Buscar

simulado clinico VII

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202183799)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A AVALIAÇÃO DA ESCALA DE GLASGOW ESTA DIVIDIDA EM TRÊS CONDIÇÕES E O ESCORE DAS NORMALIDADES CHEGA A UM VALOR ESPECIFICO. MARQUE A RESPOSTA QUE CONFIRMA AS TRÊS CONDIÇÕES DA ESCALA E O ESCORE MÁXIMO DE NORMALIDADE
		
	
	ABERTURA DOS OLHOS DIVIDIDO EM A SEGMENTOS DE ESCORE QUE SÃO 10
	
	FALA, CONFUSA E FLEXÃO COM ESCORE DE 16
	
	RESPOSTA MOTORA COM O ESCORE DE 21
	 
	ABERTURA OCULAR, RESPOTAS VERBAIS, RESPOSTAS MOTORAS E O ESCORE 15
	
	ESPONTÂNEA 4, CONFUSA 5 E OBEDECE A COMANDOS 3 , ESCORE 11
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202183887)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação a Segurança do paciente internado em uma unidade de Terapia intensiva leia os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
		
	
	Fatores pessoais como falta de atenção, distração, preocupação, esquecimento e fadiga podem predispor a erro e eventos adversos. Portanto os fatores pessoais/individuais são de responsabilidade da instituição de saúde uma vez poderão afetar a segurança do paciente no perído de internação.
	
	Cada Profissional de saude deve obrigatoriamente se capacitar, participando de capacitações. A capacitação profissional é responsabilidade da Instituição através do Setor de Treinamento ou Educação Continuada. A falta de conhecimento, habilidade e competência, além de atitude, motivação e capacidade de seguir um protocolo são fatores importantes para predispor a eventos adversos.
	 
	A iatrogenia de omissão caracteriza-se por ato negligente, pela falta de ação do profissional de saúde no diagnóstico ou tratamento.
	
	Os fatores organizacionais, características do pacientes, condições de trabalho e resultados de morbidade e mortalidade de uma UTI não tem relação entre si.
	
	A iatrogenia de omissão se caracteriza por imperícia e imprudência do profissional de saúde.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202183849)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No Brasil, a implantação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) teve início na década de 1970. Atualmente, é uma unidade presente no contexto hospitalar. O surgimento da prática em UTI representou um marco dentro dos progressos obtidos pelos hospitais em nosso século, visto que, antes dela, os pacientes graves eram tratados nas próprias enfermarias, faltando assim, área física adequada, além de recursos materiais e humanos para uma melhor qualidade desse cuidado.(CINTRA E.A., NISHIDE V.M., NUNES W.A. Assistência de Enfermagem ao Paciente Gravemente Enfermo - 2° edição) Considerando que o enfermeiro atuante em setores de alta complexidade, entre eles a Unidade de Terapia Intensiva, analise as afirmativas abaixo: I. Para a confecção de um projeto de construção de uma UTI, é necessária a presença de um grupo multidisciplinar, ou seja, não apenas engenheiros e/ou arquitetos. II. A localização da UTI, deve permitir acesso direto e estar próximo a elevadores, serviços de emergência, centro cirúrgico, laboratórios entre outros setores. III. As paredes e tetos devem ser construídos com materiais com alta capacidade de absorção de sons. Após a análise das afirmativas abaixo, marque a única opção correta:
		
	
	I - II
	
	II - III
	 
	I - II - III
	
	III
	
	I
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202183939)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Acidente Vascular Encefálico (AVE) ocorre quando o suprimento de sangue em uma área do cérebro se interrompe ou quando um vaso sanguíneo se rompe, extravasando sangue nos espaços que rodeiam as células cerebrais. Sobre este tema, marque a afirmativa correta:
		
	
	O AVE Hemorrágico resulta da obstrução de vasos sanguíneos, normalmente artérias que suprem o cérebro, localizados nas proximidades ou dentro do crânio;
	
	O Acidente Isquêmico Transitório (AIT) é caracterizado por déficit generalizado, por consequência Hemorrágica, onde sua regressão pode ocorrer em aproximadamente 24h;
	
