Buscar

RESUMO DA ANATOMIA DO CORAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANATOMIA DO CORAÇÃO
Fluxo do sangue é unidirecional.
Grande circulação: Coração bombeia sangue para todo corpo.
Pequena circulação: Circulação entre o coração e os pulmões.
Dependendo da espécie, o ápice do coração pode estar mais inclinado caudalmente (carnívoros). Na base do coração, localizam-se os grandes vasos – Artéria Aorta, A. Tronco Pulmonar, Veias cavas - Cranial e caudal e Veia Pulmonar.
O Coração direito é mais cranial e o Coração Esquerdo é mais caudal. O ápice do coração se encontra no lado esquerdo.
A linfa é uma fração do plasma perdida nos tecidos, e os vasos linfáticos recuperam esse plasma trazendo-o de volta ao sangue.
Artérias conduzem sangue rico em Oxigênio e Veias conduzem sangue pobre em Oxigênio, exceto na grande e pequena circulação. Artéria conduz sangue com Alta pressão, saindo do coração, e veia conduz sangue com baixa pressão, chegando ao coração.
O coração fica envolto pelo Pericárdio, que é composto por duas camadas – Seroso e Fibroso.
Pericárdio Seroso, mais próximo a víscera, é formado pelo pericárdio visceral (epicárdio) e o pericárdio parietal. Entre eles, existe um espaço pericárdio (com fluído que lubrifica, evita atrito entre os dois folhetos e a cicatrização ou fechamento).
Pericárdio Fibroso, mais firme.
Saco Pericárdio: Pericárdio Parietal + Pericárdio Fibroso + Pleura mediastínica.
No ápice do coração (ventral), o saco pericárdio origina um ligamento (espessamento) chamado “Esterno pericárdio” (coração ao esterno), e em algumas espécies forma o ligamento “frênico pericárdio” (coração ao diafragma). 
Em bovinos o ápice do coração pode estar muito próximo do retículo, estômago mais cranial do ruminante. Com a ingestão de alimento contaminado ou objeto acidentalmente e os movimentos do diafragma e batimentos cardíacos, as bactérias do estômago podem migrar para o saco pericárdio gerando uma infecção.
O coração fica entre as 3ª e 6ª costelas (ponto de auscultação), com diferentes graus de inclinação entre espécies. É mais inclinado em carnívoros.
Camadas do coração: Epicárdio (pericárdio visceral), Miocárdio (músculo), Endocárdio (endotelial).
Átrios (entrada do sangue) com aurículas (dilatações do átrio). 
Ventrículos são espaços de armazenamento do sangue.
Pelo Sulco coronário passam as artérias coronárias, ele também delimita externamente a área entre os átrios e os ventrículos.
O coração também possui dois sulcos interventriculares, que separa os ventrículos: 
Paraconal (esq.) e Subsinuoso (dir.).
Átrio direito
Seio venoso é o local onde as veias cavas desembocam o sangue venoso.
Seio coronário é por onde a veia cardíaca magna despeja o sangue venoso no átrio direito.
Crista terminal é uma elevação muscular dentro do átrio direito.
Veia ázigo direita (esquerda, em algumas espécies) leva sangue ao átrio direito.
Tubérculo intervenoso é uma saliência no ponto de encontro entre as veias cavas cranial e caudal.
Fossa oval se localiza no septo interartrial (feixe muscular que separa os átrios), é uma cicatriz de uma estrutura fetal chamada forame oval – orifício que permite a comunicação do sangue dos dois átrios durante a vida fetal.
Músculos pectinados são músculos pequenos dentro da aurícula que ajudam o esvaziamento do átrio.
átrio Esquerdo 
Semelhante ao direito, com entrada das veias pulmonares e válvula do forame oval fetal.
Entre os átrios e os ventrículos existem as passagens – Óstrios atrioventriculares (dir. e esq.). Esses Óstrios possuem valvas atrioventriculares (cúspides).
A valva atrioventricular esquerda possui duas cúspides (Bicúspide ou Mitral), e a valva atrioventricular direita possui três cúspides (Tricúspide). Cada cúspide fica ligado à algumas cordas tendíneas, essas cordas são prolongamentos dos músculos papilares presentes na face interna dos ventrículos. Nos ventrículos existem as trabéculas septomarginais, feixes musculares que se originam no septo interventricular e vão até a margem do ventrículo - Impedir expansão excessiva da parede ventricular e conduzir as fibras do feixe de Hiss.
O ventrículo possui trabéculas cárneas, elevações na parede interna do ventrículo que servem pra diminuir o turbilhonamento do sangue ao entrar no ventrículo.
