Buscar

RISCOS ASSOCIADOS AO TRANSPORTE DE CARGAS

Prévia do material em texto

RISCOS ASSOCIADOS AO TRANSPORTE DE CARGAS
INTRODUÇÃO
Segundo o Engenheiro, Antonio Fernado Navarro :
O trnsporte de uma carga é representado pelo deslocamento da mesma seguindo um roteiro e uma rota com um objetivo específico.
O transporte pode servir para se posicionar em um mesmo local os vários componentes do produto, para preparar o produto para ser conectado a outro ou aplicar em um outro local de destino.
As formas de transportes são ditadas não só pelo tamanho ou dimensões das cargas , como também seus pesos, urgências no desslocamento das mesmas ou necessidades outras como de conexão entre seus vários componentes. Em atividades industriais há uma natural tendência de que as partes a serem movimentadas sejam produzidas e aplicadas em paralelo, reduzindo assim os conogramas finais de produção, ou seja, o produto final é fabricadoem partes simultaneamente, em uma mesma fábrica ou fásabricas distintas.
Antonio ainda afirma , que os riscos associados ao transporte de cargas podem significar perdas às próprias cargas transportadas, a pessoas ou a bens patrimoniais.
Quando se menciona transporte de cargasa, quase sempre se associa a atividades
A ambientes industriais, onde as cargas passam a ser enormes equipamentos, que precisam ser movidos por várias razões e meios. Mas uma das cargas mais importantes são os seres humanos, sejam em transportes públicos , ou em cestos realizando serviços em linhas aéreas, ou se deslocsndo de embarcações de apoio para converses dos navios ou de plataformas. Há muitos incidentes nesse tipo de deslocamento, que quase sempre provocados por ventos fortes que balançam os ccestos ou gaiolas. Quando os cestos chegam a se chocar contra o costado das embarcações os operários ali embarcados podem se soltar e cair no mar, de alturas que podem chegar a 20 ou 30 metros.
Riscos associados ao transporte de cargas
Diversas vezes ouvimo ou assistimos cenas que envolvem o tranporte, de modo geral, e os acidentes .São rotuladas como causas: imperícia , imprudência ou negligência.
Executando os casos de incidentes ou acidentes prrovovados por falhas dos equipamentos de guindar ou moviementar as cargas, quase sempre os associam a falhas provocadas pelos operados.Nesse de análise alguns questionamentos.
Imperícia .
As definições para a palavra “imperícia “ são : falta de habilidade, experiência ou destreza;incompetência. Essa palavra possui sinônimos : inabilidade (estado de uma pessoalegalmente incapaz),inaptidão ( falta de apitdão, incapacidade total: inaptidão para o trabalho)incompetência ( ausência de conhecimentos suficientes, inabilidade ignorância).
A imperícia apresenta vários sinônimos , significa um adjetivo desqualificador para um trabalhador.Desqualificação a qual em grande parte, pode ser devido ás empresas que contrata o trabalhador , pois cabe a essa contratar pessoas hábeis para a execução dos serviços, ou optar por dar oportunidade para os trabalhadores mais empenhados , capacitandos.
Nas ativiades de transportes existem situações em que os trabalhos são simples , como carregar um saco de cimento em um carrinho de mão, ou uma carga um pouco maior sobre uma plataforma sobre rodas.Nesse caso não precisa de maiores conhecimento , basta apenas a vontade do trabalhador em realizar a tarefa , para que a mesma seja cumprida com êxito. Todavia um simples ato de imperícia do trabalhador ao se desviar de objetos móveis ou fixos, no trajeto, pode causar a queda da carga ou acidentes envolvendo a carga, o veículo tranportador e objetos ou pessoas.
Quanto maior for a carga, seja quanto ao peso e quanto ao volume maiores deverão ser tomados cuidados necessários no tranporte. Nesse caso a imperícia do operador pode ser um fato relevante para as ocorrência de acidentes.
Imprudência
Ato contrário à prudência tem sinônimos : atrapalhação ( confusão, desordem ,acanhamento ), precipitação( ato ou resultadode precipitarou precipitar-se),afobação ( rapidez em tomar uma resolução , irreflexão) e pressa( urgência, presteza, afã.Impaciência , precipitação).
A imprudência é resultado de vários fatores: Uma pessoa pode ser imprudente por ser extremante proativa, porém sem o conhecimento necessário ; pode ser imprudente por realizar algo perigoso e sem uma proteção adequada - é comum sempre ouvirmos a seguinte frase faço isso a muitos anos. O trabalhador confiando que por já haver feito a tarefa por várias vezes e sem terr ocorrido nenhum tipo de acidente , isso continuará ocorrendo. De modo sempre imprudente o mesmo não mede as consequência, ou seja, não dá conta dos prováveis resultados de seus atos.
Negligência 
A negligência pode estar relacionada à falta de cuidado, de aplicação, de exatidão, descuido, desatenção.Muitos podem ser os fatores causadores de um atonegligente, que responde por cinquenta por cento dos acidentes . O toque do celular, o fato do operador passar a prestar atenção às conversas dos outros momentânea desatenção causa pela entrada de pessoas estranhas ao ambiente do trabalho ou do delocamento de veículos pode ser motivo para a ocorrência de acidentes. 
Aqui nessa fotográfia nota- se a elevação e o transporte de um submarino , onde a falta de nivelamento da carga e a velocidade da balsa sem controlepode causar acidentes.
Na figura á baixo a carga é transportada em contairnes e esses tranportados por navios especias.Onde o mal posicionamento dos containers pode causar um desiquilibrio e a carga vir a tombar.
Já nesta figura mostra o tranporte de carga por uma empilhadeira móvel , onde a mesma obstrui a visão operador , o que pode causar a queda da carga e até mesmos um acidende de maior proporção.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes