Buscar

Benefícios do Comércio exterior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Benefícios do Comércio exterior
O comércio entre países pode trazer diversos benefícios sociais e econômicos, razão por que os governantes de todas as instâncias precisam estar conscientes e preparados para estimular as atividades produtivas a participarem do comércio exterior.
Benefícios para o consumidor: Terá maior acesso a maior diversidade de mercadorias, pois passarão a contar também com os produtos importados. Assim, melhoram suas chances de satisfazer seus desejos e suas necessidades, inclusive podendo dispor de produtos e serviços que melhor atendam suas expectativas quanto á qualidade e ao preço desejados.
Benefícios para as empresas: São vários os ganhos, entre eles estão:
Ampliação dos mercados consumidores, possibilitando, ás empresas exportadoras, ganhos de escala e aumentos de produtividade em suas atividades, gerando maior eficiência e competitividade em custos. 
Acesso a maior diversidade de fornecedores de insumos e matérias-primas, possibilitando a obtenção de melhores condições de comercialização (preço e qualidade), novas possibilidades de atividades econômicas (novos produtos e serviços) e maior confiabilidade na relação com fornecedores (formação de parcerias).
Acesso a novas tecnologias e a diferentes e melhores padrões de produção, que os incorporam na produção local, quer seja através de transferência tecnológica, do aproveitamento de mão-de-obra especializada local ou mesmo do desenvolvimento de fornecedores locais.
Benefícios para o país/governo: Uma nação que incrementa sucessivamente seu comércio exterior ganha em:
Ampliação do seu fluxo monetário, gerando crescimento e desenvolvimento. O fluxo monetário se caracteriza pela troca de mercadorias, pelas remessas de capital e de lucros, pelos investimentos produtivos internacionais ou mesmo pelos financiamentos concedidos por fontes internacionais. Com o desenvolvimento do país, todos ganham: Instituições, empresas, trabalhadores e consumidores.
Criação de novas alternativas de produção, concretizando atividades em determinados lugares, de modo que o processo completo se de com base no trabalho em diferentes países, permitindo, inclusive, a especialização de cada país por conta da divisão do trabalho. A especialização aumenta a produtividade, gerando benefícios para todos os agentes econômicos envolvidos.
Desenvolvimento de oportunidades de negócios vinculados ás peculiaridades de alguns países, tais como: a abundância ou a diversidade de recursos naturais; a qualificação de trabalhadores; e as vocações tradicionais, como turismo, entretenimento, comércio ou fabricação ou fabricação de produtos de alta tecnologia, etc.
 Ampliação do contato entre povos de diferentes etnias e culturas, desenvolvendo oportunidades e potenciais de negócios vinculados á diversidade cultural.

Outros materiais

Outros materiais