedido de participar ativa e passivamente do processo eleitoral. Julgue e justifique. (FGV – adaptada)
Resposta:
A questão está errada considerando que: - Inelegibilidade restringe a capacidade eleitoral passiva, ou seja , a pessoa não pode ser eleita, mas nada impede de exercer outra função pública (como por exemplo um cargo comissionado). - Inabilitação restringe o exercício de toda função pública, incluindo ai o mandato eletivo, por consequência ela é mais ampla que a inelegibilidade pois além de não poder ser eleito também não pode trabalhar para a administração, mas observem que ela só restringe a capacidade eleitoral passiva (de ser votado). - Suspensão dos direitos políticos restringe a capacidade eleitoral ativa e passiva
Web-aula 14:
Acerca das disposições concernentes à ordem social na Constituição, analise as afirmativas a seguir, é correto afirmar que os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico, cons tituem patrimônio cultural brasileiro e que a Constituição veda a prática de tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não - profissional. Julgue e fundamente. (FGV - adaptada)
Resposta:
A questão está errada, pois conforme o art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à mem ória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico, no entanto o art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, observados: III - o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não- profissional.
Web-aula 15:
De acordo com a Constituição da República, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futurasgerações. Nesse sentido, o texto constitucional determina que aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com a solução técnica exigida pela sociedade empresária contratada para elaboração do estudo de impacto ambiental. Julgue e fundamente. (FGV – adaptada).
Resposta:
A afirmativa está errada, pois conforme o art. 225, § 2º, “aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.”
Web-aula 16
De acordo com a Lei n° 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências, determina que não cabe ao Poder Público implem entar a formação de profissionais intérpretes em escrita braile, linguagem de sinais e guias -intérpretes para facilitar a comunicação direta à pessoa com deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação. Julgue e fundamente. (FCC ? adaptada).
Resposta:
A afirmativa está errada, pois o art. 18, ?o Poder Público IMPLEMENTARÁ a formação de profissionais intérpretes de escrita em braile, linguagem de sinais e de guias-intérpretes, para facilitar qualquer tipo de comunicação direta à pessoa portadora de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.? Os amigos Ednaldo e José Carlos travaram intensa discussão a respeito de sua relação com a República Federativa do Brasil. Ednaldo, com 35 anos de idade, nascera na Áustria e era filho de pai brasileiro e mãe austríaca, os quais trabalhavam em uma organização civil protetora dos animais. Ednaldo nunca residiu em território brasileiro. José Carlos, 21 anos de idade, filho de pais austríacos, por sua vez, nasceu no Brasil na época em que os seus pais trabalhavam na embaixada austríaca, tendo em seguida viajado para a Áustria, de onde nunca mais saiu. À luz da sistemática constitucional e da análise das informações fornecidas na narrativa acima, é correto afirmar, a respeito dos dois amigos, que Ednaldo será brasileiro nato caso venha a residir no Brasil. Julgue e fundamente. (FGV ? adaptada)

Outros materiais