Buscar

[25269 33273]AD1 DireitodoTrabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Direito do Trabalho
Curso: Direito do Trabalho
Professor: Jossel
Nome do aluno: Eduardo Silveira Teixeira	
Data: 22/02/2014 
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) Conforme a CLT, todo trabalhador tem direito a férias. Após qual período de trabalho o empregado poderá usufruir este direito? É possível ao empregado e empregador acordarem que as férias serão acumuladas para gozo futuro? A quem compete determinar a data em que o empregado poderá afastar-se do trabalho em férias? (2,0 pontos)
Após o período de 12 meses trabalhados sem faltas injustificadas terá direito a 30 dias para gozo durante o ano subsequente, as férias devem ser continuas e não fracionadas e o empregado não pode vender suas férias, o empregado pode negociar ate 10 dias de suas férias e descansar 20 dias, compete ao empregador determinar qual mês o empregado entre de férias.
2) João Ricardo foi demitido sem justa causa e não recebeu as verbas rescisórias que lhe eram devidas. No mês seguinte, ao procurar orientação para esclarecimento da situação, foi informado que não poderia reclamar seus direitos em juízo, pois deveria procurar seu empregador para propor um acordo como única alternativa de receber o que lhe era devido por direito. Você concorda com esta afirmação? Quais os direitos que poderão ser pleiteados por João Ricardo? Justifique sua resposta em um texto entre 14 e 20 linhas. (2,0 pontos)
Não concordo, pois o empregado tem o direito de requerer na justiça quaisquer correções que julgue necessárias em suas verbas rescisórias, além de outros direitos que acredite não terem sido honrados pelo empregador no momento de sua rescisão contratual.
Provavelmente o empregado tinha menos de um ano de trabalho, uma vez que o sindicato de sua categoria somente teria homologado a rescisão se a mesma estivesse 100% correta segundo a legislação vigente.
 O empregado poderia então procurar seu sindicato, atitude aconselhável, para que o mesmo o auxiliasse na análise de sua rescisão e na negociação com seu empregador caso necessário, ou até mesmo acionar diretamente a justiça do trabalho para que os cálculos fossem refeitos e o empregador obrigado a cumprir com suas obrigações.
Sobre os direitos que poderiam ser pleiteados pelo empregado, somente analisando sua rescisão poderíamos expor detalhadamente o que não foi contemplado pelo empregador, de qualquer forma, os direitos de um trabalhador cujo contrato é regido pela CLT e que foi dispensado sem justa causa, considerando ter menos de um ano de trabalho, seriam:
 O aviso prévio, saldo de salário, salário-família, férias proporcionais, acréscimo sobre férias 1/3, 13º salário proporcional, FGTS sobre a rescisão, multa sobre o saldo do FGTS que deverá ser depositado na conta vinculada do empregado, saque do FGTS e Seguro-desemprego se tiver trabalhado por mais de seis meses, já incluído o tempo do aviso prévio.
3) Todo trabalhador, conforme as leis trabalhistas, tem direito ao recebimento de um pagamento devido pelo empregador ao empregado não só como contraprestação do trabalho, mas, também, pelos períodos em que estiver à disposição daquele aguardando ordens, pelos descansos remunerados, pelas interrupções do contrato de trabalho ou por força de lei.
Diante desta afirmação, faça uma pesquisa e escreva um texto, de 15 a 20 linhas, sobre a distinção existente entre salário e remuneração.
Pesquise o exemplo de um empregado destacando seu salário e sua remuneração. (2,0 pontos)
	Salário ou remuneração é o conjunto de vantagens habitualmente atribuídas aos empregados, em contraprestação de serviços ao empregador, em quantia suficiente para satisfazer as necessidades próprias e da família. 
 Segundo alguns juristas, a diferença entre os termos salário e remuneração, está no fato do primeiro dizer respeito apenas ao pagamento em dinheiro, e o segundo engloba também as utilidades, ou benefícios, como alimentação, moradia, vestuário, e outras prestações in natura. Segundo legislação brasileira, salário é o valor pago como contraprestação dos serviços prestados pelo empregado, enquanto remuneração engloba este, mais outras vantagens a título de gratificação ou adicionais.
	Assim como no Exército Brasileiro, temos nosso soldo que seria o salário e o nosso adicional militar, adicional de habilitação, localidade especial que são somados ao soldo (salário) formando a remuneração.
4) Leia com atenção o contrato abaixo e responda as questões que seguem:
Contrato Individual de Trabalho por Prazo Indeterminado
Pelo presente instrumento e na melhor forma de direito, as partes:
1. Falcão de Souza Empreendimentos Ltda., inscrita no CNPJ sob o n. 01.999.999/0001-99, com estabelecimento comercial à Rua das Flores, 555, na cidade de Florianópolis/SC, por força do presente contrato passa a ser simplesmente denominado EMPREGADOR;
2. Gabriel Castro, brasileiro, solteiro, vendedor, titular do CPF nº 999.999.999-99, RG 999.999, CTPS 99.999, residente à Rua da Bia, 999, na cidade de Florianópolis/SC, doravante designado EMPREGADO;
Firmam o presente CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO, nos termos da Lei e, seguintes cláusulas assim pactuadas:
Cláusula 1ª - Da Função
O EMPREGADO, obriga-se a prestar seus serviços no quadro de empregados da EMPREGADORA para exercer as funções de vendedor, mediante a remuneração de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), a ser paga mensalmente ao empregado, até o 15º (quinto) dia útil do mês.