	Dentre as principais sequelas ocasionadas pelo AVE, as úlceras por pressão são as lesões mais incidentes em todos os pacientes;
	
	Todos os Acidentes Vasculares Encefálicos são resultados de uma hemorragia dentro do crânio, no cérebro ou em volta dele;
	 
	Quando ocorre uma uma redução crítica do débito sanguíneo devido à oclusão parcial ou total de uma artéria cerebral, com sequelas motoras, temos instalado um possível quadro de AVE isquêmico;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202184285)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FUNRIO, 2016 - IF-PA Enfermeiro) J.M.S., 38 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, sofreu traumatismo craniano contuso em acidente automobilístico, sendo atendido em uma unidade de emergência onde realizou tomografia craniana. Foi submetido a procedimento cirúrgico para inserção de cateter intraventricular e encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva. Assinale dentre as ações a seguir aquelas referentes à assistência de enfermagem necessária ao paciente.
		
	 
	Mensurar a PIC (Pressão Intracraniana) e acompanhar os valores de forma contínua, preferencialmente de 1 em 1 hora e quando houver alguma elevação súbita de valor; Registrar sinais vitais de 2 em 2 horas e aumentar a frequência do registro se o paciente evoluir com instabilidade; Comunicar à equipe médica quando a PIC estiver maior ou igual a 15mmHg.
	
	Mensurar a PPC (Pressão de Perfusão Cerebral), comunicar qualquer alteração à equipe médica; Avaliar a sedação empregando Escala de Glasgow.
	
	Avaliar a PIC (Pressão Intracraniana) e acompanhar os valores em intervalo mínimo de 2 em 2 horas, principalmente diante de elevação súbita de valor; Manter leito zerado para favorecer o retorno venoso; Comunicar à equipe médica quando a PIC estiver maior ou igual a 30mmHg.
	
	Mensurar a PPC (Pressão de Perfusão Cerebral) e comunicar à equipe médica quando esse valor estiver menor que 100mmHg; Avaliar a dor e medicar conforme a prescrição médica.
	
	Registrar a PIC (Pressão Intracraniana) com intervalo mínimo de 4 em 4 horas; Realizar mudança de decúbito a cada 2 horas durante toda a permanência do cateter de PIC para evitar o surgimento de úlceras de decúbito.
	1a Questão (Ref.: 201202184114)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Parada Cardiorespiratória (PCR) é ausência de atividade mecânica cardíaca, confirmada pela ausência de pulso detectada, ausência de responsividade e apnéia ou respiração agônica. A compreensão atual da melhor abordagem para o tratamento de pessoas em PCR súbita compreende os quatro elos da corrente de sobrevivência. De acordo com contexto acima marque a alternativa correta:
		
	
	Ao utilizar desfibrilador bifásico em FV ou TV utiliza-se choque de 360j.
	
	Após acesso de via aérea avançada manter a relação compressão cardíaca X ventilação artificial de 30:02.
	 
	O primeiro elo da corrente de sobrevivência inclui o reconhecimento precoce da situação de emergência e o acionamento da equipe multiprofissional em terapia intensiva concomitante o posicionamento do carrinho de emergência com desfibrilador a beira do leito.
	
	As manobras de RCP consistem em compressões torácicas ventilações artificiais, uma para cada quinze compressões, quando não um acesso de via aérea avançada.
	
	Após cinco minutos de acionamento da equipe multiprofissional inicia-se as manobras de acordo com as prioridades.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202184369)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ENADE 2016 - ENFERMAGEM) Um paciente internado na unidade de terapia intensiva para tratamento de choque séptico apresenta os seguintes resultados laboratoriais: pH = 7,30; PaO2 = 90 mmHg; PaCO2 = 28 mmHg; HCO3 = 19 mEq/L; BE = -3 mEq/L); SaO2 = 98%. O quadro desse paciente CORRESPONDE a:
		
	 
	acidose metabólica não compensada por alcalose respiratória.
	
	hipoxemia com alcalose respiratória compensada por acidose metabólica.
	
	hipoxemia com alcaloserespiratória não compensada por acidose metabólica.
	
	hipoxemia com acidose respiratória não compensada por alcalose metabólica.
	
	alcalose metabólica parcialmente compensada por acidose metabólica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202184060)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Choque cardiogênico é uma forma severa de falência ventricular esquerda, hipoperfusão tecidual e falência de bomba cardíaca (Ratton, 2005). Pode-se afirmar que é uma patologia desencadeada geralmente por:
		
	
	Hipóxia cerebral.
	