O ventrículo direito é mais fino que o esquerdo, pois supre apenas a pequena circulação. 
O ventrículo direito possui uma região afunilada dorsalmente que conduz o sangue até a artéria pulmonar, essa região é chamada cone arterioso. O cone arterioso é separado do átrio direito por um feixe muscular chamado crista supraventricular.
A valva semilunar pulmonar controla a passagem do sangue do ventrículo direito para a artéria pulmonar. Essa valva é do tipo tricúspide e as suas cúspides tem a forma de meia lua, ou semicírculo.
Ventrículo esquerdo é mais espesso do que o direito porque bombeia o sangue para a grande circulação, chega até o ápice do coração e possui uma valva semilunar aórtica, também do tipo tricúspide. A valva semilunar aórtica controla a passagem de sangue do ventrículo esquerdo para a artéria aorta. 
Quando o ventrículo contrai para a saída do sangue, os átrios ventriculares devem estar fechadas e as semilunares abertas.
As valvas pulmonares, aorta e atrioventricular esquerda são auscultadas nos 3ª 4ª e 5º espaços intercostais do lado esquerdo do tórax do animal.
A valva atrioventricular direita é auscultada entre o 4º e 5º espaços intercostais direito.
Ventrículos direito e esquerdo suportam a mesma quantidade de sangue.
Vasos do coração
15% de todo o sangue que sai do ventrículo esquerdo (depto cardíaco) pela artéria aorta, vai para as artérias coronárias pra nutrir o coração. Um músculo que não pode entrar em fadiga necessita muito de oxigênio.
A Artéria coronária esquerda segue pelo sulco coronário e quando atinge o sulco paraconal se ramifica em duas: Ramo interventricular paraconal, que segue o trajeto do sulco de mesmo nome, e Ramo circunflexo da artéria coronária esquerda, faz a volta no coração.
A Artéria coronária direita segue um trajeto mais longo, entra no sulco interventricular subsinuoso originando um ramo de mesmo nome. Esse padrão equilibrado está presente em equino e suínos, já nos ruminantes e carnívoros o predomínio é de distribuição esquerda, pois o ramo circunflexo da coronária esquerda origina o ramo interventricular subsinuoso – só o lado esquerdo nutre os dois sulcos, enquanto no padrão equilibrado cada lado nutre um sulco.
A principal veia do coração é a veia cardíaca magna, que se abre no seio coronário. Essa veia recolhe todo o sangue do lado esquerdo do coração e transita no sulco interventricular esquerdo. No sulco interventricular direito transita a veia cardíaca média. Ambas as veias se abrem no lado direito, no seio coronário. Veias tebesianas levam o sangue diretamente para as câmaras, passando pelo miocárdio. 
PRÁTICA
- Saco pericárdico
pleura mediastínica
pericárdio fibroso + pericárdio seroso
epicardio ou pericárdio visceral
- Sulco coronário
- Sulco subsinuoso, direita
- Sulco paraconal, esquerda
- Ápice, caudal
- Septo interventricular
- Septo interartrial
- Óstios atrioventriculares
- Átrio direito
aurícula direita
músculos pectinados
saída para veia cava cranial
tubérculo intervenoso
saída para veia cava caudal
seio coronário
fossa oval
valvas atrioventriculares – tricúspide
- Ventrículo direito
Miocárdio mais delgado do que no átrio esquerdo
cordas tendíneas
músculos papilares
trabéculas septomarginais
trabéculas cárneas
cone arterioso
crista supraventricular
valvas semilunares pulmonares
artéria pulmonar
- Átrio esquerdoveia pulmonaraurícula esquerda
músculos pectinados
valvas atrioventriculares – bicúspides 
- Ventrículo esquerdo
cordas tendíneas
músculo papilar
trabéculas septomarginais
trabéculas cárneasvalvas semilunares aórticas 
artéria aorta
óstios coronários
- Artérias coronárias
ramo interventricular paraconal da a. coronária esquerda
ramo circunflexo da a. coronária esquerda
ramo interventricular subsinuoso da a. coronária direita*Ruminantes e Carnívoros – Ramo interventricular paraconal da a. coronária esquerda, ramo circunflexo da a. coronária esquerda, ramo interventricular subsinuoso da a. coronária esquerda – Circulação desequilibrada ou esquerda.
*O seio coronário, no átrio direito, é onde desembocam o sangue das veias cardíaca magna (transita no sulco interventricular paraconal e circunflexo) e cardíaca média (transita no sulco interventricular subsinuoso) que nutriu o coração.

Outros materiais