Buscar

direito civil 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL V – SHEILA DA SILVA RAMALHO
SEMANA 14 
Caso Concreto (IX Exame OAB adaptada) 
Moema, brasileira, solteira, natural e residente em Fortaleza, no Ceara´, maior e capaz, conheceu Toma´s, brasileiro, solteiro, natural do Rio de Janeiro, tambe´m maior e capaz. Toma´s era um pro´spero empresa´rio que visitava o Ceara´ semanalmente para tratar de nego´cios, durante o ano de 2010. Desde enta~o passaram a namorar e Moema passou a frequentar todos os lugares com Toma´s que sempre a apresentou como sua namorada. Apo´s algum tempo, Moema engravidou de Toma´s. Este, ao receber a noti´cia, se recusou a reconhecer o filho, dizendo que o relacionamento estava acabado, que na~o queria ser pai naquele momento, raza~o pela qual na~o reconheceria a paternidade da crianc¸a e tampouco iria contribuir economicamente para o bom curso da gestac¸a~o e subsiste^ncia da crianc¸a, que deveria ser criada por Moema sozinha. Moema ficou desesperada com a reac¸a~o de Toma´s, pois quando da descoberta da gravidez estava desempregada e sem condic¸o~es de custear seu plano de sau´de e todas as despesas da gestac¸a~o que, conforme atestado por seu me´dico, era de risco. Como sua condic¸a~o financeira tambe´m na~o permitia custear as despesas necessa´rias para a sobrevive^ncia da futura crianc¸a, Moema decidiu procurar orientac¸a~o juri´dica. E´ certo que as fotografias, declarac¸o~es de amigos e alguns documentos fornecidos por Moema conferiam indi´cios suficientes da paternidade de Toma´s. Diante desses fatos, e cabendo a voce^ pleitear em jui´zo a tutela dos interesses de Moema como poderia ela garantir condic¸o~es financeiras de levar a termo sua gravidez e de assegurar que a futura crianc¸a, ao nascer, tenha condic¸o~es de sobrevida? Justifique (em no máximo dez linhas) sua resposta e nela destaque o que aconteceria com eventuais alimentos pagos se após o nascimento, feito o exame de DNA, restasse consta que Tomás não é o pai da criança. 
*RES: No caso concreto cabe pleitear ação de alimentos gravídicos. 
Quando a criança nascer ao fazer o exame de DNA deve-se converter a ação de alimentos gravídicos para alimentos para a criança, se o teste der negativo, o suposto pai deverá pedir a exoneração dos alimentos e ainda poderá pedir danos morais.
Questão objetiva 1 (IX Exame OAB) Henrique e Nata´lia, casados sob o regime de comunha~o parcial de bens, decidiram se divorciar apo´s 10 anos de unia~o conjugal. Do relacionamento nasceram Gabriela e Bruno, hoje, com 8 e 6 anos, respectivamente. Enquanto esteve casada, Nata´lia, apesar de ter curso superior completo, ser pessoa jovem e capaz para o trabalho, na~o exerceu atividade profissional para se dedicar integralmente aos cuidados da casa e dos filhos. Considerando a hipo´tese acima e as regras atinentes a` prestac¸a~o de alimentos, assinale a afirmativa correta.
 a. Uma vez homologado judicialmente o valor da prestac¸a~o alimenti´cia devida por Henrique em favor de seus filhos Gabriela e Bruno, no percentual de um sala´rio mi´nimo para cada um, ocorrendo a constituic¸a~o de nova fami´lia por parte de Henrique, automaticamente sera´ minorado o valor dos alimentos devido aos filhos do primeiro casamento. 
b. Henrique podera´ opor a impenhorabillidade de sua u´nica casa, por ser bem de fami´lia, na hipo´tese de ser acionado judicialmente para pagar de´bito alimentar atual aos seus filhos Gabriela e Bruno.
 *c. Nata´lia podera´ pleitear alimentos transito´rios e por prazo razoa´vel, se demonstrar sua dificuldade em ingressar no mercado de trabalho em raza~o do longo peri´odo que permaneceu afastada do desempenho de suas atividades profissionais para se dedicar integralmente aos cuidados do lar.
 d. Caso Nata´lia descubra, apo´s dois meses de separac¸a~o de fato, que espera um filho de Henrique, sera~o devidos alimentos gravi´dicos ate´ o nascimento da crianc¸a, pois apo´s este fato a obrigac¸a~o alimentar somente sera´ exigida em ac¸a~o judicial pro´pria. 
Questão objetiva 2 (XI Exame OAB) Fernanda, ma~e da menor Joana, celebrou um acordo na presenc¸a do Juiz de Direito para que Arnaldo, pai de Joana, pague, mensalmente, 20% (vinte por cento) de 01 (um) sala´rio mi´nimo a ti´tulo de alimentos para a menor. O Juiz homologou por sentenc¸a tal acordo, apesar de a necessidade de Joana ser maior do que a verba fixada, pois na~o existiam condic¸o~es materiais para a majorac¸a~o da pensa~o em face das possibilidades do devedor. Apo´s um me^s, Fernanda tomou conhecimento que Arnaldo trocou seu emprego por outro com sala´rio maior e procurou seu advogado para saber da possibilidade de rever o valor dos alimentos fixados em sentenc¸a transitada em julgado. Analisando o caso concreto, assinale a afirmativa correta. 
a. Na~o e´ possi´vel rever o valor dos alimentos fixados, pois o mesmo ja´ foi decidido em sentenc¸a com tra^nsito em julgado formal
 b. Na~o e´ possi´vel rever o valor dos alimentos fixados, pois o mesmo e´ fruto de acordo celebrado entre as partes e homologado por juiz de direito 
*c. E´ possi´vel rever o valor dos alimentos, pois no caso concreto houve mudanc¸a do bino^mio “necessidade x possibilidade”. 
d. E´ possi´vel rever o valor dos alimentos, pois o acordo celebrado entre as partes e homologado pelo juiz de direito esta´ abaixo do limite mi´nimo de 30% (trinta por cento) de 01 (um) sala´rio mi´nimo, fixado em lei, como mi´nimo indispensa´vel que uma pessoa deve receber de alimentos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes