Buscar

Cromo, Cobalto e Enxofre

Prévia do material em texto

Tema: 1 Cromo, 2 Cobalto e 3 Enxofre
Função
Formas de absorção
Fontes alimentares
Quantidade de consumo diário
Indicações
Contraindicação
Deficiência
Excesso
Cromo
Função
O cromo ajuda a potencializar a ação da insulina e o metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Ele pode ter um efeito benéfico nos níveis dos triglicérides séricos. O cromo pode regular a síntese de uma molécula que potencializa a ação da insulina. A suplementação de Cromo sozinha, ou combinada com as vitaminas C e E minimiza o estresse oxidante. Ele também melhora o metabolismo da glicose nos pacientes com diabete melito tipo 2. (MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S.; RAYMOND, JANICE L.; 2012.)
O cromo pode influenciar também no metabolismo protéico, promovendo maior estímulo da captação de aminoácidos e, conseqüentemente, aumentando a síntese protéica. (Rev Bras Med Esporte _ Vol. 11, Nº 5 – Set/Out, 2005)
Formas de absorção
O cromo é prontamente absorvido, porem sai rapidamente no sangue. Menos de 2% do cromo trivalente consumido é absorvido. Sua absorção é aumentada pelo oxalato e é maior em animais com deficiência de ferro.
Fontes alimentares
Levedo de cerveja, ostras, fígado, frutos do mar e carnes em geral.(Beneti, Gisele Bizon; 2013.)
Quantidade de consumo diário
Segundo a ESADDI, a quantidade de cromo que deve ser consumida é de 50 a 200ug/dia para pessoas de 7 anos de idade e maiores, e para crianças menores e bebes deve ser de 10 a 120ug/dia.
Indicações
Contraindicação
Deficiência
Estudos comprovaram que a deficiência de cromo pode causar resistência a insulina, que pode ser melhorado com a suplementação de cromo, crescimento prejudicado, concentrações de colesterol e triglicerídeos elevados, aumento da incidência de plaquetas aórticas, lesões córneas e diminuição da fertilidade e contagem de espermas. (MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S.; RAYMOND, JANICE L. ; 2012.)
Excesso
É raro o excesso de cromo. (Beneti, Gisele Bizon; 2013)
Cobalto
O cobalto é um elemento químico, além de ser essencial, presente na vitamina B12, tem sua utilização principal na indústria metalúrgica para produção de aços com características especiais de dureza e resistência. Na forma de óxidos é utilizado como catalisador na indústria química e de óleos. Na forma de sais, uma das utilizações é na indústria de cerâmica, como pigmento.O cobalto é um elemento essencial, dado que é um componente da vitamina B12 e, por isso, encontra-se na maioria dos tecidos do corpo, com maior concentração no fígado e no rim
Função
O cobalto é componente na vitamina B12, a cobalamina, essencial para maturação das hemácias e funcionamento normal das células.
Formas de absorção
Compartilha o mesmo mecanismo de transporte intestinal com o ferro, sua absorção é aumentada em pacientes com ingestão de ferro deficiente.
Fontes alimentares
Pode ser encontrado em alimentos, porem apenas micro-organismos são capazes de sintetizar a vitamina B12, os humanos possuem uma capacidade limitada de síntese onde a vitamina pode ser absorvida, por isso os humanos precisam ingerir a vitamina B12 de animais com carnes musculosas e de órgãos. (MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S.; RAYMOND, JANICE L. ; 2012.)
Quantidade de consumo diário
A quantidade dietética para cobalto é expressa em termos de Vitamina B12. Aproximadamente 2 a 3 mcg de vitamina B12 são necessários diariamente. (MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S.; RAYMOND, JANICE L. ; 2012.)
Indicações
Contraindicação
Deficiência
A insuficiência de Vitamina B12 pode causar uma anemia microcítica, um defeito genético que limite a absorção da vitamina pode causar uma anemia perniciosa, que podem ser tratadas com doses da vitamina. (MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S.; RAYMOND, JANICE L. ; 2012.)
Excesso
A alta ingestão de cobalto inorgânico em dietas animais produz policitamia (produção excessiva de hemácias), hiperplasia da medula óssea, reticulocitose e aumento do volume sanguíneo. (MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S.; RAYMOND, JANICE L. ; 2012.)
Enxofre
É encontrado no organismo como constituinte dos seguintes aminoácidos: cistina, cisteína e metionina; está presente em todas as proteínas, porém é mais prevalente na insulina e na ceratina da pele, cabelos e unhas. O enxofre pode ser considerado um nutriente antioxidante. É encontrado em carboidratos, como um componente da heparina, anticoagulante encontrado principalmente no fígado. É um componente essencial de três vitaminas: tiamina, biotina e ácido pantotéico. Seu excesso é inorgânico e excretado na urina.
Função
O enxofre é um importante constituinte das proteínas, da insulina e da queratina presente na pele, cabelos e unhas. (Beneti, Gisele Bizon; Curso didático de Nutrição 1; 1ª edição, São Paulo, 2013. Pag 88)
Formas de absorção
Fontes alimentares
é encontrado em alimentos protéicos como carne, leite e derivados, ovos e leguminosas. (Beneti, Gisele Bizon; Curso didático de Nutrição 1; 1ª edição, São Paulo, 2013. Pag 88)
Quantidade de consumo diário
Acredita-se que uma dieta bem estruturada, no tocante às proteínas, supre o organismo de enxofre necessário. (Beneti, Gisele Bizon; 2013)
Indicações
Contraindicação
Deficiência
Sua carência é rara e pouco relatada. (Beneti, Gisele Bizon; 2013)
Excesso
Referências bibliográficas:
MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S.; RAYMOND, JANICE L. ; Krause. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13ª edição. São Paulo, 2012.
Beneti, Gisele Bizon; Curso didático de Nutrição 1; 1ª edição, São Paulo, 2013)
http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/Vol21No3_289_v21_n3_09.pdf, acessado em Novembro 2017
Rev Bras Med Esporte _ Vol. 11, Nº 5 – Set/Out, 2005

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes