Buscar

Trabalho de biofísica sobre o sistema circulatório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sobre o sistema circulatório
Conceitos de pressão sistólica e diastólica,preparo para o exame,aparelhos utilizados no mesmo e hipertensão
Pressão arterial é definida como ´´qualquer unidade de área da parede vascular sobre a qual o sangue exerce uma força.´´A unidade para medí-la é mmHg (milímetro de mercúrio).
 Ter uma pressão arterial estável,dentro do limite ou padrão é importante para manter uma adequada perfusão tecidual (volume de sangue que flui dos capilares para os tecidos irrigando-os) e não causar danos ao endotélio vascular (revestimento mais interno do vaso sanguíneo).
Ela pode ser modificada através de uma série de alterações morfofuncionais do organismo.
Fatores que influenciam nessa pressão:
 Fisiológicos:
- Débito cardíaco : Quantidade de sangue que o coração irá enjetar na sístole em um determinado tempo.Logo,quanto mais sangue ejetado,maior será a pressão.
- Resistência vascular : força exercida no sentido oposto ao movimento do fluxo sanguíneo e consequentemente,aumenta a pressão.
Físicos:
- Volemia:Volume total do sangue circulante
- Complacência arterial : propriedade da parede das artérias de variar sua forma quando ali existe a presença de alguma força.Se as artérias se tornam mais rígidas,por conta da idade por exemplo,na ateroesclerose,a comodação dessa pressão pelo conteúdo elástico vai ser menor e esta irá aumentar.
Dentro do ciclo cardíaco a sístole e a diástole não acontecem na mesma quantidade de tempo.
A pressão arterial,quando observada no ciclo cardíaco,é possível separá-la em dois:
- Pressão sistólica:Ocorre em uma unidade de tempo em relação à diástole. É a pressão mais alta exercida pelo sangue contra as paredes arteriais quando ocorre a contração ventricular.(P.S.)
Pressão diastólica – Ocorre em duas unidades de tempo em relação à sístole. Pressão mais baixa exercida pelo sangue contra a parede do vaso sanguíneo no relaxamento ventricular.(P.D.)
Sendo assim,para se acessar a pressão arterial média há uma fórmula P.S+2P.D/3 (multiplica por dois a pressão sistólica,soma-se à diastólica e divide isso por 3 )
Como medir a pressão arterial?
Os métodos para sua medição podem ser diretos (intra-arterial) ou indiretos,cujos valores são aproximados mas não comprometem a qualidade do exame,e são estes : auscutatório,esfigomomanômetro e estetoscópio.Há também aparelhos de pulso semi-automáticos,que são menos precisos e normalmente utilizados por profissionais com mais tempo de atuação.
Preparo para o exame:
- Não estar com a bexiga cheia
- Não ter realizado prática de exercícios físicos há no mínimo 60 minutos
- Não ter ingerido bebidas alcóolicas,café,alimentos ou ter fumado nos últimos 30 minutos.
Hipertensão:
Usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9 e esta se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.
Ela ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos. Pressão alta é uma doença "democrática". Ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas.
A Hipertensão é muito comum, acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinga em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves conseqüências podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.
Fontes : You tube,sulla.saúde,sociedade brasileira de hipertensão,medicina resumida e professor Rodrigo Storck
.Adaptação:Stephanie Sousa

Outros materiais