Buscar

agravo de instrumento

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE...
ZÉ CATITA, brasileiro, estado civil, profissão, portador do RG sob o nº.., inscrito no CPF sob o nº..., endereço eletrônico, residente e domiciliado na...... com o CEP...., por seu advogado, nos autos do Mandado de Segurança com Tutela de Urgência, em trâmite na..., processo nº..., vem respeitosamente perante Vossa Excelência, não se conformando com a decisão, e com fulcro nos artigos 1.015 e seguintes do Código de Processo Civil de 2015, interpor
AGRAVO DE INSTRUMENTO
em face da decisão interlocutória expressa nos autos que indeferiu a liminar da ação que move contra a União pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DO PREPARO
O Agravante deixa de efetuar o preparo, uma vez que já foi concedido o benefício da Justiça Gratuita pelo Juízo..., conforme decisão de fl..
DA TEMPESTIVIDADE
O presente Agravo de Instrumento é tempestivo, visto que possui o prazo de 15 dias úteis para interposição do recurso, e a publicação de intimação ocorreu ha 4 dias.
Termos em que,
Pede deferimento.
Advogado
OAB nº
RAZÕES DO RECURSO
Egrégio Tribunal
Colenda Câmara
A considerável decisão interlocutória recorrida merece ser reformada, visto que proferida em conflito com os interesses do Agravante, já que o mantém em situação de risco pela irresponsabilidade do Agravado.
Processo nº______
Comarca de______
Agravante: Zé Catita
Agravado: União
DO RESUMO DOS FATOS
O agravante, que é deficiente visual, foi aprovado em concurso para provimento de Juiz Federal substituto, promovido pela União. Porém, a avaliação médica entendeu que o portador de visão monocular não estaria contemplado nas vagas reservadas pelo edital aos deficientes, ocasionando sua eliminação do concurso por ato praticado pela própria junta médica.
Ao impetrar ação de mandado de segurança postulou a declaração da nulidade da decisão administrativa, bem como sua nomeação, e em sede de liminar, a nomeação imediata ou, ao menos, a reserva de sua vaga. Entretanto, foi indeferido o pedido de liminar, determinando apenas a notificação da autoridade coatora e a ciência do feito a União para se manifestar, no prazo legal.
Considerando que o prazo de validade do concurso está para se expirar nos próximos dias, o agravante interpõe esta a fim de assegurar seus direitos.
DO DIREITO E RAZÕES DO PEDIDO DE REFORMA
A respeito acerca do percentual de vaga destinados às pessoas deficientes em cargos e empregos públicos a Constituição Federal dispõe:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;
Os requisitos básicos para provimento em cargo público de pessoas portadoras de deficiência, está previsto na Lei 8112/90, em seu art.5º, §2º a saber:
Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:
§ 2o Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.
É importante salientar que o cargo procurado pelo agravante possui vagas destinadas aos portadores de deficiência, onde a deficiência visual do impetrante é compatível com os requisitos de forma que não venha a ser prejudicial no exercício da função.

Outros materiais