	EAP.
	 
	Isquemia miocárdica.
	
	Hipertensão arterial severa.
	
	ICC.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202184079)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente A.A., 45 anos, sexo masculino, sofre um acidente automobilístico e apresenta traumatismo crânio encefálico (TCE). Durante a avaliação do paciente pelo enfermeiro, este percebe que o paciente apresenta abertura ocular à dor, murmura sons incompreensíveis e apresenta movimentos de flexão inespecífica à dor. A partir dessa avaliação, determine a pontuação desse paciente na escala de Glasgow.
		
	
	10
	
	7
	
	9
	
	6
	 
	8
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202184379)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No ano de 2015 a American Heart Association (AHA) para a Ressuscitação publicou suas diretrizes para a Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e o Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE). Assinale a alternativa que NÃO inclui um procedimento de alta qualidade segundo as diretrizes da AHA.
		
	
	A profundidade de compressão torácica deve ser de no mínimo 2 polegadas (5 cm) em adultos.
	
	O excesso de ventilação nos indivíduos deve ser evitado.
	 
	A frequência de compressões torácicas deve ser de aproximadamente 100 vezes por minuto.
	
	Após cada compressão o tórax deve retornar totalmente à posição inicial.
	
	As compressões torácicas devem ser minimamente interrompidas.
	1a Questão (Ref.: 201202184228)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao assumir o plantão na Emergência, o enfermeiro recebe um paciente vítima de TCE após queda de 7 metros. Durante sua avaliação neurológica, o mesmo utiliza a escala de coma de Glasgow após identificar que o paciente só responde a estímulos dolorosos com abertura ocular e palavras inapropriadas, além de por resposta motora, apresentar retirada inespecífica. Com isso, podemos pontuar segundo a escala:
		
	 
	9
	
	5
	
	7
	
	6
	
	8
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202183823)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	AS EXTRAS-SÍSTOLES PODEM SER CLASSIFICADAS EM:
		
	
	VENTRICULARES ATRIAIS
	
	ATRIAS
	
	JUNCIONAIS
	 
	SUPRAVENTRICULARES E VENTRICULARES
	
	SUPRAVENTRICULARES E JUNCIONAIS
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202184266)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Gasometria Arterial ajuda a determinar a capacidade dos pulmões de fornecer oxigênio suficiente e remover o dióxido de carbono, o que reflete a ventilação, assim como a capacidade dos rins de absorver ou excretar íons bicarbonato para manter o pH normal do corpo, o que reflete os estados metabólicos. Diante do resultado deste exame considere: I - Mecanismos hidrostáticos mantêm o pH dentro de uma variação normal (7,35 a 7,45). Estes mecanismos são compostos por sistemas tampão, rins e pulmões. II - Na acidose respiratória observamos: diminuição no pH, aumento de PaCO2 e bicarbonato normal ou elevado. III - Na acidose metabólica devemos ficar atentos a perda indireta de bicarbonato em casos de diarreia, uso de diuréticos, etc. IV - Os três passos básicos para avaliação inicial da gasometria são: 1ª pH: Normal, Acidose ou Alcalose 2ª sistema respiratório (pCO2): normal, baixo (alcalino) ou alto (ácido) 3ª sistema metabólico (HCO3): normal, baixo (ácido) ou alto (alcalino) Estão corretas as alternativas:
		
	
	I, II e III.
	
	III e IV.
	
	I, II, e IV.
	
	II, III e IV.
	 
	I, II, III e IV.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202183856)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O paciente que apresentou dor torácica típica foi à emergência e relatou as características da dor que sentiu. Como foi descrita esta dor pelo paciente?
		
	
	Opressiva, longitudinal, no tórax postrerior e intermitente.
	
	Opressiva, irradiada, de curta duração e epigástrica
	
	Opressiva, longitudinal, de forte intensidade e intermitente.
	
