Buscar

DEFINIÇÕES DE IMPOSTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IRPJ- Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas, é o imposto recolhido sobre a renda das empresas, principalmente, recolhido pela Receita Federal e as informações referente a esse tributo dependem do regime de tributação a qual a empresa optou.
Também devem pagar sociedades mistas e as suas subsidiárias, empresas públicas, estabelecimentos em estado de falência ou liquidação extrajudicial. Pessoas jurídicas com negócio rural também devem pagar o IRPJ.
O IRPJ pode ser declarado anualmente ou trimestral. O trimestral, sempre acontece nas datas: 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro. Essas datas só são modificadas se há uma fusão ou incorporação entre a empresa, então a data passa a ser aquela do dia da fusão ou incorporação. Outra alteração da data é quando ocorre o cancelamento da empresa individual ou da pessoa física
A legislação que define os aspectos relacionados ao IRPJ é:
Lei nº 8.383, de 30 de Dezembro de 1991; Lei nº 9.430, de 27 de Dezembro de 1996; Regulamento do Imposto de Renda nº3.000, de 26 de Março de 1999.
IRRF-Imposto de Renda Retido na Fonte
Estão sujeitos à incidência do imposto na fonte principalmente os rendimentos do trabalho assalariado pagos por pessoas físicas ou jurídicas, os rendimentos do trabalho não assalariado pagos por pessoa jurídicas, os rendimentos de aluguéis e royalties pagos por pessoa jurídica e os rendimentos pagos por serviços entre pessoas jurídicas, tais como os de natureza profissional, serviços de corretagem, propaganda e publicidade. Tem como característica principal o fato de que a própria fonte pagadora tem o encargo de apurar a incidência, calcular e recolher o imposto em vez do beneficiário.
Incide também sobre rendimentos pagos, creditados, empregados, entregues ou remetidos a pessoas jurídicas domiciliadas no exterior por fontes situadas no Brasil. Apresenta alíquotas variáveis conforme a natureza jurídica dos rendimentos, o país em que a beneficiária residente ou domiciliada e o regime fiscal ao qual é submetida a pessoa jurídica domiciliada no exterior.
PIS-Programa de Integração Social, uma contribuição tributária de característica social, que tem como objetivo financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades, tanto para os trabalhadores de empresas públicas, como privadas.
O PIS foi instituído através da Lei Complementar nº 7/1970 que era destinado aos trabalhadores de empresas privadas que por sua vez eram administrados pela Consolidação das Leis do Trabalho. O PIS é administrado pelo Ministério da fazenda e pago pela Caixa Econômica Federal.
A legislação que descreve os aspectos do PIS é:
Lei nº 9.718, de 27 de Novembro de 1998; Lei nº 10.637, de 30 de dezembro de 2002; Lei 10.865, de 30 de Abril de 2004.
COFINS-Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, que é uma contribuição social aplicada sobre o valor bruto apresentado por uma empresa. COFINS tem o objetivo de Financiar a Seguridade social, ou seja, áreas fundamentais como a Providência Social, Assistência Social e Saúde Pública.
A legislação sobre a COFINS é:
LC- Lei Complementar nº70, de 30 de Dezembro de 1991; Lei nº 9.718 de 27 de Novembro de 1998; Lei nº 10.833 de 29 de Dezembro de 2003; Lei nº 10.865, de 30 de Abril de 2004

Outros materiais