Resguarda-se o EMPREGADOR, no direito de proceder à transferência do empregado para outro cargo ou função que entenda que este demonstre melhor capacidade de adaptação desde que compatível com sua condição pessoal, sem o pagamento de qualquer adicional.
Cláusula 2ª - Do Horário
O EMPREGADO cumprirá uma jornada de trabalho de 8 (oito) horas diárias, iniciando suas atividades as 8:00 horas da manhã e encerrando às 18:00 horas, com intervalo de uma hora para almoço, não havendo expediente aos sábados e domingos.
Cláusula 3ª - Da Transferência
O EMPREGADO está ciente e concorda que a prestação de seus serviços se dará tanto na localidade de celebração do Contrato de Trabalho, como em qualquer outra Cidade, nos termos do que dispõe o § 1° do artigo 469, da Consolidação das Leis do Trabalho.
Cláusula 4ª- Dos descontos
O EMPREGADO autoriza o desconto em seu salário das importâncias que lhe forem adiantadas pelo empregador, bem como os descontos legais, sobretudo, os previdenciários, de alimentação, habitação e vale transporte.
Cláusula 5ª - Das Disposições Especiais
O EMPREGADO compromete-se também, a respeitar o regulamento da empresa, mantendo conduta irrepreensível no ambiente de trabalho, constituindo motivos para imediata dispensa do empregado, além dos previstos em lei, o desacato moral ou agressão física ao EMPREGADOR, ao administrador ou a pessoa de seus respectivos companheiros de trabalho, a embriaguês no serviço ou briga no local de trabalho.
E por estarem assim contratados, nos termos de seus respectivos interesses, mandaram as partes lavrar o presente instrumento que assinam na presença de 02 (duas) testemunhas, para as finalidades de direito.
Florianópolis, 22 de julho de 2010.
_________________________________________
Empregador
___________________________________________
Empregado
Testemunhas:
_________________________
_________________________
a) Após receber o primeiro mês de salário, o EMPREGADO questionou o EMPREGADOR a respeito do pagamento de horas-extras, por trabalhar nove horas diárias. O EMPREGADOR respondeu que não havia mais nada a ser pago, pois a remuneração estava de acordo com o que fora contratado. Nestasituação, era devido o pagamento de horas-extras ao EMPREGADO? Em caso positivo, o que deveria ser pago? Justifique sua resposta. (2,0 pontos)
A carga máxima de trabalho é de 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) horas semanais. Em algumas categorias esta carga de trabalho pode até ser reduzida, o que não se aplica neste caso.
Como no contrato de trabalho firmado entre o empregador e o empregado fica estabelecido que não existe expediente aos sábados e domingos, então automaticamente a carga máxima de trabalho seria de 40 (quarenta) horas semanais. Neste mesmo contrato fica ainda estipulado que a jornada diária é de 8 (oito) horas com intervalo de 1 (uma) hora de almoço.
Como o empregado alega que trabalha 9 (nove) horas diárias, ou seja, indo contra o estipulado não só na Constituição Federal como no próprio Contrato de Trabalho, o pagamento de 1 (uma) hora extra diária, com valor de pelo ao menos 50% de uma hora normal, é obrigatório por lei. O empregado pode então requerer seus direitos na justiça.
b) Após 90 dias de trabalho o EMPREGADOR demitiu o EMPREGADO, alegando que seu contrato era de experiência e que havia terminado o prazo. Pode o EMPREGADOR tomar tal medida? Por quê? Quais os objetivos de um contrato de experiência, tanto para o EMPREGADO, quanto para o EMPREGADOR? (2,0 pontos)
O empregador não poderia tomar esta medida, uma vez que o Contrato de Trabalho firmado entre as partes não era um Contrato de Experiência, conforme alegado pelo empregador, e sim um Contrato de Trabalho por Prazo Indeterminado.O contrato de experiência é uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade é a de verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado.
 Da mesma forma, o empregado, na vigência do referido contrato, verificará se adapta à estrutura hierárquica dos empregadores, bem como às condições de trabalho a que está subordinado.Todo empregado em experiência deve ser registrado na empresa e ter sua Carteira de Trabalho anotada.Conforme determina o artigo 445, parágrafo único da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder 90 dias, sendo 45 dias de prazo com mais 45 dias de prorrogação. O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.A continuidade da prestação de serviços após a data do término da experiência torna o Contrato de Trabalho, automaticamente, por prazo indeterminado, não havendo necessidade de um novo contrato. 
É importante lembrar que o Contrato de Experiência é diferente de Contrato Temporário. O Contrato Temporário não tem por objetivo testar as partes para se saber se há interesse ou não na continuidade da prestação de serviços. O Contrato Temporário é utilizado em caso de substituição de pessoal permanente ou acréscimo extraordinário de serviço.Caso o empregador queria realmente realizar a dispensa do empregado, deve pagar, além de todas as obrigações previstas em um Contrato de Trabalho de Experiência, o aviso prévio e a multa de 40% sobre o FGTS recolhido, uma vez que o contrato firmado era um Contrato de Trabalho de Prazo Indeterminado.

Outros materiais

Perguntas Recentes