	Opressiva, longitudinal, intermitente e precordial.
	 
	Opressiva, irradiada, de curta duração e forte intensidade e precordial.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202183897)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O procedimento utilizado para reverter arritmias mediante a utilização de corrente elétrica direta e sincronizada é chamado de:
		
	 
	cardioversão
	
	nenhuma das anteriores
	
	desfibrilação
	
	choque cardiodesfibrilatório
	
	cardiodesfibrilação
	1a Questão (Ref.: 201202183799)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A AVALIAÇÃO DA ESCALA DE GLASGOW ESTA DIVIDIDA EM TRÊS CONDIÇÕES E O ESCORE DAS NORMALIDADES CHEGA A UM VALOR ESPECIFICO. MARQUE A RESPOSTA QUE CONFIRMA AS TRÊS CONDIÇÕES DA ESCALA E O ESCORE MÁXIMO DE NORMALIDADE
		
	
	RESPOSTA MOTORA COM O ESCORE DE 21
	 
	ABERTURA OCULAR, RESPOTAS VERBAIS, RESPOSTAS MOTORAS E O ESCORE 15
	
	ESPONTÂNEA 4, CONFUSA 5 E OBEDECE A COMANDOS 3 , ESCORE 11
	
	ABERTURA DOS OLHOS DIVIDIDO EM A SEGMENTOS DE ESCORE QUE SÃO 10
	
	FALA, CONFUSA E FLEXÃO COM ESCORE DE 16
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202183853)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1) Para montar um leito hospitalar que permita o seguro atendimento de um paciente em condições de risco à vida são necessários equipamentos, recursos humanos suficientes para se oferecer esta segurança ao paciente durante o período de sua internação. O Ventilador artificial é utilizado durante a assistência do paciente de alta complexidade para.
		
	
	Registrar os traçados eletrocardiográficos do paciente
	
	Registrar os parâmetros hemodinâmicos do paciente
	
	Ventilar o paciente de maneira não invasiva
	
	Permitir que medicamentos sejam administrados com controle rigoroso do volume
	 
	Ventilar o paciente de maneira invasiva
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202184098)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as seguintes afirmações e em seguida marque a resposta que contenha sequencia correta. (I) No choque séptico os vasos sangüíneos dilatam, produzindo queda da pressão arterial apesar do aumento da freqüência cardíaca e do volume de sangue bombeado; (II) O fluxo sangüíneo aos órgãos vitais, sobretudo aos rins e ao cérebro, diminui. Posteriormente, os vasos sangüíneos se contraem em uma tentativa de elevar a pressão arterial, mas o débito cardíaco diminui e, conseqüentemente, a pressão arterial permanece muito baixa; (III) O quadro metabólico da sepse leva a um grande catabolismo provocando desnutrição.
		
	
	Estão corretas as afirmativas I e III
	 
	Estão corretas as afirmativas I, II e III
	
	Nenhuma das afirmativas estão corretas
	
	Estão corretas as afirmativas II e III
	
	Estão corretas as afirmativas I e II
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202184062)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em pacientes vitimas de traumas abdominais, podemos ter eviscerações ou penetração de objetos. Analise as condutas abaixo, todas estão corretas EXCETO:
		
	 
	Proteger as vísceras com compressa umida
	 
	Nunca retirar objetos penetrantes
	 
	Reintroduzir as vísceras para dentro da cavidade abdominal
	 
	Lavar as vísceras com soro fisiológico
	 
	Proteger objetos penetrantes para que não se movam durante o transporte
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202184093)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No atendimento as vítimas de queimaduras, aprimeira avaliação é sempre ponderar segurança da cena para a atuação da equipe. Em um segundo momento, é preciso determinar a profundidade das queimaduras e a porcentagem de superfície corporal queimada e agente causal. Uma regra básica e simples é a regra dos nove. Baseado nessa regra responda a pergunta a seguir: Paciente adulto, sexo masculino, é admitido no serviço de urgência e emergência com membros superiores, cabeça e pescoço queimados, qual o percentagem de área queimada?
		
	 
	d)27%
	
	c) 9%
	
	b) 18%
	
	e)42%
	
	a)36%

Outros materiais