Buscar

Resumo Cap 2 tatuagem PSICOLOGIA SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Cap 2 tatuagem: Historia,sociedade e cultura.
Em janeiro de 1908 um escritor chamado João do rio, sobre suas series de crônicas, entre os capítulos está escrito sobre a tatuagem. Ele observava e escrevia sobre alguns personagens de rua, e percebeu alguns tipos de tatuagem que eram trazidos para os corpos das pessoas. Dividimos em três    categorias com seus significados diferentes: As dos turcos, negros meretrizes/pobres. 
Os turcos tinham mais preferência por figura de Santos e corações,
os negros, figuras Inexplicáveis, (sugere que seja coisas relacionadas a superstição) e a classe dos pobres, meretrizes, criminosos etc que não  é citado pelo autor porém ele fala das diversas formas que faziam suas tatuagens entre eles como : picada - Tendo 3 agulhas passada na graxa, tinta escura e fuligens. As de insição cuja tradição era vinda da áfrica entre outras.
A obra de João do Rio neste capitulo traz uma literatura forte e racional, porém para esta etapa é preciso um entendimento mais psicanalítico.
É muito importante que haja uma interpretação para os signos que vem das tatuagens. Foucalt diz que há uma linguagem dos signos trazendo a natureza de tudo o que nela há.
Desde antigamente o corpo é usado como forma de comunicação, trazendo informações, ate mesmo sobre culturas. Quando mais o tempo evolui, mais a sociedade tenta encaixar-se de acordo com o grupo.
Por isso se da tanta importância ao significado da tatuagem, tempos antigos ela carregava um sinal de crueldade, um verdadeiro signo de exclusão, fazendo separação entre criminosos, judeus, africanos entre outros. 
Ela não trouxe somente o titulo de "crueldade", porém em muitas culturas ( e até hoje em algumas) a tatuagem era e é usada como cultura, titulo de poder e força, é possível observar isso na cultura indígena.
Hoje na era moderna a tatuagem é feita através de agulha, método que utiliza uma tinta pigmentada e desenhos o que formara a tatuagem, Trazer essas expressões para o próprio corpo e tentar criar um novo vinculo, uma nova maneira de aceita-lo.
Com o tempo o consumo excessivo pela beleza e o corpo perfeito foi aumentando, e isso não e visto apenas por mulheres ricas, mais as donas de casas, os jovens, homens, pessoas de alta ou baixa, tendo a tecnologia mais perto, as buscas pela mudança acabam se tornando mais acessíveis e desejadas. Plásticas, ginásticas, musculação, pircing, e a tatuagens.
Leusa Araujo em seu livro Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo passa uma ideia em que o ser humano se vê no animal, repara toda sua pele, colorida, seus desenhos e cores e pensa que não pode viver simplesmente com uma pele lisa e sem cor, então por isso surgiu à ideia da tatuagem, misturas com pó, gordura, urucum, algo pontiagudo para que o desenho ficasse por baixo da pele e não saísse simplesmente, (indígenas).
De civilizações antigas, como no Egito a pratica da tatuagem e usada por uma mulher, egípcia, sarcedotisa da deusa do amor Hathor. Acredita-se que não era so ela quem praticava tal ato mais sim muito outras.
Em outra pesquisa retratada por France Borel, pesquisa especificadamente a tatuagem em alguns países, vemos a diferença de significado e o peso que delas vêm como: Na Polinésia, a tatuagem e vista como traço de classe social, no Taiti vista como traço de beleza, na Nova Zelândia, quem possui a tatuagem e somente aqueles cujo status e superior sendo ligada a algo sagrado.
Na população engradada carcerária, certas tatuagens são como um código, ela transmite uma mensagem para outro grupo, a dizer a qual pertence e também suas lideranças. 
Na pratica Crista e judaica a tatuagem e vista como um pecado, na própria bíblia a historia de Caim e Abel e a marca que Deus colocou em Caim, interpretado pelo religiosismo seria a “marca do pecado” colocado sobre sua testa, não podendo se repetir nos tempos atuais. Também Islamitas que segundo o ancorao (suas bíblia) diz que “A tatuagem e uma marca satânica que causa maldiçoes... O corpo deve ser imaculado para entrar na casa do Senhor...”
Segundo Ana Costa a tatuagem ela e como se fosse uma anotação, e quando passada no corpo traz historias de vida, ao passar aquela tinta com o desenho para seu corpo ele não esta simplesmente fazendo um a tatuagem, mas marcando sua vida em registros. 
Passada de geração em geração, cultura a cultura a tatuagem vem cada dia mais tomando um espaço definitivo para a sociedade, pois ela tem a capacidade de modificar um corpo e passar um significado. Esta pratica trouxe consigo o poder de fazer as pessoas pertencerem a um tipo de grupo, definirem suas características e formas de protesto. “O corpo e visto como uma escultura que precisa ser marcada”.

Outros materiais